Contrato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo dez 21, 2014 2:41 pm
University/ Institute: Université Paris-Sud

Contrato

Mensagem por MarioPereira »

Olá a todos,

Submeti todos os papéis necessários à emissão do contrato no dia 6 de Fevereiro, tendo pedido o início oficial da bolsa para dia 1 de Março.

Alguém está já nesta situação de espera do contrato? Alguém sabe se houver algum problema com algum dos documentos, quanto tempo demoramos a saber? Há alguma previsão de quanto tempo até serem emitidos os contratos?

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

Re: Contrato

Estive hoje na loja do cidadão e a situação relativa aos contratos é a seguinte: ainda nenhum documento foi analisado. Nao importa se ja lacraram ou não, o processo está completamente parado! A justificação que me deram é que este ano decidiram so começar (e volto aqui a sublinhar o começar) a olhar para os documentos do contrato depois de concluidas as audiências previas. Perguntei qual era entao a previsão deles, ao que mais uma vez me disseram que não sabem, mas que de certeza que não será em Março.

O ano passado houve bolseiros com contrato emitido no dia 14 de Fevereiro, exactamente um mês depois de publicados os resultados do concurso.

Quando tentei insistir no facto que a demora do contrato poderia hipotecar a minha inscriçao neste ano lectivo a resposta que me deram foi: "Ahh, descanse mas é este ano que depois vai andar com muito trabalho e nem tempo tem para isso"... Se a ABIC quiser juntar mais esta situação ao role de episódios "caricatos" da FCT estejam perfeitamente à vontade, ficaria até muito grato ;)

TMCS
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta dez 04, 2013 5:40 pm
University/ Institute: ATT

Mensagem por TMCS »

Muito bem...... :shock: Estamos então sem qualquer tipo de sustento a trabalhar até ele se decidirem elaborar os contratos ? Tendo em conta que todas as actividades laborais devem cessar antes da data indicada para inicio da bolsa (no meu caso 1 Fev).

Alguém sabe quanto tempo demorou as audiências previas no ano passado ?

TMCS
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por TMCS »

Contactei hoje a FCT, confirmo que a análise dos documentos, a fim de elaborar os contratos, só será feita após a divulgação dos resultados das audiências previas.

Ou seja.. vamos estar mais de 90 dias (para quem já iniciou a bolsa) sem qualquer tipo de rendimento. Pior, na eventualidade de já se encontrarem no período indicado para o inicio de bolsa não podem exercer qualquer actividade professional. :evil: !

A ABIC está informada de toda esta situação ?

TMCS
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por TMCS »

Alguém sabe onde se encontra o artigo referente aos retroativos ? Tendo em conta a data pretendida de inicio de bolsa.

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

Eu acho que esta é a situação mais ridícula de todo este concurso... O ano passado também havia audiências prévias, porque raio se foram lembrar este ano de tal parvoíce? :!:

Estamos a brincar com a vida de muita gente. Não podemos exercer nenhuma outra actividade profissional, já que corremos o risco de ficar sem bolsa mesmo antes de a ter. E no meu caso, não consigo efectivar a minha inscrição junto da instituição estrangeira onde pretendia realizar o doutoramento... Este ano lectivo foi ao ar, e lá está, não posso exercer mais nenhuma actividade remunerada porque pedi o contracto para dia 1 de Março

TMCS
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por TMCS »

Isto é de facto muito grave. Na eventualidade de as pessoas se conseguirem sustentar até que a situação seja regularizada em termos de pagamentos que certezas temos nós que iremos receber os retroativos de todos os meses para trás ?

É também nisso que nos devemos salvaguardar... mas curiosamente não existe nenhuma alinea, no regulamento, pelo menos que eu tenho visto, relativa aos retroactivos......

jxavier
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 06, 2014 2:08 pm
University/ Institute: UALG

Mensagem por jxavier »

Eles todos os anos se atrasam nos pagamentos e pagam depois com retroactivos, isso é garantido. Lembro-me que em 2009 a minha bolsa de doutoramento começou em Janeiro e só me pagaram em Maio todos os meses até aí!

Mas que é uma vergonha todos os anos este atraso no pagamento das bolsas é! E de acordo com o que vocês dizem este ano ainda vai ser pior! Acho surreal que só olhem para a vossa papelada e contratos quando acabarem de avaliar os pedidos de audiência prévia que devem ser umas largas centenas (o meu inclusivé). Isso vai ser quando? Pensando nos timings de anos anteriores (e sendo optimista), se conseguirem despachar as audiências prévias até Abril e começarem a olhar para as vossas papeladas nessa altura, só lá para Junho é que os primeiros começam a receber os contratos (que têm de assinar e devolver) e em Julho/Agosto começam a ser pagos? Epá, espero estar enganada...

