Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
rfsa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 07, 2018 2:23 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por rfsa »

el_Bosco Escreveu:Não, isso não acontece assim. Quem está acima da linha de corte é GARANTIDO que terá bolsa se cumprir todos os requisitos dos papeis. Não conheço nenhum caso em que tal não tenha acontecido.

A linha de corte não é definida à priori. Tanto quanto sei, o número de bolsas é definido por painel (por indicação politica, penso eu) e a linha de corte é definida pelo valor da ultima bolsa concedida. A linha de corte só se mexe se houver em fase de audiência prévia ou recurso uma mudança na pontuação de alguém que o atire para cima da linha de corte. Se tal acontecer, quem ficar de baixo dele continua a ter bolsa.

Por isso é que é completamente escusado (e inédito...eheh) terem-vos concedido bolsa e vocês irem recorrer.

Bom, se é garantido, então não faz qualquer sentido recorrer e naturalmente que não tenho o mínimo interesse em fazê-lo!
O mail que nos enviaram é que torna essa questão ambígua porque não põe as coisas nesses termos. Só diz que após as audiências prévias quem tinha bolsa pode passar a não ter.

investigador
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 07, 2018 3:21 pm

Mensagem por investigador »

NÃO RECORRAM! Irão levantar caixas de pandora, além de que quem decide não está para se chatear e quer é descanso.

Ao pedirem recurso, o mais provável que vos poderá acontecer é subirem naquilo que justificadamente alegam estar mal pontuado, mas depois sujeitam-se a ver todos os outros itens reformulados e com contagens inferiores ao que têm actualmente. Já aconteceu a uma pessoa amiga. Aliás, mesmo nos recursos, é hábito fazerem isso. Sobem no sítio onde se declara ter havido erro, e depois descem nos outros. Assim não se chateiam muito depois com a reordenação das candidaturas.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Há cinco anos, como houve muitas reclamações nos media devido ao número baixo de bolsas, eles acabaram por dar mais bolsas e baixar a linha de corte nesse concurso.

Como já havia pessoas que tinham reclamado em audiência prévia e que foram aprovadas devido a este ajuste. Tinham um texto na sua ficha de avaliação a dizer que as reclamações foram ignoradas porque a sua candidatura tinha sido aprovada.

Não percebo porque é querem reclamar se já tem a bolsa de doutoramento só estão a fazer perder tempo as pessoas, que depois não levam a sério outras reclamações que pode ser consideradas mais pertinentes.

art_uc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 07, 2018 7:48 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por art_uc »

Olá a todos,

No meu caso fiquei mesmo abaixo da linha de corte por 0.002 (duas milésimas). Devo ter batido algum recorde.

Adiante. Estou a pensar em recorrer agora nesta fase onde podemos enviar observações. Pergunto se alguém já passou por situação semelhante ou se conhece alguém que tenha passado e se adianta alguma coisa.

Obrigado.

bento
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 25, 2018 10:31 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por bento »

Caros,
No meu caso tenho uma dúvida referente à conversão dos valores de minha graduação (de 0 a 10 valores) para a escala portuguesa. No momento de lacrar a candidatura não entreguei o meu diploma com a conversão já aplicada e neste caso, foi admitida pela equipa de avaliação um valor inferior à nota caso tivesse realizado a conversão. Como resolver esta questão da maneira mais rápida para assim recorrer a uma possível reavaliação dos valores? Posso ir a uma universidade (por exemplo, à instituição de ensino que realizei o meu mestrado) e fazer este cálculo?

Ps: Encontro-me no Porto.

Obrigada!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

bento Escreveu:Caros,
No meu caso tenho uma dúvida referente à conversão dos valores de minha graduação (de 0 a 10 valores) para a escala portuguesa. No momento de lacrar a candidatura não entreguei o meu diploma com a conversão já aplicada e neste caso, foi admitida pela equipa de avaliação um valor inferior à nota caso tivesse realizado a conversão. Como resolver esta questão da maneira mais rápida para assim recorrer a uma possível reavaliação dos valores? Posso ir a uma universidade (por exemplo, à instituição de ensino que realizei o meu mestrado) e fazer este cálculo?
Em principio terás mesmo que pedir a acreditação do diploma numa universidade portuguesa, mas este tópico não é o mais aconselhado para procurares respostas.
art_uc Escreveu:No meu caso fiquei mesmo abaixo da linha de corte por 0.002 (duas milésimas). Devo ter batido algum recorde.

