Deve depender de cada universidade mas a minha de doutoramento não cobrava juros. Aliás, já sabiam que a FCT demorava a pagar, mas na altura também pagava por defeito o valor máximo (2750) quando o valor da propina era 1000, por isso não reclamava... No caso da minha bolsa de mestrado (sim, tive no último ano de concursos de mestrado), eu já tinha pago a propina e quando a FCT pagou - dois anos depois, literalmente - a Universidade devolveu-me o valor.
A documentação para a renovação está no site, o parecer do orientador, relatório etc. O importante é veres isso e mandares sempre antes desses 60 dias, porque a FCT agora passou a não renovar sem essa antecedência, sem ter clarificado para toda a gente que esse prazo é imperativo (antes era 'indicativo').
mikew Escreveu:Data de início da bolsa: 01/Set/2017
Data recebimento do contrato e envio para FCT assinado: 22/Jan/2018
Ainda não recebi a minha via assinada nem o primeiro pagamento.
Questões:
- Alguém recebeu o pagamento nesta segunda-feira (dia 12/Fev)?
- As propinas vencidas após a data do início da bolsa são pagas diretamente para a Univ. pela FCT, inclusive os juros?
- Percebi que o pedido de renovação da bolsa deve ocorrer até a data do "aniversário" da bolsa (até 60 dias antes do aniversário). Qual a documentação solicitada para a renovação?
Cumprimentos,
Mike