Isto confirma-se? Enviei e-mail para a FCT a questionar se, caso iniciasse a bolsa agora a 1 de outubro 2017, seria pago retroativamente quando o contrato fosse assinado, e não obtive resposta.JayF Escreveu:Penso que em média levam cerca de 5 meses após a data de início da bolsa para os bolseiros começarem a receber os pagamentos.
Por exemplo, quem iniciar bolsa a 1 de outubro 2017 deverá receber o financiamento a partir de março 2018.
É o que temos.
Concurso 2017
Re: Concurso 2017
É quase certo que assim será. Basta olhar para todos os concursos anteriores e o tempo de espera é normalmente esse.edu115 Escreveu:Isto confirma-se? Enviei e-mail para a FCT a questionar se, caso iniciasse a bolsa agora a 1 de outubro 2017, seria pago retroativamente quando o contrato fosse assinado, e não obtive resposta.JayF Escreveu:Penso que em média levam cerca de 5 meses após a data de início da bolsa para os bolseiros começarem a receber os pagamentos.
Por exemplo, quem iniciar bolsa a 1 de outubro 2017 deverá receber o financiamento a partir de março 2018.
É o que temos.
Apesar do atraso que houve no ano passado, se der uma leitura neste tópico http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6678 poderá ter uma ideia do tempo que leva entre submeter os documentos e receber o pagamento.
-
- recém-chegado
- Registado: quinta set 07, 2017 12:59 pm
- University/ Institute: Cibio
Bom dia,
Tendo em conta que os resultados divulgados não são ainda definitivos alguém me sabe se os 6 meses que temos para enviar a documentação já começaram a contar ou se apenas são contados após a divulgação da lista definitiva.
Obrigado
Tendo em conta que os resultados divulgados não são ainda definitivos alguém me sabe se os 6 meses que temos para enviar a documentação já começaram a contar ou se apenas são contados após a divulgação da lista definitiva.
Obrigado
-
- recém-chegado
- Registado: terça jul 18, 2017 12:00 pm
- University/ Institute: MARe
Olá bom dia,
pelo que disseram os paineis vão reunir apenas em outubro e talvez aí os resultados se tornem definitivos. Só não percebo porque a FCT coloca as pessoas nesta situação, assim os atrasos continuam (não se esperava nada melhor!) mas isto já é um abuso. A ABIC não pode fazer nada? Pedir esclarecimentos ou algo?
Estamos a matricular nas universidades correndo o risco de não ter bolsa, para além de termos as nossas vidas em stand by.
pelo que disseram os paineis vão reunir apenas em outubro e talvez aí os resultados se tornem definitivos. Só não percebo porque a FCT coloca as pessoas nesta situação, assim os atrasos continuam (não se esperava nada melhor!) mas isto já é um abuso. A ABIC não pode fazer nada? Pedir esclarecimentos ou algo?
Estamos a matricular nas universidades correndo o risco de não ter bolsa, para além de termos as nossas vidas em stand by.
-
- recém-chegado
- Registado: terça jul 18, 2017 12:00 pm
- University/ Institute: MARe
Olá de novo,
confirma-se. Telefonei para a FCT e os resultados definitivos só saem depois das reuniões dos paineis (1ª quinzena de outubro). Assim pelo calendário da FCT só deveremos ter noticias no inicio de novembro.
A única boa noticia é que depois se recebe com retroactivos. É isto, a FCT a ser malandra outra vez.
confirma-se. Telefonei para a FCT e os resultados definitivos só saem depois das reuniões dos paineis (1ª quinzena de outubro). Assim pelo calendário da FCT só deveremos ter noticias no inicio de novembro.
A única boa noticia é que depois se recebe com retroactivos. É isto, a FCT a ser malandra outra vez.
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jul 20, 2017 10:17 pm
- University/ Institute: FCTUC
Mas tem conhecimento de alguém que tenha, provisoriamente "tido bolsa", e depois tenha sido retirada?Ana_Augusto Escreveu:Olá bom dia,
-
- recém-chegado
- Registado: quinta set 07, 2017 12:59 pm
- University/ Institute: Cibio
Aparentemente este procedimento é novo e por isso não sabemos como irão proceder
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 20, 2017 11:04 am
- University/ Institute: FPCEUP
Bom dia a todos,
Quando falam nos resultados definitivos sairem em Outubro, já estão a pressupor a fase de recurso, certo?
Como funciona o processo de audiência prévia? Ou seja, quem avalia e como/quando são divulgados estes resultados?
Obrigada
Quando falam nos resultados definitivos sairem em Outubro, já estão a pressupor a fase de recurso, certo?
Como funciona o processo de audiência prévia? Ou seja, quem avalia e como/quando são divulgados estes resultados?
Obrigada
O interessante é que apesar dos resultados serem provisórios, estão a deixar submeter todos os documentos necessários... Se é provisório só deveríamos poder submeter os documentos após sabermos os resultados definitivos...
-
- investigador em formação
- Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
- University/ Institute: Coimbra
JayF Escreveu:O interessante é que apesar dos resultados serem provisórios, estão a deixar submeter todos os documentos necessários... Se é provisório só deveríamos poder submeter os documentos após sabermos os resultados definitivos...
