Processo após a obtenção da BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Processo após a obtenção da BD

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá a todos,
Primeiro que tudo, dou os parabéns a todos os que conseguiram bolsa este ano :) e desejo muita força aos que (como eu no ano passado) não conseguiram :(
A recusa faz parte da nossa vida mas não nos resumimos a ela, nem por sombras!!
Não percam a esperança, sobretudo em vocês próprios...
_________
bem, como agora começa um processo diferente há algumas dúvidas que me surgiram:

Na nossa área pessoal do FCT-SIG está o link para fazermos upload dos documentos
penso que referentes às declarações de aceitação por parte das instituições e orientadores, certo?

- Pelo que li no regulamento temos 6 meses para fazer o upload dos documentos, e teremos também que enviar os originais pelo correio?

- Depois de recebidos os documentos, a FCT terá 90 dias para a concessão da bolsa e envio do contrato, e após o envio de contrato o candidato deve reenviá-lo no prazo de 15 dias úteis para a FCT.

- é preciso fazer alguma coisa antes do envio dos documentos? e.g declaração de aceitação?

- E quando e onde podemos indicar a data de início da bolsa? Há um formulário a preencher?

- Alguém sabe em média o tempo que decorre entre a assinatura do contrato e o início do pagamento da BD? Pelo que fui lendo aqui fórum costuma ser muito tempo...

Bem, por agora acho que as dúvidas são estas...

Boa sorte a TODOS nesta fase tanto num caso como no outro!

Obrigada :)
Sandra

aria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 21, 2015 11:31 pm
University/ Institute: universidade do porto

Re: Processo após a obtenção da BD

Mensagem por aria »

sandra.r.santos Escreveu:Olá a todos,
Primeiro que tudo, dou os parabéns a todos os que conseguiram bolsa este ano :) e desejo muita força aos que (como eu no ano passado) não conseguiram :(
_________
bem, como agora começa um processo diferente há algumas dúvidas que me surgiram:

Na nossa área pessoal do FCT-SIG está o link para fazermos upload dos documentos
penso que referentes às declarações de aceitação por parte das instituições e orientadores, certo?

- Pelo que li no regulamento temos 6 meses para fazer o upload dos documentos, e teremos também que enviar os originais pelo correio?

- Depois de recebidos os documentos, a FCT terá 90 dias para a concessão da bolsa e envio do contrato, e após o envio de contrato o candidato deve reenviá-lo no prazo de 15 dias úteis para a FCT.

- é preciso fazer alguma coisa antes do envio dos documentos? e.g declaração de aceitação?

- E quando e onde podemos indicar a data de início da bolsa? Há um formulário a preencher?

- Alguém sabe em média o tempo que decorre entre a assinatura do contrato e o início do pagamento da BD? Pelo que fui lendo aqui fórum costuma ser muito tempo...

Sandra
Olá Sandra,

Para responderes às tuas questões basta carregares no tal link que aparece na tua área pessoal do FCT sig. Lá estão descritos todos os documentos que necessitas, assim como um espaço para colocares a data de inicio da tua bolsa.

Em relação ao tempo que decorre entre a assinatura de contrato e o inicio de pagamento da bolsa por parte da FCT, acho que é um pouco aleatório. Conheço pessoas que receberam passado 3/4 meses e outros passados quase 6 meses.

Espero ter ajudado. E parabéns pela bolsa. :)

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

aria Escreveu:
sandra.r.santos Escreveu:Olá a todos,
_________

Sandra
Olá Sandra,

Para responderes às tuas questões basta carregares no tal link que aparece na tua área pessoal do FCT sig. Lá estão descritos todos os documentos que necessitas, assim como um espaço para colocares a data de inicio da tua bolsa.

Em relação ao tempo que decorre entre a assinatura de contrato e o inicio de pagamento da bolsa por parte da FCT, acho que é um pouco aleatório. Conheço pessoas que receberam passado 3/4 meses e outros passados quase 6 meses.

Espero ter ajudado. E parabéns pela bolsa. :)
Muito muito obrigada! :)
e um dia feliz para ti :)

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Boa tarde Sandra

À semelhança do teu caso, também fui contemplado depois de um concurso fracassado no ano transacto.

Ainda não comecei a tratar da papelada (só tenciono começar a bolsa em Setembro) mas à medida que o fizer vou passando por aqui para partilhar do for sabendo.

Para já estou com um possível problema com o Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau ... É que não fiz a matricula para este ano lectivo, e estou com receio que o período de matriculas para o ano 2015/2016 (o ano em que efectivamente vou começar a bolsa) só comece depois do fim destes 6 meses para o envio da documentação.

Como eles mencionam a possibilidade de ser ou Documento de aceitação como aluno de doutoramento emitido pelo Conselho Científico da Faculdade ou documento comprovativo de inscrição no programa de doutoramento, vou tentar arranjar o 1º com a minha orientadora.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

el_Bosco Escreveu:Boa tarde Sandra

À semelhança do teu caso, também fui contemplado depois de um concurso fracassado no ano transacto.

Ainda não comecei a tratar da papelada (só tenciono começar a bolsa em Setembro) mas à medida que o fizer vou passando por aqui para partilhar do for sabendo.

Para já estou com um possível problema com o Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau ... É que não fiz a matricula para este ano lectivo, e estou com receio que o período de matriculas para o ano 2015/2016 (o ano em que efectivamente vou começar a bolsa) só comece depois do fim destes 6 meses para o envio da documentação.

Como eles mencionam a possibilidade de ser ou Documento de aceitação como aluno de doutoramento emitido pelo Conselho Científico da Faculdade ou documento comprovativo de inscrição no programa de doutoramento, vou tentar arranjar o 1º com a minha orientadora.
Olá :)
Obrigada! e ainda bem que também conseguiste! :) eu estou no segundo ano e tenho estado a trabalhar ao mesmo tempo só que o rendimento não é o mesmo e tem sido um esforço enorme, tanto a nível de trabalho como financeiro... só de pensar que a FCT vai pagar as propinas é um alívio tão grande... como uma injeção de oxigénio na minha vida!

Eu sei de pessoas que iniciaram o doutoramento no segundo semestre, incusivamente no meu curso. Não sei exatamente como foi o processo mas uma colega minha só iniciou após ter a confirmação da FCT de que teve bolsa (o ano letivo começou em Outubro de 2012, com o ano curricular e a minha colega só começou a frequentar no segundo semestre) pergunta se é possível na tua universidade...

Boa sorte!
Também vou partilhando aqui o processo :)
Tem dia feliz!
:)

dnuk
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 24, 2012 10:49 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por dnuk »

Aproveitando este novo tópico para mais uma dúvida. No caso das bolsas mistas, as declarações de aceitação das instituições de acolhimento e do co-orientadores (do estrangeiro) a enviar agora à FCT têm de especificar já os períodos concretos de permanência lá fora? É um pouco difícil prever com exactidão as datas concretas com tanta antecedência. Obrigada :S

Responder