Alteração da data de inicio da bolsa de doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
jessicarafamg
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo out 04, 2020 1:29 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Alteração da data de inicio da bolsa de doutoramento

Mensagem por jessicarafamg »

Boa tarde,

Eu consegui bolsa de doutoramento da FCT este ano e quando me candidatei coloquei a data de inicio a 1/09/2020, no entanto agora estou numa bolsa de investigação até 05/2021. Posso alterar a data de inicio da bolsa de doutoramento para 06/2021 mantendo os 36 meses da bolsa? Se sim, como devo fazer? Para além disso depois de receber o resultado da bolsa de doutoramento, o que é necessário fazer? A FCT entra em contato connosco? Quando começamos a receber?

Obrigada.

JAGuerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 31, 2020 3:37 pm
University/ Institute: CES UC / UAlg

Re: Alteração da data de inicio da bolsa de doutoramento

Mensagem por JAGuerreiro »

A data da candidatura é irrelevante. A data que importa e que é vinculativa é a do contrato que ainda irás assinar, depois da FCT o disponibilizar. Pois escolher iniciar a bolsa até 1 de agosto de 2021. Recomendo vivamente que escolhas 48 meses e não 36. Porquê? Porque podes terminar a bolsa de doutoramento quando quiseres, bastando para isso defender a tese. Mas nem sempre a FCT aceita que a bolsa ultrapasse os 36 meses. Recentemente, vários bolseiros que escolheram 3 anos e tentaram prorrogar a bolsa para o quarto ano viram o pedido recusado, provavelmente por razões orçamentais.

Portanto não tens nada a ganhar em escolher 36 em vez de 48 meses, mas podes perder muito se depois precisares de mais tempo e a FCT recusar o pedido.

jessicarafamg
recém-chegado
recém-chegado

Obrigada.

Mas quando eu fiz a candidatura pedi 36 meses, ainda posso alterar para 48? O meu programa doutoral é de 3 anos e não 4, não tem problema?

JAGuerreiro
recém-chegado
recém-chegado

O número de meses que contam são os que colocarás no contrato. O curso ser três anos é irrelevante. Há quem só tenha bolsa de doutoramento no último ano do curso, já com a tese quase pronta. Claro que nesses casos a utilidade será menor, mas é uma garantia de financiamento que permite que se invista durante uns anos na produção de artigos, que acaba por ser mais importante que ter o grau de doutor, que meramente permite concorrer a outro tipo de posições, mas que sem currículo científico (artigos à farta) não serão alcançáveis.

jessicarafamg
recém-chegado
recém-chegado

Claro, é sempre melhor ter mais do que menos.

Surgiu me agora outra dúvida em relação às propinas. Eu já me matriculei no doutoramento este ano letivo (2020/21), se eu só começar a bolsa de doutoramento da fct em 05/2021, até lá terei de pagar as propinas "do meu bolso"?

Obrigada mais uma vez.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

jessicarafamg Escreveu:
domingo out 04, 2020 3:40 pm
Obrigada.

Mas quando eu fiz a candidatura pedi 36 meses, ainda posso alterar para 48? O meu programa doutoral é de 3 anos e não 4, não tem problema?
Olá.
Não tenho a certeza que te deixem fazer esta alteração (passar de 36 para 48 meses), mas penso que não perdes nada em tentar, na pior das hipóteses recebes uma mensagem da FCT a dizer que não é possível e que tens de colocar o mesmo número de meses da candidatura.
Senão durante a bolsa podes tentar pedir essa alteração, enviando um parecer do orientador a apoiar essa alteração. Se deixam ou não, dependerá das políticas da FCT nessa altura, uma vez que creio que até agora nunca esteve explícito nos regulamentos - já houve alturas em que não levantavam problemas, outras em que não deixavam prolongar para além do pedido aquando da candidatura. Neste momento parecem estar a deixar prolongar desde que com justificação / apoio do orientador.

Boa sorte.

JAGuerreiro
recém-chegado
recém-chegado

spca Escreveu:
domingo out 04, 2020 5:18 pm
jessicarafamg Escreveu:
domingo out 04, 2020 3:40 pm
Obrigada.

Neste momento parecem estar a deixar prolongar desde que com justificação / apoio do orientador.
Até ao início do verão foi assim. Depois alguns bolseiros reportaram que a FCT rejeito categoricamente o pedido invocando que o contrato é para cumprir.

Responder