Olá!
Sou bolseira de doutoramento da FCT e estou prestes a interromper os trabalhos para usufruir de licença de maternidade por um período de 5 meses. Como estou no meu 1.º ano de bolsa, ainda não tive de pedir renovação, mas sei que esse pedido tem de ser feito 2 meses antes do final do 1.º ano de contrato. A minha dúvida é a seguinte: em circunstâncias normais, teria de apresentar o meu pedido de renovação de bolsa até 31 de maio de 2017. No entanto, estarei de licença até meados/finais de junho, só retomando os trabalhos nessa altura. Já não irei a tempo de respeitar os 2 meses de antecedência para efetuar o pedido. Será que a FCT tem em consideração que estive 5 meses parada e posso pedir a renovação da bolsa 5 meses depois do que seria o prazo normal (algures em outubro)?
Obrigada pela vossa ajuda.
De qualquer modo, irei sempre contactar a FCT com esta questão quando entregar os documentos para a licença, mas queria ficar já com uma ideia do que me espera.
Prazo de renovação de bolsa e licença de maternidade
-
- recém-chegado
- Registado: segunda fev 15, 2010 11:34 am
- University/ Institute: FLUL
-
- Direcção da ABIC
- Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
- University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI
Re: Prazo de renovação de bolsa e licença de maternidade
Boa tarde Clara,
Penso que ao informar a FCT que requer a licença de maternidade pelo período de 5 meses, a FCT ficará com nota da sua situação.
1) Penso que esse prazo mínimo de 2 meses não é uma obrigatoriedade exigida pela FCT mas sim uma salvaguarda para um comportamento que eles aconselham a adoptar caso não queira estar aproximadamente 2 meses sem receber bolsa (por exemplo, se enviar relatório no dia em que acaba o 1º ano de bolsa). Em todo o caso, confirme esta informação com a FCT.
2) Poderá e deverá perguntar, tal como refere, em que altura deverá pedir a renovação de bolsa, tendo em conta que estará de licença. No entanto, qualquer que seja a altura em que pedir a renovação, poderá ter que esperar 2 meses até ter renovação efectuada, tenha isso em consideração.
Cumprimentos.
Penso que ao informar a FCT que requer a licença de maternidade pelo período de 5 meses, a FCT ficará com nota da sua situação.
1) Penso que esse prazo mínimo de 2 meses não é uma obrigatoriedade exigida pela FCT mas sim uma salvaguarda para um comportamento que eles aconselham a adoptar caso não queira estar aproximadamente 2 meses sem receber bolsa (por exemplo, se enviar relatório no dia em que acaba o 1º ano de bolsa). Em todo o caso, confirme esta informação com a FCT.
2) Poderá e deverá perguntar, tal como refere, em que altura deverá pedir a renovação de bolsa, tendo em conta que estará de licença. No entanto, qualquer que seja a altura em que pedir a renovação, poderá ter que esperar 2 meses até ter renovação efectuada, tenha isso em consideração.
Cumprimentos.