http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=402 (Licenciados para quê?)
Editei esta mensagem à posteriorí para acrescentar a notícia aqui do fórum que não encontrei numa primeira pesquisa.Segundo o Deutsche Bank
Nível de vida espanhol poderá igualar o alemão dentro de dois anos
09.05.2006 - 11h41 Lusa
Espanha poderá alcançar dentro de dois anos o mesmo rendimento per capita da Alemanha, que continuará ainda assim a ter o maior Produto Interno Bruto da União Europeia, indica um estudo do Deutsche Bank divulgado hoje pelo diário alemão "Die Welt".
O estudo do banco alemão dedica especial atenção ao acréscimo acentuado de novos licenciados em Espanha, situação que deverá permitir um crescimento de 50 por cento na produtividade do país em 2020.
O jornal refere que Itália só alcançará o rendimento per capita da Alemanha em 2014 e que Grécia e Portugal demorarão ainda mais anos a fazê-lo.
Segundo o Deutsche Bank, a educação é o factor que mais prosperidade trouxe a Espanha, com mais investimento no ensino secundário e universitário, permitindo que 37 por cento dos espanhóis entre os 25 e os 34 anos tenham cursos universitários, comparativamente com os 20 por cento da Alemanha durante várias décadas.
"O motor do aumento do rendimento per capita não assenta nos investimentos nem no desenvolvimento demográfico, mas sim no capital humano do país", explica o estudo.
Stefan Bergheim, um dos analistas do Deutsche Bank responsável pelo estudo, diz que a perda de valor da economia alemã não se deve, como se poderia pensar, aos elevados custos associados à reunificação da Alemanha Oriental em 1990.
"A reunificação foi uma carga que outros países não tiveram que suportar", admitiu. "Ainda assim, a falta de investimento no capital humano tem sido um factor mais influente na degradação do rendimento per capita do país", sustentou, dando como exemplo de sucesso o caso espanhol.