Adiante. Estou a pensar em recorrer agora nesta fase onde podemos enviar observações. Pergunto se alguém já passou por situação semelhante ou se conhece alguém que tenha passado e se adianta alguma coisa.
Olha que houve gente que já a falhou por 0.001...

Só vale a pena recorrer na fase de audiências previas no caso de se ter verificar um erro processual na tua candidatura, i.e., se nao tiverem tido em conta algum documento ou se tiveres detectado erros na contabilização da avaliação. No recurso é que podes efectivamente rebater questões de âmbito cientifico já que, ao contrário das audiências prévias, a reclamação vai ser avaliada cientificamente.

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por notsoedgy »

Para quem não ganhou por milésimas, tentem recorrer. O ano passado no meu painel atribuíram mais 2 bolsas. No recurso os candidatos basearam-se numa comparação de CVs num caso, e no outro justificou porque achava que o mérito das condições de acolhimento eram melhores que o que foi atribuído. Em ambos os casos deram razão, tenho num o CV passado de 3,2 para 3,8 o que aumentou logo bastante. Se tiverem por onde justificar, especialmente em termos comparativos, façam-no de forma argumentada, clara, bem escrita e ponderada. Boa sorte!

toni.macieira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 02, 2018 10:53 am
University/ Institute: MIT

Mensagem por toni.macieira »

Antes do envio de documentos, não é necessário dar conhecimento se pretendemos aceitar a bolsa ou não?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por el_Bosco »

toni.macieira Escreveu:Antes do envio de documentos, não é necessário dar conhecimento se pretendemos aceitar a bolsa ou não?
Não... não é.

atfneves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 26, 2018 10:19 am

Mensagem por atfneves »

Existe algum documento base para as declarações de aceitação dos orientadores e das instituições de acolhimento? :)

Obrigada!

toni.macieira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 02, 2018 10:53 am
University/ Institute: MIT

Mensagem por toni.macieira »

atfneves Escreveu:Existe algum documento base para as declarações de aceitação dos orientadores e das instituições de acolhimento? :)

Obrigada!
Dos orientadores é necessário? A mim só me aparece a pedir da instituição de acolhimento....

Ângela Oliveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 30, 2018 2:56 pm
University/ Institute: i3s

Mensagem por Ângela Oliveira »

toni.macieira Escreveu:
atfneves Escreveu:Existe algum documento base para as declarações de aceitação dos orientadores e das instituições de acolhimento? :)

Obrigada!
Dos orientadores é necessário? A mim só me aparece a pedir da instituição de acolhimento....
Parece que a FCT está a atualizar a lista de documentos, pois até há pouco só me pediam 6 documentos, e agora já pedem 10 documentos.

mleitao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta abr 13, 2016 4:55 pm
University/ Institute: Universidade de Evora

Mensagem por mleitao »

notsoedgy Escreveu:Para quem não ganhou por milésimas, tentem recorrer. O ano passado no meu painel atribuíram mais 2 bolsas. No recurso os candidatos basearam-se numa comparação de CVs num caso, e no outro justificou porque achava que o mérito das condições de acolhimento eram melhores que o que foi atribuído. Em ambos os casos deram razão, tenho num o CV passado de 3,2 para 3,8 o que aumentou logo bastante. Se tiverem por onde justificar, especialmente em termos comparativos, façam-no de forma argumentada, clara, bem escrita e ponderada. Boa sorte!
Boa tarde
Fiquei a 3 décimas do último candidato a quem foi atribuída bolsa. Sei que pelo menos duas pessoas classificadas com bolsa, não vão usufruir da mesma. Havendo desistências, avançam os outros candidatos a seguir na lista para atribuição das mesmas?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por el_Bosco »

Deve ter querido dizer 3 centésimas ou milésimas. 3 décimas ainda é muita diferença.