TMCS
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por TMCS »

Estive novamente "à conversa" com a FCT por telefone, agora a conversa é outra...A senhora que me atendeu foi de uma simpatia extrema e fez o grande favor de falar com a directora dos recursos humanos na qual lhe disse que a FCT irá cumprir o que se encontra no regulamento para a elaboração dos contratos (90 dias úteis). Foi-me também dito que não têm conhecimento que a elaboração dos contratos vai ser apenas feita após as audiências previas. :shock: Toda esta situação é no mínimo estranha e o estado de confusão dentro da FCT é mais que evidente.

Em que ficamos ? :roll:

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

TMCS Escreveu:Estive novamente "à conversa" com a FCT por telefone, agora a conversa é outra...A senhora que me atendeu foi de uma simpatia extrema e fez o grande favor de falar com a directora dos recursos humanos na qual lhe disse que a FCT irá cumprir o que se encontra no regulamento para a elaboração dos contratos (90 dias úteis). Foi-me também dito que não têm conhecimento que a elaboração dos contratos vai ser apenas feita após as audiências previas. :shock: Toda esta situação é no mínimo estranha e o estado de confusão dentro da FCT é mais que evidente.

Estes 90 dias que falas, são contados a partir do quê?

TMCS
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por TMCS »

MarioPereira Escreveu:
TMCS Escreveu:Estive novamente "à conversa" com a FCT por telefone, agora a conversa é outra...A senhora que me atendeu foi de uma simpatia extrema e fez o grande favor de falar com a directora dos recursos humanos na qual lhe disse que a FCT irá cumprir o que se encontra no regulamento para a elaboração dos contratos (90 dias úteis). Foi-me também dito que não têm conhecimento que a elaboração dos contratos vai ser apenas feita após as audiências previas. :shock: Toda esta situação é no mínimo estranha e o estado de confusão dentro da FCT é mais que evidente.

Não me souberam dizer lol, suponho que seja a partir do dia da lacragem dos documentos ? :?

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

TMCS Escreveu:
MarioPereira Escreveu:

Não me souberam dizer lol, suponho que seja a partir do dia da lacragem dos documentos ? :?
Alguém me consegue apontar onde está o regulamento sobre isto?

TMCS
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por TMCS »

ARTIGO 20.º – Prazo para assinatura do contrato
Depois de recebidos todos os documentos necessários à celebração do contrato, a entidade financiadora deve decidir sobre a concessão da bolsa no prazo de 90 dias úteis, suspendendo-se a contagem do prazo sempre que o procedimento esteja parado por causa que não lhe seja imputável.
Nos 15 dias úteis seguintes à data do recebimento do contrato de bolsa de investigação, o bolseiro deve devolvê-lo à entidade financiadora devidamente assinado.

source: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

Mais alguém tentou saber pormenores desta situação junto da FCT? As contradições dentro da própria FCT são mais que evidentes, quanto mais gente tentar chegar à fala com eles mais hipóteses temos de fazer pressão e esclarecer este processo.

SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta out 25, 2007 7:44 pm

Mensagem por SUSYmodel »

...
Última edição por SUSYmodel em terça jan 29, 2019 1:12 pm, editado 1 vez no total.

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

SUSYmodel Escreveu:ola, ja alguem tem os documentos aprovados?
Aqui ainda nada :(

ezap
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mar 11, 2015 10:45 am
University/ Institute: UdM

Mensagem por ezap »

Ola a todos,
enviei há 2 semanas email á FCT para saber se a elaboração dos contratos vai começar só após a divulgação dos resultados das audiências previas.
Esta foi a resposta deles:

"Submetidos e lacrados os documentos, resta aos candidadtos aguardar a análise e nova resposta por parte da FCT. Sendo de momento impossivel prever quando isso sucederá. Até então, nunca a elaboração dos contratos estiveram dependentes da divulgação dos resultados da Audiência Prévia. Não existindo qualquer informação ou decisão que seria diferente com o concurso de 2014."

Vamos ter que ter paciência....

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

Mas então se não estão à espera das audiências prévias, qual a razão para esta demora exagerada? Enfim, muito fraquinha esta FCT...

pedrobL
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mar 11, 2015 3:04 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por pedrobL »

Vim ao fórum na esperança de encontrar alguém a quem já tivesse sido enviado o contrato e parece q nem sequer encontro alguém a quem a documentação já tenha sido analisada. Tb me encontro na mesma situação, sem qquer rendimento e em standby após ter lacrado a submissão de documentos no início de fevereiro. Compreendo q n seja tarefa fácil gerir todos os processos c/ q a FCT se tem de debater mas impedir os futuros bolseiros de terem rendimentos e n agilizar a celebração dos contratos parece-me de facto absurdo. Enfim, acho q nada mais nos resta senão esperar e ir tratando das cópias autenticadas e do atestado (salazarista!) p/ quem pretende iniciar o SSV.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Temos de ter calma e paciência. Todos aqui já sabem como é a FCT.
Não há nada que possamos fazer... Pior são os que nem bolsa tiveram.

Responder