Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
pedromenezes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 12, 2018 3:42 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Candidaturas individuais Doutoramento 2018

Mensagem por pedromenezes »

nesse caso acho que teremos mais um longo fim de semana de ansiedade pela frente

Joao_Cardoso
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 06, 2017 12:45 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por Joao_Cardoso »

anastvs Escreveu:O ano passado o site ficou em manutenç. dia 18 e os resultados sairam dia 19, mas acho que a manutenç. de ontem foi no sentido de proteger os dados
Concordo plenamente, daí os links estarem todos bloqueados agora. Só para Agosto.

Janisept
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jun 23, 2018 5:19 pm

Mensagem por Janisept »

Joao_Cardoso Escreveu:
anastvs Escreveu:O ano passado o site ficou em manutenç. dia 18 e os resultados sairam dia 19, mas acho que a manutenç. de ontem foi no sentido de proteger os dados
Concordo plenamente, daí os links estarem todos bloqueados agora. Só para Agosto.
Nem há possibilidades para dia 30/31 de julho? :shock:

paulocosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 02, 2018 12:23 pm
University/ Institute: CENTRO

Mensagem por paulocosta »

Janisept Escreveu:
Joao_Cardoso Escreveu:
Nem há possibilidades para dia 30/31 de julho? :shock:
Acho que não vale a pena continuar a questionar se sai dia x, y ou z.
Devemos saber todos o mesmo - nada.

Eu entendo que seja complicado esperar tanto tempo para tomar decisões complexas, mas até dia 7(?) de Agosto a FCT está dentro dos 90 dias úteis publicitados. Até lá, aguardamos.

Abraço a todos

mmff
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2018 2:36 pm
University/ Institute: n/a

Mensagem por mmff »

Bom dia,

Nenhuma novidade sobre a saída dos resultados?

Boa sorte a todos!

mleitao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta abr 13, 2016 4:55 pm
University/ Institute: Universidade de Evora

Mensagem por mleitao »

Até a esta hora, nada de novo. A FCT tem-se remetido ao silêncio, pois já questionei por diversas vezes se havia alguma data definida para divulgação dos resultados e nem uma resposta obtive. Quem é trabalhador e necessita de requerer a equiparação a bolseiro, tem de o saber atempadamente para iniciar o processo. Temos de esperar serenamente.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Isto acontece todos os anos, há já mais de 15 anos. Tenham calma!

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 25, 2018 11:19 pm

Mensagem por notsoedgy »

É que esperar serenamente não é fácil. Maioritariamente os planos são para começar a 1 de Setembro, e sem saber nada a um mês é uma chatice porque não dá para preparar as coisas como deve ser. Só para dar um exemplo prático é o meu caso em que preciso de saber se vou ou não mudar de casa e se sim tenho de encontrar rapidamente porque em Setembro já está tudo alugado. E parece que para o CEEC a promessa de publicarem resultados durante Julho foi-se e já vai para Setembro.

paulocosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 02, 2018 12:23 pm
University/ Institute: CENTRO

Mensagem por paulocosta »

notsoedgy Escreveu:É que esperar serenamente não é fácil. Maioritariamente os planos são para começar a 1 de Setembro, e sem saber nada a um mês é uma chatice porque não dá para preparar as coisas como deve ser. Só para dar um exemplo prático é o meu caso em que preciso de saber se vou ou não mudar de casa e se sim tenho de encontrar rapidamente porque em Setembro já está tudo alugado. E parece que para o CEEC a promessa de publicarem resultados durante Julho foi-se e já vai para Setembro.
Acho que todos se identificam com a tua necessidade em ter informação para reestruturar a sua vida em conformidade. Mas não se pode apontar o dedo à FCT quando os 90 dias úteis só terminam nos primeiros dias de agosto. A FCT está dentro do prazo, custe ou não, e todos os que leram o regulamento deviam ter colocado a hipótese dos resultados saírem perto desses 90 dias úteis (ainda para mais dado o seu historial).

