Pidsa Escreveu:Boa tarde a todos,
Sabendo que os contratos estão a "andar", tenho uma questão relativa ao Seguro Social Voluntário, a FCT paga o valor referente ao 1º escalão, pelo que li, mas como funciona? Temos de ser nós a ir à segurança social, fazer a inscrição e pagamento e depois enviar o recibo para a FCT? De acordo com a BD nós estaremos no 3º escalão, quanto iremos pagar?
Alguém me consegue esclarecer? Desde já agradeço.
Olá.
Sim, terás de ser tua a ir à Segurança Social (com a declaração da FCT se for bolsa directamente da FCT ou da tua instituição se for por ex. bolsa de um projecto - não sei como é com as bolsas dos programas doutorais, e uma declaração médica de aptidão para o trabalho) inscrever-te e numa primeira fase terás de ser tu a pagar e a FCT ou a tua instituição depois reembolsam. No caso de uma bolsa directamente da FCT, possivelmente após a primeira renovação (e se pedires regularmente o reembolso todos os meses, o que neste momento penso ser o mais aconselhável), a FCT passará a adiantar o valor no pagamento mensal e depois tens de enviar no final do ano, ou aquando da renovação, o comprovativo do pagamento das prestações.
Podes te inscrever no escalão que quiseres, sendo que a FCT ou a tua instituição só te reembolsarão o correspondente ao 1º escalão, e se puseres um escalão superior a esse terás de pagar a diferença do teu bolso. Por isso, e atendendo às incógnitas dos pagamentos da segurança social com o evoluir dos anos, a maior parte das pessoas opta por pagar apenas o 1º escalão. Mas é obviamente aconselhável pores dinheiro de parte seja para quando te reformares seja para fazer face a algum período de ausência de pagamentos / desemprego dada a nossa situação precária.
As informações oficiais sobre o SSV estão em
http://www.seg-social.pt/documents/1015 ... 4c6304da85
Se não tens urgência e essa opção estiver disponível na área da tua residência, aconselho o atendimento por marcação para evitares perder um dia na Seg Social,
https://app.seg-social.pt/VMP/Login.aspx
Boa sorte.