Boa tarde a todos.
Gostaria de colocar-vos uma questão acerca da conciliação entre uma Bolsa de Doutoramento e uma ocupação profissional. Suponhamos que eu começo a trabalhar até saírem os resultados da Bolsa. Entretanto, se me for atribuída uma Bolsa, há possibilidade de propor à FCT continuar a trabalhar e ter a Bolsa, ou geralmente são situações inconciliáveis?
Agradeço desde já a vossa disponibilidade
Conciliar BD com ocupação profissional
-
- recém-chegado
- Registado: quarta abr 29, 2015 2:35 pm
- University/ Institute: ISCTE-IUL
-
- cientista assíduo
- Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
- University/ Institute: CIBIO - UP
Re: Conciliar BD com ocupação profissional
As bolsas são em EXCLUSIVIDADE a não ser que a ocupação tenha a ver directamente com a tua investigação (casos muito raros e dificeis de justificar para a FCT).
Logo não só não é possivel como é ilegal teres outra fonte de rendimento.
Quanto a arranjares trabalho até a bolsa começar, não é problema desde que à data do inicio do plano de trabalhos não estejas a trabalhar. Relembro que tanto para a candidatura como para assinares o contrato tens de assinar um termo de honra em como não tens outra ocupação.
Logo não só não é possivel como é ilegal teres outra fonte de rendimento.
Quanto a arranjares trabalho até a bolsa começar, não é problema desde que à data do inicio do plano de trabalhos não estejas a trabalhar. Relembro que tanto para a candidatura como para assinares o contrato tens de assinar um termo de honra em como não tens outra ocupação.
-
- recém-chegado
Pois, e tem toda a razão de ser, porque um Doutoramento representa uma ocupação a full-time.
Chato é o "risco" de perder a oportunidade de celebrar contrato com uma empresa enquanto se espera uma aprovação da FCT e depois não a ter.
Enfim.
Obrigada pela tua pronta resposta.
Chato é o "risco" de perder a oportunidade de celebrar contrato com uma empresa enquanto se espera uma aprovação da FCT e depois não a ter.
Enfim.
-
- Sócios
- Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Olá "IneSousa90",
Se tens a oportunidade de assinar um contrato de trabalho com uma empresa, eu sugiro que aceites o contrato!
Se tiveres sucesso com a candidatura a bolsa de doutoramento, podes adiar o início da bolsa durante um ano - até 1 Set. 2016. Repara no que é dito no Aviso de Abertura do Concurso de Bolsas Individuais da FCT (2015):
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... ra2015.pdf
"As bolsas não poderão ter início antes do dia 1 de outubro de 2015, nem após o dia 1 de setembro de 2016"
E, como sabes, ter bolsa de doutoramento não é nada fácil. A maioria dos candidatos não consegue bolsa. E nem sequer notas de curso elevadas garantem uma bolsa, porque metade da cotação da candidatura (50%) deriva da avaliação do "mérito e exequibilidade do programa de trabalhos", que é altamente subjectivo.
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... ao2015.pdf
Portanto, se tens uma oferta de trabalho não a percas!
Boa sorte!
Susana
-------------------
Susana Neves
Se tens a oportunidade de assinar um contrato de trabalho com uma empresa, eu sugiro que aceites o contrato!
Se tiveres sucesso com a candidatura a bolsa de doutoramento, podes adiar o início da bolsa durante um ano - até 1 Set. 2016. Repara no que é dito no Aviso de Abertura do Concurso de Bolsas Individuais da FCT (2015):
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... ra2015.pdf
"As bolsas não poderão ter início antes do dia 1 de outubro de 2015, nem após o dia 1 de setembro de 2016"
E, como sabes, ter bolsa de doutoramento não é nada fácil. A maioria dos candidatos não consegue bolsa. E nem sequer notas de curso elevadas garantem uma bolsa, porque metade da cotação da candidatura (50%) deriva da avaliação do "mérito e exequibilidade do programa de trabalhos", que é altamente subjectivo.
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... ao2015.pdf
Portanto, se tens uma oferta de trabalho não a percas!
Boa sorte!
Susana
-------------------
Susana Neves
IneSousa90 Escreveu:Pois, e tem toda a razão de ser, porque um Doutoramento representa uma ocupação a full-time.
Enfim.
-
- recém-chegado
Obrigada pela tua sugestão, Susana!
De facto, o Doutoramento era o meu grande objectivo, mas tendo em conta os comentários que tenho lido e ouvido sobre a dificuldade em obter a Bolsa, começo a sentir algum receio em recusar potenciais ofertas.
Obrigada pela tua sinceridade.
Inês
De facto, o Doutoramento era o meu grande objectivo, mas tendo em conta os comentários que tenho lido e ouvido sobre a dificuldade em obter a Bolsa, começo a sentir algum receio em recusar potenciais ofertas.
Obrigada pela tua sinceridade.
Inês