Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida
-
- recém-chegado
- Registado: terça out 18, 2016 3:39 pm
- University/ Institute: CITCEM
Re: Resultados das bolsas de doutoramento, 2016. Dúvida
Liguei para a FCT, e perguntei se a saída de resultados estava próxima. Infelizmente, a pessoa que falou comigo disse-me que não e que estariam mesmo a equacionar a possibilidade de alargar o prazo da saída dos resultados Penso que isto confirma os rumores iniciais. Espero sinceramente que a reunião de 14 de Dezembro não seja para este concurso, mas francamente não me admirava muito.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta mar 02, 2016 5:18 pm
- University/ Institute: FCT
Fevereiro.... É o que ouvi.
Já começam a ser muitos a dizer o mesmo.
Há painéis ainda sem júri.
Esta gestão é ........ um bom exemplo porque Portugal está 20 anos atrás dos países de topo da europa.
Já começam a ser muitos a dizer o mesmo.
Há painéis ainda sem júri.
Esta gestão é ........ um bom exemplo porque Portugal está 20 anos atrás dos países de topo da europa.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta mai 11, 2016 4:02 pm
- University/ Institute: Cardiff University
Fevereiro??? Caramba!
OK... temos que esperar entao.
Muito obrigado pelos infos, pessoal.
OK... temos que esperar entao.
Muito obrigado pelos infos, pessoal.
-
- investigador em formação
- Registado: quarta fev 09, 2011 11:40 pm
- University/ Institute: Univ. Coimbra
Sem querer criar qualquer espécie de pânico, chegou-me aos ouvidos o mês de Abril... acho que os candidatos devem começar a pensar em pressionar a FCT no sentido de esclarecer quando saem de facto os resultados... isto começa a ser mau de mais.
-
- Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
- University/ Institute: IST
pjhs Escreveu:Sem querer criar qualquer espécie de pânico, chegou-me aos ouvidos o mês de Abril... acho que os candidatos devem começar a pensar em pressionar a FCT no sentido de esclarecer quando saem de facto os resultados... isto começa a ser mau de mais.
Concordo plenamente! Será que a ABIC nos poderia ajudar nesta questão? Poderia, p.e., pedir um esclarecimento à FCT sobre a actual situação do concurso de bolsas.
Ainda estou um pouco perplexo com a hipótese de não cumprimento dos prazos! Ainda por cima um adiamento de 3 a 5 meses, o que não é propriamente um atraso de 2 ou 3 semanas!! Acho que merecemos um pouco mais de respeito e consideração por parte da FCT.
-
- Direcção da ABIC
- Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
- University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI
A ABIC informa que contactou a FCT no sentido de esclarecer esta questão. Infelizmente, a FCT confirmou que a previsão de saída dos resultados aponta agora para Fevereiro.
A ABIC lamenta que ao que tudo indica não seja cumprido o período de 90 dias úteis indicado no regulamento para o conhecimento dos resultados (nº 1 do artigo 18º) e vai pedir uma reunião com a FCT para obter mais esclarecimentos. Será também marcada uma iniciativa para o dia 23 de novembro, 90º dia útil após após a data limite de submissão de candidaturas.
link para comunicado no site: http://www.abic-online.org/index.php/co ... olsas-2016
link para comunicado no Fórum: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=6547
A ABIC lamenta que ao que tudo indica não seja cumprido o período de 90 dias úteis indicado no regulamento para o conhecimento dos resultados (nº 1 do artigo 18º) e vai pedir uma reunião com a FCT para obter mais esclarecimentos. Será também marcada uma iniciativa para o dia 23 de novembro, 90º dia útil após após a data limite de submissão de candidaturas.
link para comunicado no site: http://www.abic-online.org/index.php/co ... olsas-2016
link para comunicado no Fórum: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=6547
-
- recém-chegado
- Registado: quarta abr 13, 2016 3:53 pm
- University/ Institute: Universidade de Lisboa
Eu acho é que não podemos adoptar a postura de "OK, então temos de esperar". Temos de fazer ecoar esta falta de respeito para a sociedade em geral através dos meios de comunicação, etc.
Não é aceitável que eles não cumpram os prazos (que por si só já são enormes) e nada aconteça!
Não é aceitável que eles não cumpram os prazos (que por si só já são enormes) e nada aconteça!
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 21, 2016 4:16 pm
- University/ Institute: FEP
Ontem dia 19.10 enviei o caso para o "Sexta às 9". Sei que já receberam a mensagem, mas ainda não obtive resposta.
Caso tenha novidades comunico.
Caso tenha novidades comunico.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta abr 13, 2016 3:53 pm
- University/ Institute: Universidade de Lisboa
Boa!!! Assim é que é falar!! Caso sejam necessários testemunhos acho que há muitos!!
-
- Direcção da ABIC
A ABIC convida todos os interessados a estarem presentes na iniciativa que está a preparar para dia 23 de Novembro, dia que marca a passagem do 90º dia útil do prazo para divulgação de resultados apresentado pela FCT no Regulamento de Bolsas (artigo 18º).
Mais informações serão dadas em breve.
Mais informações serão dadas em breve.
-
- Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
- University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
https://www.publico.pt/ciencia/noticia/ ... 17-1748258
Confirma-se.
Gostava de saber como é que este adiamento (de 3 meses, ou seja, uma duplicação do tempo de avaliação) e a possibilidade de o contrato ser retroativo a 1 de outubro são compatíveis com o regime de exclusividade... teríamos de estar sem rendimentos 5 meses para conseguir cumprir o critério, e isto sem ter qualquer garantia de vir a receber a bolsa.
