Bolsas Programa Incentivo 2015?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
JFSilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 18, 2014 7:34 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Bolsas Programa Incentivo 2015?

Mensagem por JFSilva »

Caros colegas,
Como é do vosso conhecimento, no ano passado o Governo abriu um programa de financiamento extraordinário para Institutos/Laboratórios/etc., atribuindo um determinado montante de acordo com a avaliação dos mesmos. Estes, por sua vez, utilizaram o financiamento como melhor lhes aprouve: uns atribuíram bolsas de Mestre (980e), outras - para aumentar o número de contemplados - de Licenciado (745e), por um período de tempo também variável.
Este investimento suplementar da parte do Governo deveu-se, em boa parte, às manifestações e reclamações da parte dos candidatos a bolseiros e, igualmente, das instituições que viram o número de estudantes de PhD a reduzir drasticamente (uns mais do que outros é certo), o que as levou a confrontar a FCT e o Governo, pedindo pelo respectivo "Incentivo".
Posto isto, a questão que vos coloco é a seguinte: acontecerá, este ano, um processo de atribuição de financiamento do mesmo género? Ao olhar para o facto de, na última manifestação convocada pela ABIC (corrijam-me se estiver enganado) não estiveram mais que uma dezena de pessoas e que, da parte das instituições de acolhimento parece existir uma acalmia e pacto de não agressão (será porque algumas das que têm maior peso não foram este ano tão penalizadas?), pelo que tenho sérias dúvidas que tal financiamento - no que ao direccionamento para os estudantes diz respeito - venha a ocorrer.
Alguém me pode esclarecer sobre o assunto?
Muito obrigado pela atenção.
Cumprimentos,
JFSilva.

Responder