Concordo consigo JAYF.
Quem teve de se matricular agora, nem sequer sabe se vai poder desenvolver o seu doutoramento, pois não sabe se tem financiamento. No entanto, tem de submeter desde já à FCT uns documentos de aceitação por parte da Universidade onde irá desenvolver o doutoramento, portanto tem de se matricular e pagar tudo o que é necessário.
Quem não tem dinheiro para avançar com isto, como faz?
Relativamente a audiência prévia, ela costumava ser feita pelo mesmo júri que avaliou num primeiro momento, mas como este ano podem desclassificar pessoas, não sei se assim será.
Boa sorte a todos!
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jul 10, 2017 10:51 am
- University/ Institute: Universidade do Minho
Boa noite,
Eu tenho duas dúvidas, que pode ser que alguém me consiga ajudar
1) Eu consegui bolsa de doutoramento no concurso de 2017, gostava de saber se é possível inscrever-nos num curso de pós-graduação, e se isso não interfere com o regime de exclusividade?
2) Eu vou iniciar o doutoramento agora em Outubro, embora ainda não tenha conseguido agregar toda a informação ao processo, nomeadamente por estar a aguardar por uma co-tutela, pelo facto de fazer doutoramento que será conferido por duas instituições? Posso pedir depois para que a bolsa inicie a 1 de Outubro, e receber retroativamente?
Cumprimentos e muito obrigado.
Eu tenho duas dúvidas, que pode ser que alguém me consiga ajudar
1) Eu consegui bolsa de doutoramento no concurso de 2017, gostava de saber se é possível inscrever-nos num curso de pós-graduação, e se isso não interfere com o regime de exclusividade?
2) Eu vou iniciar o doutoramento agora em Outubro, embora ainda não tenha conseguido agregar toda a informação ao processo, nomeadamente por estar a aguardar por uma co-tutela, pelo facto de fazer doutoramento que será conferido por duas instituições? Posso pedir depois para que a bolsa inicie a 1 de Outubro, e receber retroativamente?
Cumprimentos e muito obrigado.
-
- recém-chegado
- Registado: sábado fev 18, 2017 4:20 pm
- University/ Institute: Universidade da Madeira
Caros colegas,
Necessito de um comprovativo de como me candidatei à bolsa de doutoramento da FCT e de como aguardo o resultado da audiência prévia, de modo a prolongar o prazo de matrícula na universidade a que me candidatei. Se não entregar esse comprovativo dentro do prazo fixado irão cancelar a minha candidatura à universidade. Alguém sabe como faço para obter essa declaração? Deve contactar a FCT via email?
Cumprimentos.
Necessito de um comprovativo de como me candidatei à bolsa de doutoramento da FCT e de como aguardo o resultado da audiência prévia, de modo a prolongar o prazo de matrícula na universidade a que me candidatei. Se não entregar esse comprovativo dentro do prazo fixado irão cancelar a minha candidatura à universidade. Alguém sabe como faço para obter essa declaração? Deve contactar a FCT via email?
Cumprimentos.
-
- recém-chegado
Sim, já uma vez pedi e enviaram por correio.
AlunoUMa Escreveu:Caros colegas,
Cumprimentos.
-
- recém-chegado
- Registado: sábado fev 18, 2017 4:20 pm
- University/ Institute: Universidade da Madeira
Obrigado pela rápida resposta. Sabe se demoram muito a responder ao email? É que o prazo para entrega do comprovativo é muito apertado. Devia ligar para a FCT?Pidsa Escreveu:Sim, já uma vez pedi e enviaram por correio.
Cumprimentos.
-
- recém-chegado
Algum, mande um e-mail e tente utilizar para mostrar na Universidade que está à espera da resposta da FCT.
Eu no meu caso imprimi os resultados, onde aparece as classificações e "a conceder" e enviei.
Eu no meu caso imprimi os resultados, onde aparece as classificações e "a conceder" e enviei.
AlunoUMa Escreveu:Obrigado pela rápida resposta. Sabe se demoram muito a responder ao email? É que o prazo para entrega do comprovativo é muito apertado. Devia ligar para a FCT?Pidsa Escreveu:Sim, já uma vez pedi e enviaram por correio.
Cumprimentos.
-
- Registado: sexta abr 21, 2017 7:27 pm
Olá!
Alguém sabe se os resultados definitivos saem na audiência prévia ou se só depois dos recursos?
Não seria "simpático" a FCT colocar isso na sua página?
Ou será que a FCT não sabe ainda como vai fazer?
Bom fim de semana!
cmps
Alguém sabe se os resultados definitivos saem na audiência prévia ou se só depois dos recursos?
Bom fim de semana!
cmps
-
- recém-chegado
- Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
Boa tarde!
Telefonei há cerca de 3 semanas para a FCT e obti a seguinte informação: só contratualizam bolsas depois de os resultados da audiência prévia saírem. Mas não me souberam dizer qual a previsão de saída dos mesmos.
Alguém sabe alguma coisa, por exemplo se o painel já reuniu? Não sei podem conhecer professores com informações privilegiadas ...
