BDI e projecto de investigação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
césar
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 21, 2015 2:09 pm
University/ Institute: Universidade Lisboa

BDI e projecto de investigação

Mensagem por césar »

Boas.

Foi-me atribuida uma bolsa de doutoramento (BD) no ultimo concurso, o que implica uma disponibilidade de 100% do tempo.

No entanto faço igualmente parte da equipa de investigação de um projecto de investigação aprovado com 30% de tempo atribuido ao projecto.

É compativel ter uma BD e estar inserido num projecto, ou não?

Note-se que as minhas funções no âmbito do plano de trabalhos da BD são totalmente compativeis com as minhas funções no projecto.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: BDI e projecto de investigação

Mensagem por spca »

Em princípio, sim (a menos que o projecto não seja no teu grupo de investigação do doutoramento).
Só não podes é ser pago por outras fontes, incluindo esse projecto...

Boa sorte.

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: BDI e projecto de investigação

Mensagem por ssneves »

Olá César,

O colega "spca" já respondeu a tua pergunta, mas vou dar mais alguma informação.

Como bolseiro de doutoramento, não tens qualquer incompatibilidade legal de trabalhares de modo não remunerado noutro projecto para além do teu projecto de doutoramento.

Se, por acaso, a tua participação a 30% num outro projecto implica que estás a ser pago por uma bolsa desse projeto durante alguns meses. Então, para aceitares a bolsa de doutoramento, terás que obrigatoriamente cancelar a bolsa que tens actualmente e não poderás assinar outro contrato de bolsa enquanto tiveres uma BD da FCT. Ver, por favor, o ponto 1 do Artigo 22º do Regulamento de Bolsas da FCT (2015):
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Re ... CT2015.pdf

No entanto, podes receber de projectos financiados em que sejas membro pagamentos relativos a viagens, ajudas de custo diárias e valores de inscrição em conferências (se o chefe/PI do projecto autorizar o pagamento desses gastos). Ver, as várias alíneas do ponto 3 do Artigo 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, que descrevem as excepções ao regime de exclusividade dos bolseiros:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro

Apesar de ter dito que, legalmente, podes trabalhar de modo não remunerado noutro projecto, é conveniente que consigas a concordância do teu orientador de doutoramento para que realizes esse trabalho "extra" - não previsto no teu plano de doutoramento.
Se esse outro projecto onde participas é um projecto do teu orientador, não deverá haver qualquer aborrecimento ao continuares como membro desse projecto.
Mas, se o projecto não é do grupo / lab onde vais realizar o doutoramento, então será conveniente obteres a concordância do teu orientador para realizares esse trabalho.

Numa função não remunerada, não há nada na lei que diga que o teu orientador precisa de autorizar a tua colaboração noutro projecto, mas se o teu orientador discordar em que realizes esse outro trabalho, ele poderá avaliar negativamente o teu trabalho de doutoramento - dizendo, por exemplo, que não cumpriste o plano de doutoramento por andares a trabalhar noutras coisas... Ao fim de cada ano de doutoramento, o teu orientador precisa de emitir um parecer para que possas ter a tua BD renovada para o ano seguinte.

Boa sorte!
Susana

-------------------
Susana Neves
césar Escreveu:Boas.

Foi-me atribuida uma bolsa de doutoramento (BD) no ultimo concurso, o que implica uma disponibilidade de 100% do tempo.

No entanto faço igualmente parte da equipa de investigação de um projecto de investigação aprovado com 30% de tempo atribuido ao projecto.

É compativel ter uma BD e estar inserido num projecto, ou não?

Note-se que as minhas funções no âmbito do plano de trabalhos da BD são totalmente compativeis com as minhas funções no projecto.
spca Escreveu:Em princípio, sim (a menos que o projecto não seja no teu grupo de investigação do doutoramento).
Só não podes é ser pago por outras fontes, incluindo esse projecto...

Boa sorte.

Responder