Confirma-se.
Gostava de saber como é que este adiamento (de 3 meses, ou seja, uma duplicação do tempo de avaliação) e a possibilidade de o contrato ser retroativo a 1 de outubro são compatíveis com o regime de exclusividade... teríamos de estar sem rendimentos 5 meses para conseguir cumprir o critério, e isto sem ter qualquer garantia de vir a receber a bolsa.
-
sergiodiassilva Escreveu:https://www.publico.pt/ciencia/noticia/ ... 17-1748258
Confirma-se.
Sim, também tenho a mesma dúvida.
É que já comecei a trabalhar no projecto em Outubro porque saberia que mais tardar a 23 de Novembro saberia se vinha aprovado ou não. Mas agora, com a alteração da data de saída dos resultados vou começar a procurar outra solução.
A minha dúvida é: se por exemplo em Dezembro conseguir alguma coisa e em Fevereiro a bolsa vier aprovada, a FCT paga-me os 2 meses em que estive a trabalhar no projecto (Outubro e Novembro)? Re-iniciando o tempo de contagem a partir do momento em que deixar o tal 'emprego temporário' e regressar ao projecto.
É que se fosse possível, dentro deste cenário negro seria um mal-menor.
-
- Direcção da ABIC
Igas,
Essa dúvida a FCT esclarecerá melhor. Ainda assim, pelo que temos conhecimento, a FCT estabelece um contrato a partir de uma determinada data e paga daí para a frente, sem interrupções (a não ser em casos de suspensão, e esses terá que ser visto o seu estado actual). Tenho algumas dúvidas que estabeleça um contrato que abranja Outubro e Novembro e depois só retome em Fevereiro os pagamentos.
MAS, como disse, nada como esclarecer com a FCT.
Cumprimentos.
Essa dúvida a FCT esclarecerá melhor. Ainda assim, pelo que temos conhecimento, a FCT estabelece um contrato a partir de uma determinada data e paga daí para a frente, sem interrupções (a não ser em casos de suspensão, e esses terá que ser visto o seu estado actual). Tenho algumas dúvidas que estabeleça um contrato que abranja Outubro e Novembro e depois só retome em Fevereiro os pagamentos.
Cumprimentos.
-
inesatalmeida Escreveu:Igas,
Cumprimentos.
Obrigada, inesatalmeida.
Já coloquei a dúvida à FCT.
A minha questão prende-se tão só ao facto desta interrupção ser devido ao atraso da saída dos resultados (que no regulamento vem bem explícito que deveria ser dentro dos 90 dias úteis). Ou seja, só temos de fazer isto porque a FCT não cumpriu as suas próprias indicações!
Se a tal interrupção fosse possível, seria apenas uma salvaguarda de que o pessoal não anda a trabalhar para aquecer (isto claro, se a bolsa vier concedida). É que também ficar em casa até sairem os resultados ou até arranjar outra coisa qualquer é de uma pessoa deprimir!! Assim ainda nos íamos entretendo e tínhamos algo com que ocupar a cabeça.
Enfim, isto é tudo tão instável, nunca sabemos com o que podemos contar!! Uma tristeza
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 21, 2016 4:16 pm
- University/ Institute: FEP
A RTP está interessada em investigar e divulgar o tema dos atrasos no Concurso de 2016.
Para o poderem fazer necessitam de testemunhos de pessoas que tenham sido afetadas com este atraso, nomeadamente:
- Restrições financeiras;
- Ponderar abandonar a investigação;
- Problemas com o regime de exclusividade;
- Em risco de perderem o 1º ano letivo caso não tenham bolsa;
- outros...
Obviamente que todos os contactos são confidenciais e está garantida a salvaguarda dos candidatos.
Por favor, não deixem este tema impune e contactem a jornalista Margarida Neves de Sousa através do email mns@rtp.pt.
Está na altura de sermos ouvidos!
Para o poderem fazer necessitam de testemunhos de pessoas que tenham sido afetadas com este atraso, nomeadamente:
- Restrições financeiras;
- Ponderar abandonar a investigação;
- Problemas com o regime de exclusividade;
- Em risco de perderem o 1º ano letivo caso não tenham bolsa;
- outros...
Obviamente que todos os contactos são confidenciais e está garantida a salvaguarda dos candidatos.
Por favor, não deixem este tema impune e contactem a jornalista Margarida Neves de Sousa através do email mns@rtp.pt.
Está na altura de sermos ouvidos!
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jul 15, 2016 1:26 pm
- University/ Institute: Oxford
Alguém já tem mais notícias do processo?
-
- Direcção da ABIC
A ABIC tem a seguinte informação:
Programa Sexta às 9
Alguns investigadores participaram numa reportagem sobre bolseiros que está a ser levada a cabo pelo Programa Sexta às 9, da RTP1. Segundo a última informação que nos foi disponibilizada, devido à abundância de materiais, a peça vai, afinal, ser dividida em duas partes: na sexta, dia 18, o foco será o atraso na divulgação dos resultados do Concurso de Bolsas 2016 e, no dia 25, será abordada a precariedade na ciência.
Programa Sexta às 9
Alguns investigadores participaram numa reportagem sobre bolseiros que está a ser levada a cabo pelo Programa Sexta às 9, da RTP1. Segundo a última informação que nos foi disponibilizada, devido à abundância de materiais, a peça vai, afinal, ser dividida em duas partes: na sexta, dia 18, o foco será o atraso na divulgação dos resultados do Concurso de Bolsas 2016 e, no dia 25, será abordada a precariedade na ciência.