Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
jopa18
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça nov 17, 2009 2:02 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por jopa18 »

Olá, no painel de Química o factor de ponderação foi de 0,16 para BPD, o que fez que eu o ano passado tivesse nota 5 e este ano nota 1!!!!!!

Anda tudo doido ou quê? Foi esta a forma de cortarem as pessoas? A mudar as regras no meio do jogo?

Como mais de 5% tinha mais que 5 no mérito do candidato, há que prejudicar as pessoas!!!

:(

Ana Maria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 21, 2015 6:34 pm
University/ Institute: universidade

Mensagem por Ana Maria »

jopa18 Escreveu:Olá, no painel de Química o factor de ponderação foi de 0,16 para BPD, o que fez que eu o ano passado tivesse nota 5 e este ano nota 1!!!!!!

Anda tudo doido ou quê? Foi esta a forma de cortarem as pessoas? A mudar as regras no meio do jogo?

Como mais de 5% tinha mais que 5 no mérito do candidato, há que prejudicar as pessoas!!!

Não sei se houve intenção de prejudicar. Mas posso dizer - google um a um - que no meu painel os que tiveram bolsa são profs auxiliares...

tijobasa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 21, 2015 6:36 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por tijobasa »

A vergonha continua, o ano passado fiquei colocado em 26º lugar (atribuídas 22 bolsas) no painel de Biologia Experimental e Bioquímica concorrendo com a instituição UTAD - Vila Real.

Este ano concorrendo com o mesmo currículo e projeto mas com a instituição Nova de Lisboa fiquei colocado em 2º lugar (atribuídas 20 bolsas). Eu nasci no litoral e é sem dúvida um grande potencial deste país mas ainda mais vergonhoso é a destruição do interior nos mais variados aspetos, como por exemplo na investigação.

O que vale é que ganhei uma marie curie PhD e vou-me embora deste país onde a investigação é desvalorizada e espezinhada.

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Olacnog »

Isso é muito estranho... No meu caso também o calculo parece um pouco estranho, tendo em conta aquilo que estava a ser avaliado (mas não tenho razões de queixa).

jopa18
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça nov 17, 2009 2:02 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por jopa18 »

Ana Maria Escreveu:
jopa18 Escreveu:Olá, no painel de Química o factor de ponderação foi de 0,16 para BPD, o que fez que eu o ano passado tivesse nota 5 e este ano nota 1!!!!!!

Não sei se houve intenção de prejudicar. Mas posso dizer - google um a um - que no meu painel os que tiveram bolsa são profs auxiliares...

Pois..... Verifiquei no meu e também é um pouco disso, também....

Não percebo é como é possível uma pessoa ter tido 5 no ano anterior, e no caso de colegas que já concorreram algumas vezes, e este ano é tudo corrido a 1, 1 e pouco....

Haverá forma de contestar esta alteração a meio do percurso? Segundo a acta, o painel não estava todo de acordo.

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Neste momento parece impossível aceder ao site...

Este ano a FCT não divulgou o resultado por mail? Pelo mail que recebi fico na dúvida....

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Mensagem por cpsilva »

DC Escreveu:Neste momento parece impossível aceder ao site...

Este ano a FCT não divulgou o resultado por mail? Pelo mail que recebi fico na dúvida....

comunicou que tinham saído.
ao contrário do que acontecia antigamente, no email não é referido se se teve ou não bolsa, apenas é informativo de que os resultados foram publicados.

o email que recebi tem este teor:

"Exmo/a Senhor/a

No âmbito do processo de avaliação das candidaturas submetidas ao Concurso
para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, de Doutoramento em
Empresas e de Pós-Doutoramento 2015, e no cumprimento do que dispõe o artigo
18º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, cumpre-nos notificar
que os resultados da avaliação do Concurso se encontram disponíveis para
consulta em http://sig.fct.pt/fctsig, onde poderá aceder à transcrição da
sua ficha de avaliação, utilizando os códigos de acesso que lhe foram
atribuídos pela FCT quando se candidatou.

Fazemos notar que dispõe de dez dias úteis para se pronunciar, querendo, em
sede de audiência prévia de interessados, face à proposta de decisão que
consta da Ficha de Avaliação disponibilizada. Para este efeito deverá
apresentar as suas observações na área de consulta de resultados da
Candidatura.

Mais se informa que, para consultar os dados das restantes candidaturas
submetidas a concurso no âmbito do painel de avaliação da sua candidatura,
deverá, na área de consulta de resultados da Candidatura, aceder à -Tabela
de Resultados- e selecionar o nome do candidato cujo processo de candidatura
pretende consultar.

Com os melhores cumprimentos,
Paulo de Carvalho Pereira
Vogal do Conselho Diretivo da FCT, IP"

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Pois dá-lhes menos trabalho.... um mail chapa3 para todos... O problema é que assim todos os candidatos têm que aceder ao site e tudo ficaaaaa mmmmmaaiiissss lllleeeeennnttooooooo

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Mensagem por cpsilva »

pois, é verdade, a terrível lentidão pode vir daí...

mas quer lá a FCT saber disso, o que a FCT faz de melhor, é lixar-se para o bolseiro...