De qualquer forma, tenho quase a certeza que não serás chamado. Isso não funciona assim. Como disse atrás, a linha de corte não se mexe.

pedromenezes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 12, 2018 3:42 pm

Mensagem por pedromenezes »

a título de esclarecimento: tudo o que os aprovados no último concurso de BD precisam fazer agora é enviar para a FCT, dentro de um prazo de seis meses, os documentos listados no FCT-SIG via internet? Não é necessária nenhuma outra ação, nenhum contato com a FCT, nenhuma confirmação de que se aceitará a bolsa, é isso? Algum aprovado fez alguma coisa desde que o resultado do concurso foi anunciado? Desde já obrigado.

paulocosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 02, 2018 12:23 pm
University/ Institute: CENTRO

Mensagem por paulocosta »

pedromenezes Escreveu:a título de esclarecimento: tudo o que os aprovados no último concurso de BD precisam fazer agora é enviar para a FCT, dentro de um prazo de seis meses, os documentos listados no FCT-SIG via internet? Não é necessária nenhuma outra ação, nenhum contato com a FCT, nenhuma confirmação de que se aceitará a bolsa, é isso? Algum aprovado fez alguma coisa desde que o resultado do concurso foi anunciado? Desde já obrigado.
Olá Pedro,
Apenas preenchi os campos em falta e submeti todos os documentos pedidos.
Depois de estar tudo regularizado, dado que pode ser necessário esclarecer algum pormenor, a FCT envia-te por e-mail o contracto.

Imprimes e assinas dois exemplares, que deveras enviar por correio (registado) para a morada que te será indicada. Depois é esperar.

Abraço

pedromenezes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 12, 2018 3:42 pm

Mensagem por pedromenezes »

paulocosta Escreveu:
pedromenezes Escreveu:a título de esclarecimento: tudo o que os aprovados no último concurso de BD precisam fazer agora é enviar para a FCT, dentro de um prazo de seis meses, os documentos listados no FCT-SIG via internet? Não é necessária nenhuma outra ação, nenhum contato com a FCT, nenhuma confirmação de que se aceitará a bolsa, é isso? Algum aprovado fez alguma coisa desde que o resultado do concurso foi anunciado? Desde já obrigado.
Olá Pedro,
Depois de estar tudo regularizado, dado que pode ser necessário esclarecer algum pormenor, a FCT envia-te por e-mail o contracto.

Imprimes e assinas dois exemplares, que deveras enviar por correio (registado) para a morada que te será indicada. Depois é esperar.

Abraço

Mas o prazo para submeter esses documentos é de 6 meses, correto?

paulocosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 02, 2018 12:23 pm
University/ Institute: CENTRO

Mensagem por paulocosta »

pedromenezes Escreveu:
paulocosta Escreveu:
Olá Pedro,

Abraço

Mas o prazo para submeter esses documentos é de 6 meses, correto?
Correcto

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm

Mensagem por notsoedgy »

mleitao Escreveu:
notsoedgy Escreveu:Para quem não ganhou por milésimas, tentem recorrer. O ano passado no meu painel atribuíram mais 2 bolsas. No recurso os candidatos basearam-se numa comparação de CVs num caso, e no outro justificou porque achava que o mérito das condições de acolhimento eram melhores que o que foi atribuído. Em ambos os casos deram razão, tenho num o CV passado de 3,2 para 3,8 o que aumentou logo bastante. Se tiverem por onde justificar, especialmente em termos comparativos, façam-no de forma argumentada, clara, bem escrita e ponderada. Boa sorte!
Boa tarde
Fiquei a 3 décimas do último candidato a quem foi atribuída bolsa. Sei que pelo menos duas pessoas classificadas com bolsa, não vão usufruir da mesma. Havendo desistências, avançam os outros candidatos a seguir na lista para atribuição das mesmas?
Mas ficaste logo abaixo da linha de corte? Recorre, tenta fazê-lo por comparações e por onde conseguires! Pode ser que com essas desistências até ajude depois. Como eu disse, o ano passado 2 pessoas conseguiram com o recurso e ficaram acima de várias pessoas que estavam nos últimos lugares.

mleitao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta abr 13, 2016 4:55 pm
University/ Institute: Universidade de Evora

Mensagem por mleitao »

notsoedgy Escreveu:
mleitao Escreveu:
Boa tarde
Mas ficaste logo abaixo da linha de corte? Recorre, tenta fazê-lo por comparações e por onde conseguires! Pode ser que com essas desistências até ajude depois. Como eu disse, o ano passado 2 pessoas conseguiram com o recurso e ficaram acima de várias pessoas que estavam nos últimos lugares.
Sim, fiquei logo abaixo da linha de corte com 3 centésimas de diferença do último candidato admitido a bolsa. A minha classificação foi de 4,310 e a do último candidato foi 4,313.

Responder