Requisitos vistos na Suíça para bolseiros de doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
anareis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 12, 2016 8:10 am
University/ Institute: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Requisitos vistos na Suíça para bolseiros de doutoramento

Mensagem por anareis »

Olá,
Eu sou bolseira de doutoramento (com uma bolsa mista) e iniciei agora o meu período de permanência no estrangeiro, no meu caso particular, a Suíça.
Irei ficar por um período de 1 ano, por isso preciso de obter um visto de residência (uma vez que a Suíça é um caso especial dentro da Europa).
Alguém já teve esta experiência antes?

Como bolseiros de investigação somos considerados estudantes ou trabalhadores aqui na Suíça? Alguém sabe que tipo de documentos irei precisar e se necessito de alguma declaração de "vencimentos" por parte da FCT?

Infelizmente enviei um email à FCT 1 mês antes de vir para cá pedindo uma declaração (em inglês) de quanto me estavam a pagar enquanto estivesse no estrangeiro, mas até ao momento ninguém me respondeu.

Agradeço o apoio.
Ana

htmarcelino
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 29, 2010 4:16 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Re: Requisitos vistos na Suíça para bolseiros de doutorament

Mensagem por htmarcelino »

Bom dia,
Não sei se a minha resposta será ainda útil. Eu fiz o meu doutoramento na Suiça e o que é necessário é uma "licença de residência" (permis de résidence). Para obter isso é necessário pedir à universidade na Suiça um comprovativo da bolsa. Visto que a bolsa é mista talvez também seja necessário algum documento da FCT, para a universidade na suiça te emitir um contrato de bolsa. Depois é só ir à respetiva autoridade cantonal dos migrantes para fazer o pedido.
Espero ter ajudado.
Helena

Responder