Bolsa Mista - que documentação da Entidade Estrangeira?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Ana TR
Sócios
Sócios
Mensagens: 47
Registado: domingo abr 25, 2004 8:58 pm
Localização: ITQB-UNL & BBK College - London
Contacto:

Bolsa Mista - que documentação da Entidade Estrangeira?

Mensagem por Ana TR »

Olá!

Lá venho eu com mais uma pergunta relativa à candidatura a doutoramento misto.
Alguém sabe qual a papelada necessária da entidade no estrangeiro?
Imagino que seja necessário:
- Documento comprovativo da aceitação do candidato por parte da entidade acolhedora (à semelhança do necessário da entidade em Portugal).
- Parecer do orientador no estrangeiro????? (mesmo que não me conheça pessoalmente???)
- CV resumido do orientador??? (terá que preencher um formulário da FCT e associar o CV dele à minha candidatura, assim como o orientador português?)

obrigada,
Ana

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 349
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Re: documentação da Entitidade Estrangeira

Mensagem por alexandra rosa »

Ana TR Escreveu:Olá!

- Parecer do orientador no estrangeiro????? (mesmo que não me conheça pessoalmente???)
- CV resumido do orientador??? (terá que preencher um formulário da FCT e associar o CV dele à minha candidatura, assim como o orientador português?)

obrigada,
Ana
Eu diria que sim, mas não tenho bolsa mista. Eu diria que mesmo que não seja obrigatório seria conveniente incluir.
Alexandra Rosa
Ex-cientista

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: documentação da Entitidade Estrangeira

Mensagem por Aragao »

Ana TR Escreveu:
[snip]
- Documento comprovativo da aceitação do candidato por parte da entidade acolhedora (à semelhança do necessário da entidade em Portugal).
- Parecer do orientador no estrangeiro????? (mesmo que não me conheça pessoalmente???)
- CV resumido do orientador??? (terá que preencher um formulário da FCT e associar o CV dele à minha candidatura, assim como o orientador português?)
Quando eu concorri nao havia a parte web e era tudo em papel. Como o meu orientador tambem nao me conhecia o que ele me deu foi uma declaracao em como me aceitava orientar em determinado assunto concordando com o plano de trabalhos.
Para alem disso o CV dele sim (que nao sei como se fara' com a questao de agora ser online).
Entreguei tambem uma declaracao do chefe de grupo de investigacao dizendo que era bem-vindo no seu grupo para fazer o doutoramento e uma declaracao da instituicao a dizer que me aceitava tambem a trabalhar.

Como a instituicao de acolhimento em principio nao é a que confere o grau as suas declaracoes nao tem de ser tao "oficiais" como as que conferem o grau, digo eu :)

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Ana TR
Sócios
Sócios
Mensagens: 47
Registado: domingo abr 25, 2004 8:58 pm
Localização: ITQB-UNL & BBK College - London
Contacto:

Mensagem por Ana TR »

Imagino que a história do CV agora tenha mesmo que ser online, na página da FCT, o que torna a coisa uma bocadinho mais complicada (mais trabalho, dá!) para quem não está habituado. Por outro lado está tudo em Inglês, ou quase tudo, pelo que espero que seja compreensivel para qualquer estrangeiro.

Uma declaração do hipotético orientador parece-me mais que suficiente para o propósito que a FCT terá. Sim, essa é a opção certa.

Mais uma vez obrigada.
Foi uma óptima ajuda.

Ana

beso2001
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta nov 13, 2009 7:54 pm
University/ Institute: LIACC

Re: Bolsa Mista - que documentação da Entidade Estrangeira?

Mensagem por beso2001 »

Extrangeiros, sem permissão para residência em Portugal. são elegíveis ao programa BD mista?

joaozinho30
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta jul 12, 2017 7:50 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsa Mista - que documentação da Entidade Estrangeira?

Mensagem por joaozinho30 »

Ainda sobre este assunto...

Tenho uma bolsa mista e já estou a fazer o meu período no estrangeiro, gostava de saber quais documentos devem integrar o dossier a ser enviado à FCT no meu retorno.

Restam-me ainda alguns meses e gostava de ter isso pronto a tempo da volta.

Obrigado,

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 244
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Bolsa Mista - que documentação da Entidade Estrangeira?

Mensagem por inesatalmeida »

Caro colega,

Para que não surjam problemas nem haja documentos em falta que deveria apresentar, deve contactar a FCT para esclarecimento dessa questão.
Deve igualmente pedir resposta por escrito, para ficar com comprovativo.

Por fim, deve verificar o regulamento de bolsas (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt), procurando a informação relevante a respeito de bolsas mistas.

Cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

joaozinho30
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta jul 12, 2017 7:50 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsa Mista - que documentação da Entidade Estrangeira?

Mensagem por joaozinho30 »

inesatalmeida Escreveu:Caro colega,

Para que não surjam problemas nem haja documentos em falta que deveria apresentar, deve contactar a FCT para esclarecimento dessa questão.
Deve igualmente pedir resposta por escrito, para ficar com comprovativo.

Por fim, deve verificar o regulamento de bolsas (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt), procurando a informação relevante a respeito de bolsas mistas.

Cumprimentos.
Muito obrigado pela informação, @inesatalmeida!
Infelizmente, contactei a FCT por e-mail já há mais de um mês, mas ainda não obtive resposta :(

Responder