Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Olacnog
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo set 18, 2011 7:27 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas Individuais de Doutoramento 2015

Mensagem por Olacnog »

A inscrição é dia 1 de Setembro. Mas não sei se eles "deixam" (ou seja, sem consequências) uma pessoa desistir da bolsa de programa doutoral uma vez declarando interesse (isto assumindo que não saberei os resultados da FCT até lá). Isto porque já me foi dito que eu tenho a bolsa do programa doutoral.
A minha principal dúvida é: assumindo o pior dos cenários - FCT lança resultados depois de 1 de Setembro e eu já me inscrevi no programa - qual a consequência de eu desistir do programa doutoral? Pode me ser retirado a bolsa da FCT porque, na prática, já tive uma bolsa de programa doutoral, a qual eu aceitei?

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Mensagem por sergiodiassilva »

Com esses prazos é mais complicado, realmente. Mas se já sabes que tens a bolsa pelo programa doutoral, há assim tanta vantagem na bolsa individual?

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Olacnog »

Sim porque uma é integral no estrangeiro e outra apenas mista. Eu sei que pode parecer "reclamar de barriga cheia", mas tem relevância para o meu plano de doutoramento passar 2 ou 4 anos no estrangeiro.

joanaispaiva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 29, 2015 10:46 pm
University/ Institute: INESC TEC, Universidade do Porto

Mensagem por joanaispaiva »

Eu acho que se te candidatas-te às duas simultaneamente, penso que é melhor te informares sobre isso diretamente com a FCT.

Isto devido a uma nova regra que foi incluída no regulamento da FCT, citando os fatores de exclusão:

"Candidatos que tenham sido selecionados para a atribuição de bolsa no âmbito de um programa de
doutoramento financiado pela FCT (candidaturas a BD e BDE)".

Em fevereiro tb tive q desistir de um concurso para uma bolsa de programa de PhD pq me informaram se a resposta dessa bolsa saísse antes de dia 11 de Maio (data limite de inscrição) ficava inválida a candidatura da FCT - confirmei isso ligando para lá.
Não sei se eventualmente se alguém for escolhido para prog. doutoral antes de saírem os resultados da FCT acontece o mesmo, mas só confirmando.

Espero ajudar.

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Olacnog »

Obrigado Joana, já resolvi esse problema, mas obrigado na mesma.
Já agora, os projectos sairam. Não sei o que isso significa, mas algumas pessoas (novamente, isto é só suposições) dizem que as bolsas poderão estar para breve. Mas já não digo nada, visto que também me diziam que saia na semana passada e foi o que foi.

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação

Já agora, podemos perguntar como resolveste? Ou são manobras que não podes transcrever? :smt003

Todos os anos há fontes seguras que afinal não o são... eventualmente alguma acerta. Já faz parte do processo, é uma tradição milenar.

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Olacnog »

Foi simples, por acaso. Antes de mais, aquilo que a Joana disse é verdade, mas só se aplica ao concurso das bolsas. Ou seja, se fores seleccionado enquanto decorre o período da avaliação das bolsas individuais podes, ainda assim, escolher qual delas preferes (confirmado com a FCT).
Relativamente ao problema dos prazos, as pessoas responsáveis pelo programa doutoral também têm interesse em que as pessoas escolham primeiro as bolsas da FCT. Isto porque esses casos (penso que é metade dos que foram seleccionados) vão, de qualquer das formas, trabalhar no centro, independentemente da bolsa. Assim sendo, eles decidiram ir adiando as inscrições até os resultados da FCT saírem, mantendo assim a possibilidade das pessoas escolherem entre uma bolsa ou outra.

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Alguém sabe me confirmar se os resultados dos projectos de 2014 (candidatura em Janeiro de 2015) já saiaram? Ouvi um colega meu dizer que sim mas ainda não recebi nenhum email. Sabem onde tenho de ir para os consultar ou só o PI consegue fazer isso?

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Mensagem por cpsilva »

DuarteAlbuquerque Escreveu:Alguém sabe me confirmar se os resultados dos projectos de 2014 (candidatura em Janeiro de 2015) já saiaram? Ouvi um colega meu dizer que sim mas ainda não recebi nenhum email. Sabem onde tenho de ir para os consultar ou só o PI consegue fazer isso?