Tenho lido aqui que mesmo quem teve resposta "a conceder" pode ver essa decisão mudar e não conseguir o financiamento. Apesar de já ter lido alguns regulamentos que de alguma forma o confirmam (ainda que de forma pouco clara), creio que a FCT nesse caso não deveria permitir o envio e lacragem de documentos. Não faz qualquer sentido assumirmos um compromisso com as instituições de acolhimento e faculdades e depois não termos bolsa / financiamento. Acho que nesse caso não deveriam ter disponibilizado já a plataforma para submissão de documentos. Estas questões estão a tirar-me o sono . Só consigo seguir com a investigação se tiver o apoio da FCT (aliás, como muitos/as de vós).
O meu plano de trabalhos iniciou a 01/09. E tenho dentro das minhas limitações financeiras (por ainda não ter bolsa) avançado algumas tarefas, mas não está a ser fácil. O meu maior receio é não ter esta situação resolvida até ao início do próximo ano, pois o meu trabalho de campo é para desenvolver em Angola e já me comprometi com a instituição angolana (que me enviou a declaração de aceitação que já submeti). Acham que em janeiro é possível já ter o contrato assinado e os salários regularizados?
Desculpem o longo desabafo!
Boa sorte a todos/as.
Sara
Telefonei há cerca de 3 semanas para a FCT e obti a seguinte informação: só contratualizam bolsas depois de os resultados da audiência prévia saírem. Mas não me souberam dizer qual a previsão de saída dos mesmos.
Alguém sabe alguma coisa, por exemplo se o painel já reuniu? Não sei podem conhecer professores com informações privilegiadas ...
Tenho lido aqui que mesmo quem teve resposta "a conceder" pode ver essa decisão mudar e não conseguir o financiamento. Apesar de já ter lido alguns regulamentos que de alguma forma o confirmam (ainda que de forma pouco clara), creio que a FCT nesse caso não deveria permitir o envio e lacragem de documentos. Não faz qualquer sentido assumirmos um compromisso com as instituições de acolhimento e faculdades e depois não termos bolsa / financiamento. Acho que nesse caso não deveriam ter disponibilizado já a plataforma para submissão de documentos. Estas questões estão a tirar-me o sono . Só consigo seguir com a investigação se tiver o apoio da FCT (aliás, como muitos/as de vós).
O meu plano de trabalhos iniciou a 01/09. E tenho dentro das minhas limitações financeiras (por ainda não ter bolsa) avançado algumas tarefas, mas não está a ser fácil. O meu maior receio é não ter esta situação resolvida até ao início do próximo ano, pois o meu trabalho de campo é para desenvolver em Angola e já me comprometi com a instituição angolana (que me enviou a declaração de aceitação que já submeti). Acham que em janeiro é possível já ter o contrato assinado e os salários regularizados?
Desculpem o longo desabafo!
Boa sorte a todos/as.
Sara
-
- recém-chegado
- Registado: terça out 03, 2017 6:21 pm
in9a Escreveu:Olá!
Bom fim de semana!
cmps
Olá,
os resultados definitivos devem sair em audiência prévia. Toda a gente que se candidatou ao concurso 2017 vai receber um email da FCT com essas informações - foi o que me disseram da FCT. E só depois começam a ver os documentos e a contratualizar... O problema está no tempo de resposta.
Sara
-
- Registado: sábado out 22, 2016 9:08 pm
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
Olá!
Tenho um professor que faz parte dos painéis e ele confirmou-me que as reuniões se vão realizar todas agora durante a primeira quinzena de Outubro e que os resultados estão previstos ser divulgados no final deste mês, o mais tardar início de Novembro.
Para quem colocou o início do plano de trabalhos para dia 1/09 existe uma forte possibilidade de começar a receber a bolsa em Dezembro.
Ele também me disse que não era necessário entrar em "pânico" sobre a possibilidade de perder a bolsa, que isso só poderá acontecer se realmente tiverem ocorrido erros graves na avaliação de colegas que não conseguiram a bolsa, ou se a pontuação que separa os últimos colocados dos primeiros que não tiveram bolsa (e que pediram recurso e realmente foi-lhes atribuído mais valores) for muito próxima.
Tenho um professor que faz parte dos painéis e ele confirmou-me que as reuniões se vão realizar todas agora durante a primeira quinzena de Outubro e que os resultados estão previstos ser divulgados no final deste mês, o mais tardar início de Novembro.
Para quem colocou o início do plano de trabalhos para dia 1/09 existe uma forte possibilidade de começar a receber a bolsa em Dezembro.
Ele também me disse que não era necessário entrar em "pânico" sobre a possibilidade de perder a bolsa, que isso só poderá acontecer se realmente tiverem ocorrido erros graves na avaliação de colegas que não conseguiram a bolsa, ou se a pontuação que separa os últimos colocados dos primeiros que não tiveram bolsa (e que pediram recurso e realmente foi-lhes atribuído mais valores) for muito próxima.
-
- recém-chegado
Então vamos relaxar e aguardar!
Obrigada pela partilha.
Obrigada pela partilha.