Um abraço

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por notsoedgy »

Nós sabemos que o prazo vai até à primeira semana de Agosto, vai-se ver se vai ser cumprido. O ano passado publicaram os resultados com pressa para limparem um bocado a imagem que têm de atrasar tudo, este ano não me admira que voltem aos velhos costumes. As falsas promessas sobre o CEEC já mostram muito.

Nousername
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 31, 2018 3:57 pm
University/ Institute: Norte

Mensagem por Nousername »

Colegas,
Sei de fonte segura que os resultados não sairão antes de Setembro. O relatório que permite estabelecer as prioridades e a linha de corte está longe de ficar concluído. Embora todas as avaliações estejam lacradas, a inovação da FCT deste ano (uma desculpa para cortar ainda mais bolsas em áreas que não a saúde e as tecnologia) acabou por atrasar a saída dos resultados.
Aproveitem o Agosto e não tomem nada por garantido, só porque viram a ficha de avaliação. Ninguém sabe as prioridades que a comissão vai estabelecer e, portanto, o nr de bolsas a atribuir por área.

Nousername
recém-chegado
recém-chegado

Colegas,
Sei de fonte segura que os resultados não sairão antes de Setembro. O relatório que permite estabelecer as prioridades e a linha de corte está longe de ficar concluído. Embora todas as avaliações estejam lacradas, a inovação da FCT deste ano (uma desculpa para cortar ainda mais bolsas em áreas que não a saúde e as tecnologia) acabou por atrasar a saída dos resultados.
Aproveitem o Agosto e não tomem nada por garantido, só porque viram a ficha de avaliação. Ninguém sabe as prioridades que a comissão vai estabelecer e, portanto, o nr de bolsas a atribuir por área.

Joao_Cardoso
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 06, 2017 12:45 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por Joao_Cardoso »

In Bird culture that is considered a dick move.

Voltamos a um cenário idêntico de atraso como em 2016 portanto, ano sim, ano não.

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por notsoedgy »

Pois. 90 dias úteis uma ova. Ainda por cima têm andado a dizer a quem questiona que prevêem dentro dos 90 dias úteis sabendo que não é verdade.

LPCo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 31, 2018 4:20 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por LPCo »

Se isso acontecer, será uma vergonha. Que razões poderão dar para ultrapassar um prazo de 90 dias úteis? A comunicação social vai cair-lhes novamente em cima...

pedromenezes
recém-chegado
recém-chegado

Essa fonte é segura mesmo? Temos boas razões para acreditar nisso? Perdão, mas é tanta desinformação e para muitos aqui há tanta coisa em jogo. Essas informações cruzadas nos enlouquecem e eu só queria saber se posso acreditar em algo do que leio.

notsoedgy
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por notsoedgy »

Nousername Escreveu:Colegas,
O problema é que já houve tantas pessoas a dizerem isto e aquilo por fonte segura que já não dá para saber nada. Mas se isso é verdade a FCT vai ultrapassar largamente o prazo escrito no regulamento. Sinceramente.

Nousername
recém-chegado
recém-chegado

pedromenezes Escreveu:Essa fonte é segura mesmo? Temos boas razões para acreditar nisso? Perdão, mas é tanta desinformação e para muitos aqui há tanta coisa em jogo. Essas informações cruzadas nos enlouquecem e eu só queria saber se posso acreditar em algo do que leio.
Dados oficiais e verificados:
É segura, sim, mas não posso apresentar publicamente a fundamentação da sua segurança. Não obstante, como poderão ver nos concursos anteriores, a FCT utiliza recorrentemente o prazo adicional de 90 dias, decorridos os primeiros 90. Façam as contas! É um expediente legal e previsto que acautela os concursos de especial complexidade. Está no CPC. Não quer dizer que demore 180 dias. Será bem mais breve, se tudo correr bem. Todos os anos é a mesma coisa. Penso que este ano o atraso se deve exclusivamente à nova comissão, pois os painéis terminaram os trabalhos a tempo.