Só o PI consegue fazer isso.
No entanto e estranhamente, ainda não saíram todos os resultados. Sei de pessoas que souberam os seus resultados ontem, mas outras ainda não foram notificadas por email nem têm os resultados disponíveis na sua página pessoal.
Não faço ideia qual foi o critério, nunca tinha tido conhecimento de algo semelhante em anos anteriores, mas talvez dependa das áreas...

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Olacnog »

Sim, os resultados estão a sair por áreas. Não deverá tardar muito a estarem disponíveis os resultados para todas as áreas.

joanaispaiva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 29, 2015 10:46 pm
University/ Institute: INESC TEC, Universidade do Porto

Mensagem por joanaispaiva »

Olacnog Escreveu:Obrigado Joana, já resolvi esse problema, mas obrigado na mesma.
Já agora, os projectos sairam. Não sei o que isso significa, mas algumas pessoas (novamente, isto é só suposições) dizem que as bolsas poderão estar para breve. Mas já não digo nada, visto que também me diziam que saia na semana passada e foi o que foi.

Então, é tal como eu estava a pensar, ou seja, se eventualmente saíssem primeiro os resultados do prog. doutoral durante o período de candidaturas à FCT, ficava automaticamente excluída da FCT - eu confirmei isto com a FCT?

Ou seja:
Caso saia algum resultado depois do período de candidaturas - ou seja, depois de 11 de Maio - durante o período de avaliação, podemos escolher entre as 2?

É q entretanto decidi concorrer novamente a outro prog. doutoral paralelamente com a bolsa FCT, uma vez que, neste caso, não me importo de ficar num ou noutro. Mas tb gostaria de saber se, caso os resultados do prog. doutoral saiam mais cedo q a FCT, se posso escolher entre as duas...

Acho que é sempre melhor esperar e depois ver-se o que acontece, já que pensar que se vai ter podemos ter uma desilusão :s

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Olacnog »

Sim Joana, em principio, podes escolher. Isto foi me dito pela FCT e, se vires no regulamento, eles só te podem excluir se tiveres sido seleccionado antes da candidatura. Uma vez feita a candidatura, podes escolher (respeitando os prazos de cada um, claro). Se isto se alterar (se eles disserem que afinal não podes escolher) reclama porque não está nas regras e as regras não podem mudar a meio do período de decisão dos resultados.
Mas, pronto. Quando se trata da FCT uma pessoa já não pode contar com nada. É esperar para ver, mas se realmente eles decidirem que não temos direito a escolha devia-se protestar.

Olacnog
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Olacnog »

Resultados em manutenção na página SIG... Normalmente isto acontece no dia de saida dos resultados... Poderá estar para breve.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Olacnog Escreveu:Resultados em manutenção na página SIG... Normalmente isto acontece no dia de saida dos resultados... Poderá estar para breve.
Confirmo.

cpsilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 21, 2014 12:44 pm
University/ Institute: UAveiro

Mensagem por cpsilva »

el_Bosco Escreveu:
Olacnog Escreveu:Resultados em manutenção na página SIG... Normalmente isto acontece no dia de saida dos resultados... Poderá estar para breve.
Confirmo.

Sim, eu também!
Possivelmente, será hoje o grande dia...

cessm
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 19, 2015 11:33 am
University/ Institute: IPMA

Mensagem por cessm »

cpsilva Escreveu:
el_Bosco Escreveu:
Confirmo.

Sim, eu também!
Possivelmente, será hoje o grande dia...

Não encontro nada disso e já vasculhei as páginas.... Onde é que vêem essa informação???

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por el_Bosco »

Na aba "Resultados Concursos de Bolsas" na pagina principal do FCTSIG, depois de te logares.

Para quem não participou em concursos anteriores, essa aba não tem alteração quando está em manutenção. Já nos anos anteriores tb foi assim.

cessm
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 19, 2015 11:33 am
University/ Institute: IPMA

Mensagem por cessm »

el_Bosco Escreveu:Na aba "Resultados Concursos de Bolsas" na pagina principal do FCTSIG, depois de te logares.

Para quem não participou em concursos anteriores, essa aba não tem alteração quando está em manutenção. Já nos anos anteriores tb foi assim.

Era preciso encontrá-la!!! Não me aparece nada... talvez por ter sido a primeira vez que concorri??

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por el_Bosco »

Pode ser isso sim.

Não stressem nem se preocupem que nos anos anteriores a manutenção começou por volta das 10 só depois das 17h é que os resultados saíram. E nas horas seguintes recebem um email com o resultado.

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação

O meu esteve em manutenção e deixou de estar sem aparecer nada de novo.

Responder