:evil:

pnsg
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 21, 2015 10:46 pm
University/ Institute: U. Minho

Mensagem por pnsg »

Boa noite,

Alguém tem informação acerca do modo como foram feitas as avaliações das BDE? Se todas as candidaturas foram agregadas e avaliadas num só painel (denominado "Painel Multidisciplinar das BDE") ou, pelo contrário, se houve um painel para cada uma das respetivas áreas científicas.

Obrigado!

pimpas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 10:30 pm
University/ Institute: UMINHO

Mensagem por pimpas »

Alguém me pode dizer o que é que o painel quer dizer com "O Painel aplicou um fator de correção de 0.81 às bonificações". Quer dizer que retiram 0.81 pontos do mérito do candidato ou adicionam? é que pelas contas que fiz não bate certo uma, nem outra!

year3000
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta nov 02, 2006 8:00 pm

Mensagem por year3000 »

pimpas Escreveu:Alguém me pode dizer o que é que o painel quer dizer com "O Painel aplicou um fator de correção de 0.81 às bonificações". Quer dizer que retiram 0.81 pontos do mérito do candidato ou adicionam? é que pelas contas que fiz não bate certo uma, nem outra!
Olá.

Não, significa que multiplicaram a tua nota por esse factor. A aplicação desses factores de correcção vai dar que falar... :?

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Finalmente consegui aceder... mas isto é demais... deram-me 0 nas publicacoes....

pimpas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 10:30 pm
University/ Institute: UMINHO

Mensagem por pimpas »

year3000 Escreveu:
pimpas Escreveu:Alguém me pode dizer o que é que o painel quer dizer com "O Painel aplicou um fator de correção de 0.81 às bonificações". Quer dizer que retiram 0.81 pontos do mérito do candidato ou adicionam? é que pelas contas que fiz não bate certo uma, nem outra!
Olá.

Não, significa que multiplicaram a tua nota por esse factor. A aplicação desses factores de correcção vai dar que falar... :?

Obrigada year3000! Assim já bate certo...

anaritaalvaro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado ago 22, 2015 12:27 am
University/ Institute: cnc.ibili

Mensagem por anaritaalvaro »

Boa noite,

Alguém sabe como fazer as contas atendendo aos subcritérios de avaliação do mérito do candidato?
A soma de todas as subcritérios dá uma nota máxima de 19,19. Como converter para nota de 0 a 5?

Obrigado desde já.

Ana_C
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 11, 2006 4:17 pm
University/ Institute: N/A

Mensagem por Ana_C »

Ana Maria Escreveu:

No meu painel passa-se o mesmo, das 8 BPD atribuídas, 2 são para professores auxiliares. Não sei se ria, se chore, se o quê! :shock:

É a terceira vez que concorro e a minha classificação no mérito do candidato é uma anedota pegada em cada concurso. Este ano teria 4,04 sem a porcaria da ponderação de 0,170. Assim deram-me 1 no mérito, que com os 4.25 do projecto não chega para ter bolsa outra vez. Estou sem pachorra nenhuma para a FCT...

alvaro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 19, 2015 8:54 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por alvaro »

Caros colegas:

Alguem saive dizer onde estam os subcriterios dos planos de trabalhos.Nao o mérito do candidato,mais o subcriterios da avaliaçao do plano de trabalhos.

Obrigado.

jmcsmsantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 19, 2013 8:37 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por jmcsmsantos »

No painel de Sociologia aparentemente os critérios de avaliação das Bolsas de Doutoramento este ano foram exactamente os mesmos que os das Bolsas de Pos-Doc... por conseguinte a minha nota caiu para menos de metade.

Fiz as contas relativamente ao mérito de candidato, subtraindo a nota base e dividindo as bonificações pelos critérios em que fui avaliado, e cheguei a conclusão que cada paper internacional publicado resultou numa mísera bonificação de 0,086 pontos. O tecto máximo nesta rúbrica é de 2 valores, donde resulta que seriam necessários 23 papers para atingir a bonificação máxima só neste ponto. Por contraste, no ano passado um paper em revista internacional como primeiro autor era o suficiente para atingir a bonificação máxima.

Alguém me explique como é expectável um doutorando ter este número de publicações?

jorgeflag
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 21, 2009 4:51 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por jorgeflag »

Atas de avaliação BDP

Em 2 atas que consegui verde dominios diferentes, os painéis de avaliação assumem claramente que não se sentem confortáveis com a classificação obtida pelos critérios da FCT e com os critérios de ponderação (qd há mts candidatos com nota 5) que distorcem os resultados podendo haver candidatos com planos de trabalho com deficiências que ficam classificados à frente de melhores candidaturas.

Penso que isto é grave e vai dar que falar... O que acontece nos vossos painéis?

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Tornando a minha situacão clara (candidatura a BPD):

Tive 0 nas publicacoes, quando tenho total 15 artigos e nos quais se incluem:

1 numa conferencia na lista scimago top 5% que aparece na ata.

1 numa conferencia com um IF mais alto que a anterior e que em Portugal apenas um prof. catedrádico conseguiu um artigo aceite no ano passado.

Tive 0.62 em participacoes de projectos, quando já fui membro de equipa de 3 projectos (1 FCT, 1 Finlandes e 1 Europeu) e sou responsavel por 1 WP do um projecto Europeu.

Se esta pontuacão não é rídicula, é o quê mesmo?

Responder