Bom dia,
Já andei aqui à procura se alguém teria perguntado isto mas não encontrei nenhum tópico com a mesma dúvida.
Eu costumo pagar o meu SSV através do multibanco (Pagamentos/Carregamentos -> Estado e Sector Público -> Pagamentos Segurança Social). Este mês atrasei-me no pagamento e agora tenho os juros de mora para pagar. Contudo, quando tento fazer o pagamento como descrevi pelo multibanco diz-me que o valor que introduzi não é valido, provavelmente por ter somado os juros de mora.
Queria perguntar aqui como é que as pessoas têm pago os juros de mora então. Agora tenho de ir à Segurança Social pagar? Ou pelo multibanco, só posso pagar através de um pagamento de Serviço em vez da opção específica da Segurança Social? Preferia claro utilizar a opção da específica da Segurança Social porque o comprovativo vem conforme a FCT quer (com número de segurança social, etc etc).
Obrigada desde já
Pagamento dos juros de mora SSV
-
- Direcção da ABIC
- Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
- University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI
Re: Pagamento dos juros de mora SSV
Olá Mafalda,
Segundo informação no site da Segurança Social, é possível fazer através da Segurança Social Directa, emitindo um Documento de Cobrança que é válido para pagamento em Multibanco no prazo de 48h.
Toda a informação aqui: (secção: "O que acontece se não pagar")
http://www.seg-social.pt/como-pagar
Para regularizar eventuais atrasos de pagamento de contribuições e os respetivos juros de mora, a Segurança Social Direta possibilita emitir um Documento de Cobrança, que:
- Permite apresentar para pagamento Contribuições, Juros de Mora em Conta Corrente e Juros de Mora vencidos;
- Permite ao contribuinte selecionar anos/meses de referência que pretende pagar;
- Permite ao contribuinte emitir um Documento de Cobrança com referência Multibanco;
- Pode pagar no Multibanco, Homebanking ou Tesouraria;
O Documento de Cobrança tem um prazo de validade de 48 horas para pagamento no Multibanco.
Para te inscreveres na Segurança Social Directa, basta ires aqui:
https://app.seg-social.pt/sso/login?ser ... 2Fcaslogin
É-te posteriormente enviada para a caixa de correio uma carta com a senha de acesso (deve demorar entre 1 a 2 semanas).
Abraço,
inês
P.S.: uma nota, nos pagamentos mensais via multibanco geralmente não é necessário introduzir um valor, ele deveria aparecer automaticamente. A título de exemplo, também já me atrasei nos pagamentos e nem por isso deixo de conseguir fazer os pagamentos, porque o valor mensal é independente do juro de mora (i.e. não tens que introduzir o valor mensal + juro de mora).
Segundo informação no site da Segurança Social, é possível fazer através da Segurança Social Directa, emitindo um Documento de Cobrança que é válido para pagamento em Multibanco no prazo de 48h.
Toda a informação aqui: (secção: "O que acontece se não pagar")
http://www.seg-social.pt/como-pagar
Para regularizar eventuais atrasos de pagamento de contribuições e os respetivos juros de mora, a Segurança Social Direta possibilita emitir um Documento de Cobrança, que:
- Permite apresentar para pagamento Contribuições, Juros de Mora em Conta Corrente e Juros de Mora vencidos;
- Permite ao contribuinte selecionar anos/meses de referência que pretende pagar;
- Permite ao contribuinte emitir um Documento de Cobrança com referência Multibanco;
- Pode pagar no Multibanco, Homebanking ou Tesouraria;
O Documento de Cobrança tem um prazo de validade de 48 horas para pagamento no Multibanco.
Para te inscreveres na Segurança Social Directa, basta ires aqui:
https://app.seg-social.pt/sso/login?ser ... 2Fcaslogin
É-te posteriormente enviada para a caixa de correio uma carta com a senha de acesso (deve demorar entre 1 a 2 semanas).
Abraço,
inês
P.S.: uma nota, nos pagamentos mensais via multibanco geralmente não é necessário introduzir um valor, ele deveria aparecer automaticamente. A título de exemplo, também já me atrasei nos pagamentos e nem por isso deixo de conseguir fazer os pagamentos, porque o valor mensal é independente do juro de mora (i.e. não tens que introduzir o valor mensal + juro de mora).
Última edição por inesatalmeida em quarta mar 30, 2016 3:45 pm, editado 1 vez no total.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 13, 2016 10:22 pm
- University/ Institute: FCUP
Obrigada Inês.
Pois, era essa a minha questão. Eu normalmente, quando pago da forma que disse no meu post através da opção "Pagamentos à Segurança Social", ponho na mesma lá qual é o valor apesar de que já não é a primeira vez que me dizem que não será preciso preencher. Desta vez, tentei por o valor + juro de mora e não deu exactamente porque estará associado ao meu NISS o valor da contribuição. Mas a minha questão é então como pago o juro de mora? Tenho de fazer um pagamento à parte? Ou se não preencher o valor no multibanco ele assume automaticamente a contribuição + o juro de mora?
Por exemplo, também tentei perceber no site da Segurança Social Directa se havia uma maneira de obter uma referência multibanco só para o juro de mora mas não encontrei... Por isso é que coloquei aqui esta questão.
Pois, era essa a minha questão. Eu normalmente, quando pago da forma que disse no meu post através da opção "Pagamentos à Segurança Social", ponho na mesma lá qual é o valor apesar de que já não é a primeira vez que me dizem que não será preciso preencher. Desta vez, tentei por o valor + juro de mora e não deu exactamente porque estará associado ao meu NISS o valor da contribuição. Mas a minha questão é então como pago o juro de mora? Tenho de fazer um pagamento à parte? Ou se não preencher o valor no multibanco ele assume automaticamente a contribuição + o juro de mora?
Por exemplo, também tentei perceber no site da Segurança Social Directa se havia uma maneira de obter uma referência multibanco só para o juro de mora mas não encontrei... Por isso é que coloquei aqui esta questão.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 12, 2009 10:15 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Olá Mafalda,
Isso também me aconteceu. O que tens de fazer é emitir divida no portal da segurança social online ou numa repartição. Cuidado que os juros que não pagas acabam por se multiplicar ao longo do tempo.
Cumprimentos,
Vânia Almeida
Isso também me aconteceu. O que tens de fazer é emitir divida no portal da segurança social online ou numa repartição. Cuidado que os juros que não pagas acabam por se multiplicar ao longo do tempo.
Cumprimentos,
Vânia Almeida