Boa tarde,
Eu consegui bolsa de doutoramento da FCT este ano e quando me candidatei coloquei a data de inicio a 1/09/2020, no entanto agora estou numa bolsa de investigação até 05/2021. Posso alterar a data de inicio da bolsa de doutoramento para 06/2021 mantendo os 36 meses da bolsa? Se sim, como devo fazer? Para além disso depois de receber o resultado da bolsa de doutoramento, o que é necessário fazer? A FCT entra em contato connosco? Quando começamos a receber?
Obrigada.
Alteração da data de inicio da bolsa de doutoramento
-
- recém-chegado
- Registado: domingo out 04, 2020 1:29 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
-
- recém-chegado
- Registado: segunda ago 31, 2020 3:37 pm
- University/ Institute: CES UC / UAlg
Re: Alteração da data de inicio da bolsa de doutoramento
A data da candidatura é irrelevante. A data que importa e que é vinculativa é a do contrato que ainda irás assinar, depois da FCT o disponibilizar. Pois escolher iniciar a bolsa até 1 de agosto de 2021. Recomendo vivamente que escolhas 48 meses e não 36. Porquê? Porque podes terminar a bolsa de doutoramento quando quiseres, bastando para isso defender a tese. Mas nem sempre a FCT aceita que a bolsa ultrapasse os 36 meses. Recentemente, vários bolseiros que escolheram 3 anos e tentaram prorrogar a bolsa para o quarto ano viram o pedido recusado, provavelmente por razões orçamentais.
Portanto não tens nada a ganhar em escolher 36 em vez de 48 meses, mas podes perder muito se depois precisares de mais tempo e a FCT recusar o pedido.
Portanto não tens nada a ganhar em escolher 36 em vez de 48 meses, mas podes perder muito se depois precisares de mais tempo e a FCT recusar o pedido.
-
- recém-chegado
Obrigada.
Mas quando eu fiz a candidatura pedi 36 meses, ainda posso alterar para 48? O meu programa doutoral é de 3 anos e não 4, não tem problema?
Mas quando eu fiz a candidatura pedi 36 meses, ainda posso alterar para 48? O meu programa doutoral é de 3 anos e não 4, não tem problema?
-
- recém-chegado
O número de meses que contam são os que colocarás no contrato. O curso ser três anos é irrelevante. Há quem só tenha bolsa de doutoramento no último ano do curso, já com a tese quase pronta. Claro que nesses casos a utilidade será menor, mas é uma garantia de financiamento que permite que se invista durante uns anos na produção de artigos, que acaba por ser mais importante que ter o grau de doutor, que meramente permite concorrer a outro tipo de posições, mas que sem currículo científico (artigos à farta) não serão alcançáveis.
-
- recém-chegado
Claro, é sempre melhor ter mais do que menos.
Surgiu me agora outra dúvida em relação às propinas. Eu já me matriculei no doutoramento este ano letivo (2020/21), se eu só começar a bolsa de doutoramento da fct em 05/2021, até lá terei de pagar as propinas "do meu bolso"?
Obrigada mais uma vez.
Surgiu me agora outra dúvida em relação às propinas. Eu já me matriculei no doutoramento este ano letivo (2020/21), se eu só começar a bolsa de doutoramento da fct em 05/2021, até lá terei de pagar as propinas "do meu bolso"?
Obrigada mais uma vez.
Olá.jessicarafamg Escreveu: ↑domingo out 04, 2020 3:40 pmObrigada.
Não tenho a certeza que te deixem fazer esta alteração (passar de 36 para 48 meses), mas penso que não perdes nada em tentar, na pior das hipóteses recebes uma mensagem da FCT a dizer que não é possível e que tens de colocar o mesmo número de meses da candidatura.
Senão durante a bolsa podes tentar pedir essa alteração, enviando um parecer do orientador a apoiar essa alteração. Se deixam ou não, dependerá das políticas da FCT nessa altura, uma vez que creio que até agora nunca esteve explícito nos regulamentos - já houve alturas em que não levantavam problemas, outras em que não deixavam prolongar para além do pedido aquando da candidatura. Neste momento parecem estar a deixar prolongar desde que com justificação / apoio do orientador.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
Até ao início do verão foi assim. Depois alguns bolseiros reportaram que a FCT rejeito categoricamente o pedido invocando que o contrato é para cumprir.spca Escreveu: ↑domingo out 04, 2020 5:18 pmNeste momento parecem estar a deixar prolongar desde que com justificação / apoio do orientador.jessicarafamg Escreveu: ↑domingo out 04, 2020 3:40 pmObrigada.