Tese Plágio ou não

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
joana1234
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Tese Plágio ou não

Mensagem por joana1234 »

Boa tarde,

Por vezes é comum os alunos de doutoramento terem alunos de mestrado a ajudarem na sua tese e ajuda essa que também irá servir como tese de mestrado.

Pode ser considerado plágio se na tese de doutoramento aparecerem dados/artigos iguais aos das teses de mestrado já defendidas?

Já agora como se deve fazer para incluir artigos já publicados nas teses sem haver problemas com os direitos de autor, uma vez que quando publicamos estamos a ceder os direitos de autor à revista.

Muito obrigada.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Tese Plágio ou não

Mensagem por spca »

Olá.
Penso que deves ler os regulamentos e "guides for authors" concretos da tua universidade e das revistas envolvidas.
A mim parece-me que se és co-autora do artigo não será plágio mas mais uma vez penso que deves ver com atenção o regulamento da tua universidade e eventualmente aconselhares-te com pessoas mais "seniors" do teu local de trabalho. Também podes procurar mudar um pouco o texto por exemplo explicando melhor as coisas, ou focando-te na parte do artigo onde estás mais envolvida.
Penso que de uma forma geral as revistas pressupõem e permitem que os trabalhos que publicam sejam utilizados em teses, antes ou depois da publicação. Se é preciso mais do que simplesmente referires o artigo na tese como referência e na lista de artigos que resultaram da tese que possivelmente terás de entregar com a tese, creio que isso deve vir referido explicitamente no regulamento da universidade e/ou faculdade para teses, e os teus colegas mais "seniors" saberão. Ou se a revista não permite o uso na tese (acho improvável) isso deve vir na "guide for authors".
Boa sorte.

joana1234
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Tese Plágio ou não

Mensagem por joana1234 »

Boa tarde.
Obrigada pela tua resposta. Em relação à universidade do Porto não consigo encontrar qualquer informação sobre o assunto. O que me foi dito pelo meu orientador é que não haverá qualquer problema uma vez que sou co-autora e/ou primeira autora dos artigos/resultados partilhados com as teses de mestrado já defendidas. No entanto fico sempre com receio.

Obrigada.

Responder