Boa tarde,
Sou bolseira de doutoramento da FCT, com uma bolsa totalmente no estrangeiro.
Este ano enviei os documentos para a renovação da mesma para o 4º ano de bolsa. A minha bolsa tem inicio em Março, e como em todos os anos anteriores, enviei os documentos no fim de Dezembro (dentro dos 60 dias).
A meio de Janeiro liguei para os serviços a averiguar se estava tudo em condições para a renovação, ao que me responderam que sim, que os documentos chegaram e que não me preocupasse que tudo chegou a horas. Disseram-me também que ainda não tinham pegado nas renovações para Março, que apenas tratam das renovações no mês anterior e por isso só durante Fevereiro ouviria se estava tudo ok com a renovação.
Hoje voltei a ligar, não tendo ainda recebido nenhuma comunicação acerca da renovação, e para meu espanto foi me dito que a mesma não foi processada pelos serviços pois os documentos não chegaram a tempo. Disseram-me que os documentos chegaram à FCT no dia 5 de Janeiro, e apenas foram redireccionados para os serviços correctos no dia 9. No entanto, eu verifiquei e o aviso de recepção dos CTT diz que os mesmos foram entregues dia 30 de Dezembro (ou seja, dentro dos 60 dias). Também me foi dito que nessa altura muita gente está de férias, por isso é normal haver atrasos, que deveria ter enviado tudo por email (noto que no passado, sempre me disseram que precisavam dos originais de todos os documentos ou não seriam aceites).
Em conclusão, não serei paga no mês de Março quando enviei os documentos dentro dos prazos adequados, ainda que me tenham tentado convencer que este não foi o caso.
Gostava de saber se mais alguém teve algum problema semelhante com a renovação recentemente, e também que me sugiram a melhor forma de proceder para fazer uma queixa a expor a situação.
Cumprimentos,
Atraso na renovação da bolsa
-
- Sócios
- Mensagens: 327
- Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Re: Atraso na renovação da bolsa
Olá "hime",
A situação que descreves é mais uma prova da degradação considerável do funcionamento dos serviços da FCT. No passado recente, a FCT dava sempre alguma tolerância no que se refere ao envio de documentos para a renovação das bolsas. Mesmo documentos que chegavam com alguns dias de atraso eram, em regra, processados a tempo, a não ser que houvesse documentos em falta. Só no caso em que o atraso no envio era considerável, perto de um mês ou mais, é que as renovações se atrasavam e os pagamentos da bolsa eram suspensos.
Parece-me inaceitável a resposta que recebeste da FCT ao telefone. É pena que não tenhas provas do que te disseram nessa conversa. Mas tens provas de que os teus documentos chegaram à FCT dentro do prazo, e logo qualquer demora na renovação será culpa da FCT.
É verdade que a FCT antes exigia o envio dos documentos originais por correio. Se a FCT quer agora que os documentos da renovação sejam enviados apenas por email, que o diga claramente em comunicação a todos os seus bolseiros.
Por isso, sugiro que envies um email para a FCT a reclamar pelo que te foi dito ao telefone sobre o atraso previsto na renovação da tua bolsa, apesar de teres submetido todos os documentos dentro do prazo - No email para a FCT, envia também cópia do aviso de recepção que recebeste.
Espera então até à primeira semana de Março para verificar se a FCT responde ao teu email ou se o pagamento da bolsa é efectuado como seria normal, tendo em conta que submeteste todos os documentos da renovação dentro do prazo, respeitando todas as normas do Artigo 21º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml).
Se se confirmar que não recebes o pagamento da tua bolsa no início de Março, então sugiro que submetas uma queixa ao Provedor do Bolseiro (http://www.provedordobolseiro.pt/), explicando o que aconteceu com a tua documentação da renovaçao da bolsa, e enviando também cópia do aviso de recepção e de toda a informação ou respostas que te forem dadas pela FCT por telefone e/ou email.
Relembro que, de acordo com o Artigo 9º do Estatuto do Bolseiro de Investigação (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro), todos os bolseiros têm direito a:
"Receber pontualmente o financiamento de que beneficiem em virtude da concessão da bolsa".
Cumprimentos,
Susana
--------------------
Susana Neves
A situação que descreves é mais uma prova da degradação considerável do funcionamento dos serviços da FCT. No passado recente, a FCT dava sempre alguma tolerância no que se refere ao envio de documentos para a renovação das bolsas. Mesmo documentos que chegavam com alguns dias de atraso eram, em regra, processados a tempo, a não ser que houvesse documentos em falta. Só no caso em que o atraso no envio era considerável, perto de um mês ou mais, é que as renovações se atrasavam e os pagamentos da bolsa eram suspensos.
Parece-me inaceitável a resposta que recebeste da FCT ao telefone. É pena que não tenhas provas do que te disseram nessa conversa. Mas tens provas de que os teus documentos chegaram à FCT dentro do prazo, e logo qualquer demora na renovação será culpa da FCT.