Uma opinião própria em relação ao atraso recorrente:
Por outro lado, pensem que a FCT é pública e que, portanto, excepção feita aos painéis de avaliação, estará mal organizada, com funcionários insuficientes, cheia de burocracias e de gente contrariada e mal-paga. Essas pessoas terão de verificar todas as propostas submetidas, autenticar os documentos e os dados que delas constarem, verificar a sua elegibilidade e tratar dos procedimentos relativos à admissão ou não-admissão das mesmas. Não deve ser fácil, e não devem ser poucas as propostas submetidas. Além disso, algo me diz que não devem ter competência para perceber a complexidade das propostas e das dúvidas que devem receber todos os dias. Estou a adivinhar no que concerne às tarefas, mas não devo estar longe da verdade. Trata-se de bom-senso. Há tb mais concursos a decorrer em simultâneo e em diferentes fases, como se pode ver no sítio da FCT.

Não defendo a FCT, mas não vale a pena esperar milagres da função pública. Olhem para o estado das universidades... É típico de Portugal: quer ser moderno e adoptar medidas europeias de apoio à investigação justificada e apropriada ao desenvolvimento e às carências do país, mas acaba por fazer tudo em cima do joelho, piorando o que já era mau ou o que já estava bom. Por cá, é sempre pior a emenda do que o soneto.

Evitem tomar decisões irreversíveis antes de Setembro, aguardando pelo menos até à 2ª semana.

Abraço, e boa sorte.

pedromenezes
recém-chegado
recém-chegado

e a fct não nos informará sobre esse atraso? porque o atraso da CEEC foi devidamente avisado aos concorrentes.

p.duarte
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 24, 2018 9:31 am
University/ Institute: P.Porto

Mensagem por p.duarte »

Bom dia a todos e todas,

Só em jeito de desabafo, o que penso que mais enerva os candidatos não é o cumprimento (ou não) do que é estabelecido pelo regulamento, e as implicações juridico-normativas associadas.
Reconhecendo que eu estou numa situação mais confortável, uma vez que quer tenha bolsa quer não tenha bolsa continuo com ordenado ao fim do mês, creio que a falta de respeito que a FCT (enquanto organização pública) evidencia para com os seus cidadãos é desmensurada.
Atrasar a saída dos resultados (provisórios, porque depois pode haver ligeiras alterações) para setembro é alterar completamente a vida de centenas de portugueses que terão o verão, enquanto período de férias, na incerteza de como será o seu futuro próximo.

Neste sentido, creio que o que enerva todos nós é a falta de respeito, nossa enquanto indivíduos que fazem ou procuram fazer investigação, e nossa enquanto comunidade continuamente desvalorizada pela própria FCT.
É a incerteza constante de quem pode vir a necessitar de mudar de habitação (há quem tenha concorrido para bolsas no estrangeiro), mas não sabe muito bem como conseguirá organizar o seu quotidiano.
É a falta de sentido que faz, uma vez que muitos dos candidatos organizaram o seu plano de estudos de acordo com o ano letivo, e ao sair em setembro dificilmente se conseguirá acompanhar essa cronologia.
É a incoerência nos critérios, pois sabemos bem como esta organização lida com qualquer tipo de atraso dos candidatos, mas não tem problema algum em adiar indefinitivamente (hiperbolizando) a saída dos resultados.
É a constante ineficácia, sobranceria e prepotência da FCT que constantemente se revela uma organização que necessita de uma urgente reforma.
É a ousadia com que a FCT faz isso, de modo completamente escuro, sem qualquer informação ou transparência, sem informar os interessados e toda a comunidade, que muito se afasta dos processos associados a uma sociedade democrática.

Mais uma vez, é só em jeito de desabafo.

Boa sorte a todos/todas (independentemente de quando saírem os resultados)

Responder