Concurso BD, BDE e BPD 2014

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
eduardo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 22, 2015 10:03 pm
University/ Institute: Univesidade de Santiago de Compostela

Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014

Mensagem por eduardo »

auroraleeblue Escreveu:
eduardo Escreveu:Boa noite,
A minha candidatura foi considerada "não admissível" e não foi avaliada. Dizem-me que "não foi realizada prova cabal da conclusão do grau académico exigido para a bolsa a que se candidata ou apresentada, em alternativa, declaração atestando o compromisso de obter esse mesmo grau até 31.dez.2014.". Contudo, quando foi-me notificado a falta desse documento, eu enviei a documentação por correio electrônico ao encereço bolsas@fct.pt, porque literalmente diziam "não sendo consideradas prenuncias rececionadas por outra qualquer via".
Gostaria de reclamar, mais não sei onde fazê-lo. No e-mail que mandaron hoje dizem que "deverá
apresentar as suas observações na área de consulta de resultados da candidatura", mais onde é isso? Alternativamente, onde é que posso chamar para fazer uma reclamação?
Muito obrigado
Eduardo
Estou na tua situacao—exactamente a mesma situação. Quando telefonei disseram-me que nao havia nada a fazer. Excluídos nao tem direito a reclamações. Estou para la de ofendida, mas ao mesmo tempo nada surpreendida. E Portugal afinal.

Que??? Que não temos direito a reclamar?? Pero se estamos excluídos por uma negligência deles!!
Pois eu penso reclamar, aimda que seja por outras vias...
Se somos vários na mesma situação podíamos pensar em fazer queixa conjunta

rsmpereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta dez 10, 2014 12:21 pm
University/ Institute: Universidade dos Açores

Mensagem por rsmpereira »

alguém me sabe informar onde podemos ver as classificações dos artigos científicos por quartis? de preferência o local usado pelos avaliadores, visto que a avaliação feita às minhas publicações não corresponde à realidade.,,

por favor ajudem

raquel costa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 22, 2015 11:33 pm
University/ Institute: U Aveiro

Mensagem por raquel costa »

indiferente Escreveu:É a palhaçada total.... quem ganha BPD em determinadas áreas, nem sequer é doutorado nessas áreas, mas está bem!

O que eu gostaria de saber é como posso ver, pelo menos, no mínimo, os títulos das investigações dos restantes candidatos! Além do mais, a transparência deveria permitir a visualização de todas as candidaturas na íntegra, como em qualquer concurso público.

Para além disso, retirar a questão da bonificação do número de publicações versus data de finalização do doutoramento origina comparações entre jovens com o doutoramento terminado há pouco tempo e matematicamente sem possibilidade de terem nem 10% das publicações de quem já terminou o doutoramento há muitos e bons anos.

Depois mandem os jovens lá para fora! E forneçam as bolsas a VELHOS e não portugueses e NÃO DOUTORADOS NA AREA À QUAL SE CANDIDATAM!
Meu caro...
Este comentário é totalmente descabido. Antes de mandar "bitaites", procure informar-se devidamente.

Infelizmente, não consegui bolsa Pós-Doc, mas permita-me questionar o seguinte:

- Qual o problema em obter bolsa numa área diferente à do PhD? Até porque não existem bolsas de doutoramento na minha área, especificamente. Bolonha promove a aprendizagem ao longo da vida, logo, faz sentido que os bolseiros possam adquirir competências em diferentes áreas. E, naturalmente, não me refiro a um candidato com PhD em Psicologia a candidatar-se a um pós-doc em engenharia ou afins... Mas existem áreas que se complementam (e.g., psicologia, sociologia, gerontologia e afins...).

- Terminei o doutoramento em 2012 e desde esse ano que tento bolsa pós-doc. Infelizmente, sem sucesso. Sou assim tão oldschool??? Onde é que acha que tive oportunidade para escrever papers com arbitragem científica, considerando que não consegui permanecer no mundo da investigação e tive de me fazer à vida? Trabalho numa ONG, em intervenção comunitária, logo, torna-se difícil fazer investigação e redigir papers!!! Portanto, até considero estar em desvantagem...

Não falem do que não sabem!!!

eduardo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 22, 2015 10:03 pm
University/ Institute: Univesidade de Santiago de Compostela

Mensagem por eduardo »

rsmpereira Escreveu:alguém me sabe informar onde podemos ver as classificações dos artigos científicos por quartis? de preferência o local usado pelos avaliadores, visto que a avaliação feita às minhas publicações não corresponde à realidade.,,

por favor ajudem
Você pode mirar na Web of Knowledge (ou Web of Science), na seção Journal Citation Reports (no canto superior esquerdo). Uma vez dentro, só é preciso escriver o nome da revista. Contudo, é necessário ter acesso (gerlamente desde a Universidade).

raquel costa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 22, 2015 11:33 pm
University/ Institute: U Aveiro

Mensagem por raquel costa »

Já agora...