É verdade que a FCT antes exigia o envio dos documentos originais por correio. Se a FCT quer agora que os documentos da renovação sejam enviados apenas por email, que o diga claramente em comunicação a todos os seus bolseiros.
Por isso, sugiro que envies um email para a FCT a reclamar pelo que te foi dito ao telefone sobre o atraso previsto na renovação da tua bolsa, apesar de teres submetido todos os documentos dentro do prazo - No email para a FCT, envia também cópia do aviso de recepção que recebeste.
Espera então até à primeira semana de Março para verificar se a FCT responde ao teu email ou se o pagamento da bolsa é efectuado como seria normal, tendo em conta que submeteste todos os documentos da renovação dentro do prazo, respeitando todas as normas do Artigo 21º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml).
Se se confirmar que não recebes o pagamento da tua bolsa no início de Março, então sugiro que submetas uma queixa ao Provedor do Bolseiro (http://www.provedordobolseiro.pt/), explicando o que aconteceu com a tua documentação da renovaçao da bolsa, e enviando também cópia do aviso de recepção e de toda a informação ou respostas que te forem dadas pela FCT por telefone e/ou email.
Relembro que, de acordo com o Artigo 9º do Estatuto do Bolseiro de Investigação (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro), todos os bolseiros têm direito a:
"Receber pontualmente o financiamento de que beneficiem em virtude da concessão da bolsa".
Cumprimentos,
Susana
--------------------
Susana Neves
hime Escreveu:Boa tarde,
Sou bolseira de doutoramento da FCT, com uma bolsa totalmente no estrangeiro.
Este ano enviei os documentos para a renovação da mesma para o 4º ano de bolsa. A minha bolsa tem inicio em Março, e como em todos os anos anteriores, enviei os documentos no fim de Dezembro (dentro dos 60 dias).
A meio de Janeiro liguei para os serviços a averiguar se estava tudo em condições para a renovação, ao que me responderam que sim, que os documentos chegaram e que não me preocupasse que tudo chegou a horas. Disseram-me também que ainda não tinham pegado nas renovações para Março, que apenas tratam das renovações no mês anterior e por isso só durante Fevereiro ouviria se estava tudo ok com a renovação.
Hoje voltei a ligar, não tendo ainda recebido nenhuma comunicação acerca da renovação, e para meu espanto foi me dito que a mesma não foi processada pelos serviços pois os documentos não chegaram a tempo. Disseram-me que os documentos chegaram à FCT no dia 5 de Janeiro, e apenas foram redireccionados para os serviços correctos no dia 9. No entanto, eu verifiquei e o aviso de recepção dos CTT diz que os mesmos foram entregues dia 30 de Dezembro (ou seja, dentro dos 60 dias). Também me foi dito que nessa altura muita gente está de férias, por isso é normal haver atrasos, que deveria ter enviado tudo por email (noto que no passado, sempre me disseram que precisavam dos originais de todos os documentos ou não seriam aceites).
Em conclusão, não serei paga no mês de Março quando enviei os documentos dentro dos prazos adequados, ainda que me tenham tentado convencer que este não foi o caso.
Gostava de saber se mais alguém teve algum problema semelhante com a renovação recentemente, e também que me sugiram a melhor forma de proceder para fazer uma queixa a expor a situação.
Cumprimentos,
Re: Atraso na renovação da bolsa
Cara Susana,
Muito obrigada pela resposta, e pelas sugestões. Acabei de enviar um email directamente à FCT, detalhando a situação e com o comprovativo do aviso de recepção. Farei igualmente a exposição ao provedor do bolseiro no inicio do mês.
Infelizmente, duvido que vá ter alguma resposta deles em tempo útil, isto se sequer receber alguma resposta. A verdade é que já à vários meses que tenho enviado mails que nunca obtiveram resposta. Apenas por telefone tenho tido alguma sorte, com tempos de espera da ordem dos 40 minutos (telefonando do estrangeiro!).
Fico bastante desiludida com a situação, porque apesar de tudo nunca tive grandes razões de queixa da FCT ao longo destes 3 anos. Sempre fui paga a horas, e nunca me levantaram problemas com nenhum pedido. Quanto à degradação dos serviços, a chamada que fiz a meio de Janeiro é igualmente um bom exemplo do quanto a FCT se tem degradado ao longo dos últimos meses. Quando liguei, o senhor que me atendeu o telefone respondeu-me do seguinte modo à minha pergunta se os documentos tinham chegado e se estava tudo bem com o processo: "Sabe menina... De manhã, quando acorda, tem de ter confiança! Confiança que se carrega no interruptor, a luz se vai acender!" Simplesmente inacreditável e hilariante.
Cumprimentos,
Catarina
Muito obrigada pela resposta, e pelas sugestões. Acabei de enviar um email directamente à FCT, detalhando a situação e com o comprovativo do aviso de recepção. Farei igualmente a exposição ao provedor do bolseiro no inicio do mês.
Infelizmente, duvido que vá ter alguma resposta deles em tempo útil, isto se sequer receber alguma resposta. A verdade é que já à vários meses que tenho enviado mails que nunca obtiveram resposta. Apenas por telefone tenho tido alguma sorte, com tempos de espera da ordem dos 40 minutos (telefonando do estrangeiro!).
