Declaração impossível - concurso FCT -Bolsas BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ana rebelo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta fev 09, 2017 4:09 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Declaração impossível - concurso FCT -Bolsas BD

Mensagem por ana rebelo »

Olá,

Encontro-me na seguinte situação:

Segundo o regulamento o Guião de Avaliação das BD: "Os candidatos que não detenham o grau académico de mestre terão, obrigatoriamente, de apresentar uma declaração emitida pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos a doutoramento, atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos".

Ora após ter contactado o secretariado do conselho científico da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, fui informada de "a Faculdade apenas poderá emitir a declaração após a apresentação da candidatura" ( e publicação dos resultados, o que só acontecerá em Abril/Maio)

Gostava de saber se mais alguém se encontra na mesma situação que eu. Alguém já encontrou solução?

Isto assim exclui muita gente!!

Ana

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Declaração impossível - concurso FCT -Bolsas BD

Mensagem por inesatalmeida »

Cara Ana,

Confira respostas no post em http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6622.

O problema deve passar pelo facto do Conselho Científico, por norma, só reunir uma vez por mês, pelo que os pedidos têm que entrar com alguma antecedência.

Aconselho-a a contactar a FCT (via ajuda online disponibilizada no site da candidatura e por e-mail), avisando-a desta questão e da exclusão que ela impõe aos candidatos que não consigam o documento.

Cumprimentos.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

ana rebelo
recém-chegado
recém-chegado

Foi o que fiz. A resposta que a FCT me deu, foi que se não tinha mestrado e não não conseguia obter o documento pedido, não podia concorrer, independentemente das razões desta situações me serem totalmente alheias e sem sequer reconhecerem a incongruência.

Isto foi por telefone. Via helpdesk só recebo citações do regulamento como resposta.

O apoio da FCT às candidaturas deixa muito a desejar. Talvez porque não seja do interesse deles que concorra muita gente...

Obrigada pela resposta.

Ana

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Mensagem por inesatalmeida »

Cara Ana,

A ABIC reuniu com a FCT recentemente, e apresentou esta questão. A FCT não a resolveu de outra forma, o que lamentamos, mas sentimo-nos de braços atados.

link do tópico: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 509#p38509
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

ana rebelo
recém-chegado
recém-chegado

Efetivamente, a minha candidatura foi proposta para exclusão. Vou pronunciar-me em sede de audiência de interessados... Acho que toda a gente que está nesta situação o devia fazer. É bastante óbvio que é uma regra incongruente e devemos questionar a sua legitimidade.

Responder