Engravidei a minha Orientadora - Agora o que faço?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
fcedro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 26, 2014 10:19 am
University/ Institute: Portugal

Engravidei a minha Orientadora - Agora o que faço?

Mensagem por fcedro »

Desculpem a todos pela insólita questão.

Acontece que aconteceu. Será que posso perder a bolsa da FCT? Ou até poder ser expulso do curso de doutoramento? É que não encontro nada em nenhum lugar sobre isto.

Alguém me pode ajudar?

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Re: Engravidei a minha Orientadora - Agora o que faço?

Mensagem por emekapa »

É um post sério? :shock:

Caso tenha acontecido, a tua orientadora pode ter alguns problemas na instituição. Em relação ao bolseiro não sei como será... De qualquer das maneiras: Boa Sorte!

amc88
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça nov 11, 2014 7:49 pm
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por amc88 »

Bom, é de facto uma questão pertinente que afeta uma elevada percentagem de bolseiros da FCT. Penso que a tua preocupação agora não deve ser a questão da bolsa (não está nada no regulamento em relação a este assunto) mas sim à ordem de autores em papers em co-autoria com ela e também em relação à capacidade de supervisão durante a gravidez.
Acho que deves deixar bastante claro que o teu plano de trabalhos não pode ser afetado pela gravidez e que a baixa pós-parto não deve condicionar a tua submissão ou colocar em causa outras metas de relevo (como a submissão de papers). Como as instituições de ensino superior portuguesas são habitualmente dadas ao favorecimento de afilhados acho que pode obviamente vir a beneficiar-te no futuro, mas vai depender sempre de uma série de fatores (a tua orientadora é casada/se for casada está disposta a assumir a relação contigo, etc/o sexo do bebé, etc).
Aconselhava também que ligasses para a FCT para obteres mais esclarecimentos, acredito que graças à experiência, disponibilidade e delicadeza dos seus funcionários vais ficar bastante mais tranquilo.
Cumps.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Desculpa a frontalidade, mas a FCT não tem:
- que saber que a tua orientadora está grávida.
- que foste tu que a engravidaste.

Não vejo o porquê da situação.

Com a instituição a que pertence a orientadora é que poderá ser mais complexo pois muitas instituições proíbem e punem orientadores/professores com relacionamentos com alunos/orientandos.

Mas tanto o OP como a resposta abaixo indiciam tratar-se de um troll.
amc88 Escreveu:Bom, é de facto uma questão pertinente que afeta uma elevada percentagem de bolseiros da FCT.

Responder