Fico bastante desiludida com a situação, porque apesar de tudo nunca tive grandes razões de queixa da FCT ao longo destes 3 anos. Sempre fui paga a horas, e nunca me levantaram problemas com nenhum pedido. Quanto à degradação dos serviços, a chamada que fiz a meio de Janeiro é igualmente um bom exemplo do quanto a FCT se tem degradado ao longo dos últimos meses. Quando liguei, o senhor que me atendeu o telefone respondeu-me do seguinte modo à minha pergunta se os documentos tinham chegado e se estava tudo bem com o processo: "Sabe menina... De manhã, quando acorda, tem de ter confiança! Confiança que se carrega no interruptor, a luz se vai acender!" Simplesmente inacreditável e hilariante.
Cumprimentos,
Catarina
-
- Sócios
- Mensagens: 327
- Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Re: Atraso na renovação da bolsa
Olá Catarina,
Obrigada pela rápida resposta.
Se no passado enviaste emails para a FCT para os quais não recebeste qualquer resposta, então refere este facto também na reclamação que apresentares ao Provedor do Bolseiro.
Acredito que os problemas dos serviços da FCT não são culpa dos seus funcionários, muitos dos quais estarão sobrecarregados de trabalho, e obrigados a seguir regras definidas superiormente... Por isso, não me espanta que, ao telefone, algum funcionário até desabafe ou faça comentários extraordinários...
Vamos ver se a FCT responde ou não ao teu email de reclamação - Esqueci de referir que os emails enviados à FCT devem incluir sempre a referência da bolsa no "subject" do email (ver: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos). Se não enviaste o teu email desta maneira, reenvia a mensagem incluindo a referência da bolsa no "subject", como pedido.
Se a FCT não te responder no prazo de 2 semanas, tens razão mais do que suficiente para reclamar ao Provedor do Bolseiro sobre o atraso na renovação da tua bolsa, e a falta de resposta a emails.
Será muito difícil que, depois de lerem o teu email na FCT, a renovação da tua bolsa seja processada a tempo de entrar nos pagamentos de Março. Mas pelo menos ficas a saber se têm a lata de te responder (como fizeram ao telefone) dizendo que os teus "documentos não chegaram a tempo"... Provavelmente vão dizer apenas que a tua bolsa foi renovada e que os pagamentos devidos serão efectuados "logo que possível", sem mais comentários...
Boa sorte!
Susana
-------------------
Susana Neves
Obrigada pela rápida resposta.
Se no passado enviaste emails para a FCT para os quais não recebeste qualquer resposta, então refere este facto também na reclamação que apresentares ao Provedor do Bolseiro.
Acredito que os problemas dos serviços da FCT não são culpa dos seus funcionários, muitos dos quais estarão sobrecarregados de trabalho, e obrigados a seguir regras definidas superiormente... Por isso, não me espanta que, ao telefone, algum funcionário até desabafe ou faça comentários extraordinários...
Vamos ver se a FCT responde ou não ao teu email de reclamação - Esqueci de referir que os emails enviados à FCT devem incluir sempre a referência da bolsa no "subject" do email (ver: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos). Se não enviaste o teu email desta maneira, reenvia a mensagem incluindo a referência da bolsa no "subject", como pedido.
Se a FCT não te responder no prazo de 2 semanas, tens razão mais do que suficiente para reclamar ao Provedor do Bolseiro sobre o atraso na renovação da tua bolsa, e a falta de resposta a emails.
Será muito difícil que, depois de lerem o teu email na FCT, a renovação da tua bolsa seja processada a tempo de entrar nos pagamentos de Março. Mas pelo menos ficas a saber se têm a lata de te responder (como fizeram ao telefone) dizendo que os teus "documentos não chegaram a tempo"... Provavelmente vão dizer apenas que a tua bolsa foi renovada e que os pagamentos devidos serão efectuados "logo que possível", sem mais comentários...
Boa sorte!
Susana
-------------------
Susana Neves
Re: Atraso na renovação da bolsa
Cara Susana,
Obrigada pela ajuda e conselhos. Mal obtenha alguma resposta da FCT partilharei aqui no fórum.
Aproveito para dizer que concordo totalmente que os funcionários da FCT devem ter um trabalho muito inglório. Infelizmente devem ser cada vez menos a fazer cada vez mais, e têm de gerir milhares de bolsas com cada vez menos financiamento. É de lamentar o que estão a fazer da investigação em Portugal.
Cumprimentos,
Catarina
Obrigada pela ajuda e conselhos. Mal obtenha alguma resposta da FCT partilharei aqui no fórum.
Aproveito para dizer que concordo totalmente que os funcionários da FCT devem ter um trabalho muito inglório. Infelizmente devem ser cada vez menos a fazer cada vez mais, e têm de gerir milhares de bolsas com cada vez menos financiamento. É de lamentar o que estão a fazer da investigação em Portugal.
Cumprimentos,
Catarina