Olá "mar_21",
Sugiro que leias todas as mensagens deste tópico e não apenas as primeiras de 2013. Como podes verificar, vários colegas acrescentaram informação a este tópico e eu própria acrescentei em Agosto deste ano (2017) a informação mais recente que tenho, numa mensagem que a seguir transcrevo:
ssneves Escreveu:Olá "asp2016",
Em resposta a tua pergunta:
Deves informar a FCT que te inscreveste no
Seguro Social Voluntário (SSV) e solicitar o
reembolso dos valores que já pagaste à Segurança Social como contribuições do SSV (1º escalão), enviando cópia dos recibos dos teus pagamentos.
Penso que podes solicitar o reembolso através do email
bolsas@fct.pt incluindo a referência da tua bolsa no assunto da mensagem.
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos.phtml.pt
Posteriormente, a FCT irá incluir os reembolsos do SSV junto com o pagamento da tua bolsa. Antigamente, a FCT demorava 2-3 meses a efectuar os reembolsos do SSV depois de estes serem solicitados. No entanto, mais recentemente soube que, depois do bolseiro comunicar à FCT a adesão ao SSV, a FCT passaria a efectuar o pagamento do SSV de modo regular, mas não sei se é isto que actualmente se verifica.
Talvez algum colega que tenha bolsa actualmente possa esclarecer se a FCT está a efectuar (ou não) pagamentos automáticos do SSV junto com a bolsa (subsídio de manutenção mensal), depois do bolseiro ter comunicado a sua adesão ao SSV.
Cumprimentos,
Susana
-------------------
Susana Neves
Ninguém, até agora, contrariou o que escrevi em Agosto deste ano, por isso, presumo que os procedimentos de reembolso e pagamentos do SSV pela FCT se mantêm.
Assim:
- Primeiro tens que receber a documentação da FCT, com o teu contrato de bolsa asssinado pela FCT e uma declaração que refira que es bolseiro de investigação.
- A seguir, terás que te inscrever na Segurança Social apresentando a declaração da FCT de que es bolseiro, juntamente com um atestado médico que diga que estás apto para o trabalho; este atestado é passado por um médico no teu Centro de Saúde.
- Depois esperas que a Segurança Social confirme a tua inscrição no SSV (uma possível espera de cerca de 2 meses) e indique que deves começar a pagar as contribuições do SSV todos os meses.
- Depois de pagar as primeiras contribuições do SSV, envias os recibos para a FCT, que fará posteriormente o reembolso dos valores pagos e que, em princípio, a partir dessa altura começara a incluir as contribuições do SSV junto com o pagamento da tua bolsa.
Estas são as últimas informações que tenho sobre os procedimentos de adesão e pagamento do SSV.
Boa sorte,
Susana
-------------------
Susana Neves
mar_21 Escreveu:A informação neste tópico é de 2013. Gostava de saber se entretanto existiram mudanças relativamente ao procedimento de SSV?
Vou iniciar uma BI agora em Dezembro e gostava de ter SSV, o processo parece ser um tanto ou quanto complicado ainda... Pelo menos para quem não faz ideia de como as coisas funcionam.