Como ganhar tempo sem devolver a bolsa?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
mnribau
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 16, 2020 2:08 pm
University/ Institute: ULisboa

Como ganhar tempo sem devolver a bolsa?

Mensagem por mnribau »

Olá,

Desde já obrigada por todas as perguntas/respostas do fórum. Têm sido uma excelente ajuda.
No entanto, ainda não consegui obter resposta a esta situação específica pelo que estou a partilhar, e pedir a vossa ajuda personalizada.
Sou bolseira de doutoramento de transição para o quarto ano de bolsa (renovo a 12 de dezembro de 2020 o contrato, pela terceira e última vez).
Eu e a minha orientadora damo-nos bastante bem, mas demorei imenso para encontrar uma metodologia que correspondesse aos meus objetivos. Acabei por avançar com uma metodologia que não me satisfazia até que, depois de me inscrever numa disciplina à parte, descobri e fiz click com um professor que desenvolve exatamente o que eu quero (e também fez click comigo). Quero reformular a metodologia e mudar de orientador - tudo bem para a minha orientadora e para ele, que se conhecessem - mas com tudo isto a bolsa está no fim.

A minha pergunta é, como posso ganhar tempo para desenvolver a tese dos meus sonhos, sem ter de devolver o dinheiro que já recebi da FCT?
O facto de explicar que quero mudar de metodologia e orientação, justifica alguma coisa? O tema da tese não se altera.
É possível existir algum regime especial?

Pensei em:

-Desistir da bolsa (ganhando os 3 anos que temos até entregar o comprovativo do grau à FCT, certo?) - Não me importo de perder os rendimentos da FCT, desde que seja possível.

-Renovar a bolsa (para isso tem de ser depois da mudança de orientador para ser ele a passar o parecer, não?) e ficar com os prazos horrivelmente apertados (se não entregar o relatório final da tese, até dois meses o prazo final da bolsa, tenho de devolver o dinheiro certo?)

-Supender a bolsa (Encontro-me de baixa neste momento, pelo que está suspensa. Mas a longo prazo quero resolver a questão. Parentalidade e Doença são os únicos motivos de supensão, ou podemos suspender por motivos de trabalho (tipo eu iniciar uma atividade remunerada que vai contra a exclusividade. Assim, depois da baixa passar, posso continuar com a bolsa suspensa)?

Agora que encontrei realmente o que quero, não vou desistir nem por nada. Pena não ter sido logo no início
Obrigada, obrigada, obrigada. Abraço para vocês

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Como ganhar tempo sem devolver a bolsa?

Mensagem por spca »

Olá.
Dados objectivos:
  • Após terminar a bolsa, tens 2 meses para entregar um relatório (Art 24 do Regulamento), que no caso de uma BD em que já tenhas tese, mesmo que ainda em versão preliminar (devia ser a situação "normal") pode ser a tese.
  • Após terminar a bolsa, tens 3 anos para concluir o grau (Art 27 do Regulamento) independentemente de a bolsa durar 3 ou 4 anos e de concluíres os trabalhos ou não.
Fonte: Regulamento de Bolsas FCT, https://dre.pt/application/conteudo/127238533
Artigo 24.º Relatório final de bolsa
1 — O bolseiro deve apresentar à entidade financiadora, até 60 dias úteis após o termo da bolsa, em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem as atividades desenvolvidas e resultados obtidos, incluindo as comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida, e respetivos endereços URL, acompanhado pelo parecer dos orientadores.
2 — A não observância do disposto no número anterior por facto imputável ao bolseiro implica o não cumprimento dos objetivos, nos termos previstos no presente Regulamento.

Artigo 27.º Não cumprimento dos objetivos
1 — O bolseiro que não atinja os objetivos estabelecidos no plano de trabalhos aprovado ou cuja bolsa seja cancelada em virtude de violação grave dos seus deveres, por causa que lhe seja imputável, pode ser obrigado, consoante as circunstâncias do caso concreto, a restituir a totalidade ou parte das importâncias que tiver recebido.
2 — No caso de bolsas diretamente financiadas pela FCT associadas à obtenção de grau académico, o bolseiro deve entregar o certificado que comprove a obtenção do grau respetivo, no prazo máximo de três anos após a cessação do contrato de bolsa.
3 — O não cumprimento do disposto no número anterior por facto imputável à instituição que confere o grau, ou aos orientadores e coorientadores associados à mesma, pode implicar a obrigação de devolução integral, à entidade financiadora, dos montantes recebidos a título de custos de formação, sem prejuízo de outras sanções previstas na lei, não podendo o bolseiro ser responsabilizado por motivos a que seja alheio.
Além do que está aqui escrito, creio que também há uma regra não escrita (?) de parte da FCT de que nas BD não se voltam a dar os anos de bolsa já pagos, ou seja, nem que concorresses a 1 nova bolsa e fosses seleccionada, não voltarás a receber os 3 anos que já te pagaram e só poderias receber mais 1 ano de bolsa.

Passando para as opiniões, talvez já tenhas considerado as seguintes possibilidades, mas para o caso de não o teres já feito, deixo a seguir:
  • Concluir o doutoramento que está quase terminado e depois fazeres um pós-doc na área que identifique como a dos teus sonhos. E até podes ir começando a pesquisar e a trabalhar nesse futuro pós-doc enquanto estás a acabar a tese; Possivelmente esta seria a solução mais "simples" embora exija que continues a trabalhar no actual doutoramento.
  • Se tens uma boa relação com a tua orientadora e ela até já sabe que gostavas de trabalhar outra área, e se há um mínimo de correspondência entre as duas áreas, não seria possível finalizares mais depressa o projecto actual e começares no último ano (e eventualmente mais alguns) com a outra pessoa como co-orientador - e na prática a ser o orientador do resto - e assim fazeres uma tese em 2 partes, aproveitando o que já fizeste para uma primeira parte e o novo trabalho para uma segunda parte da tua tese. Creio que isto seria bem mais pacífico quer para a FCT quer para a tua actual orientadora e se calhar até para esse novo orientador que com certeza não quer conflitos com a actual orientadora.
Votos de que tudo se resolva da melhor forma.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Quanto a suspensão, que eu saiba, a única possibilidade "escrita" de suspender a bolsa é mesmo maternidade e doença.
Em tempos a FCT aceitava suspensão da bolsa até 1 ano a pedido da pessoa (obviamente, não paga), depois deixou de aceitar, creio que entretanto já o voltou a aceitar, não sei como está a coisa neste momento, creio que terás de perguntar à FCT. Isso nunca esteve escrito nos regulamentos, creio, e depende apenas da política da FCT de cada momento.

Ainda quanto aos 3 anos, imagino que desde que os trabalhos de preparação da tese estejam em curso e o orientador o declare à FCT, esta dê mais tempo. O que eles querem é que as pessoas concluam os graus...

Boa sorte para a boa resolução da situação.

mnribau
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 16, 2020 2:08 pm
University/ Institute: ULisboa

Mensagem por mnribau »

Muito, muito obrigada. As respostas foram super úteis.
E a ideia de poder suspender a bolsa um ano, era ouro sobre azul.
Ando para aqui a refletir.

Obrigada mais uma vez.

Responder