BPD em Psicologia

Linha de Corte: 4,625
65 candidatos
17 bolsas atribuídas

careca
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 02, 2011 4:18 pm
University/ Institute: Instituto Politécnico de Coimbra

Mensagem por careca »

Mais alguém que tenha concorrido em Design foi avaliado pelo painel de Artes? Sabem onde posso aceder à totalidade da candidatura?

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Boas,

Alguém sabe dos resultados para BPD Ciências da Computação e da Informação? (Onde está o tópico ou a folha de excel com os resultados globais?;-))

Já agora, alguém me sabe dizer se este ano havia algum limite temporal para iniciar os trabalhos?

Obrigado!

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

BD - Artes
- Museologia e História da Arte

Linha de Corte: 4,400
26 candidatos
5 bolsas atribuídas

cspc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 23, 2015 8:42 am
University/ Institute: IST

Mensagem por cspc »

Bom dia a todos.

Aconteceu a mais alguém inscrever-se numa área científica e ser avaliado por um painel de outra área? Na candidatura eu escolhi a área de Ciências Biológicas e fui avaliada pelo painel de Biologia Experimental e Bioquímica.

Entretanto, para entrar para os registos, aqui fica:
BPD Biologia Experimental e Bioquímica:
Total de Candidatos - 142
Total Candidaturas aprovadas - 33 (23,2%)
Linha de Corte - 3,9

Obrigada!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

indiferente Escreveu:É a palhaçada total.... quem ganha BPD em determinadas áreas, nem sequer é doutorado nessas áreas, mas está bem!

O que eu gostaria de saber é como posso ver, pelo menos, no mínimo, os títulos das investigações dos restantes candidatos! Além do mais, a transparência deveria permitir a visualização de todas as candidaturas na íntegra, como em qualquer concurso público.

Para além disso, retirar a questão da bonificação do número de publicações versus data de finalização do doutoramento origina comparações entre jovens com o doutoramento terminado há pouco tempo e matematicamente sem possibilidade de terem nem 10% das publicações de quem já terminou o doutoramento há muitos e bons anos.

Depois mandem os jovens lá para fora! E forneçam as bolsas a VELHOS e não portugueses e NÃO DOUTORADOS NA AREA À QUAL SE CANDIDATAM!
Compreende-se que muita gente esteja furibunda com não atribuição da bolsa mas é de muito baixo nível começar a disparatar com argumentos ridículos como este.

A investigação quer-se cada vez mais multidisciplinar e não é só natural como deveria ser incentivada a mudança de área de investigação, caso seja produtivo.

Aplicar uma descriminação por idade não é só injusto mas também inconstitucional.

Ritagv1980
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 24, 2014 3:37 pm
University/ Institute: Instituto Dom Luiz

Mensagem por Ritagv1980 »

ncanha Escreveu:BPD 2014 - Ciências da Terra e do Ambiente

Candidatos: 70
Bolsas: 16
Linha de corte: 3.289
23% dos candidatos tiveram bolsa.

BPD 2014 - Ciências da Terra

Candidatos: 70
Bolsas: 15
Linha de corte: 4.605
21% dos candidatos tiveram bolsa

rmlopes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 23, 2015 9:51 am
University/ Institute: ist

Mensagem por rmlopes »

Alguém consegue explicar os critérios para bolsas de PD de contabilização de artigos e patentes na área de Ciências Ambientais e Outras Ciências Naturais????

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por el_Bosco »

Só o juri é que pode (mas não vai) esclarecer a escolha e valorização de determinados critérios em função de outros...

dida
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 09, 2009 11:31 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por dida »

rmlopes Escreveu:Alguém consegue explicar os critérios para bolsas de PD de contabilização de artigos e patentes na área de Ciências Ambientais e Outras Ciências Naturais????
Podes ver aqui:

https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... turais.pdf

Resumindo:

Média anual artigos SCI, entre o "ano de doutoramento - 2" e 2014 - apenas se publicados, aceites ou in press (com DOI) como 1º autor, último autor ou autor de correspondência * = 1

Artigos publicados em que não é nem 1º, nem último nem autor de correspondência = 0.5 (limite 3)

Patentes e patentes licenciadas = 0.5 (limite 1)

* Para cálculo da média, cada artigo publicado como 1º ou último autor ou autor de correspondência entra com o valor "1"
Para efeitos da contagem de tempo, serão descontados os períodos de licença de maternidade, paternidade ou doença prolongada

Apesar de nao mencionarem na tabela que, para os artigos em que não se é nem 1º, nem último nem autor de correspondência, se calcula também a média, foi assim que fizeram na minha avaliaçao.

Também presumo que as contas do n° de anos usado para a média seja um numero inteiro. Ou seja, 2 pessoas que tenham defendido quase ao mesmo tempo (por exemplo, em Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014) podem ter notas finais bem diferentes.

indiferente
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 22, 2015 8:26 pm
University/ Institute: UnA

Mensagem por indiferente »

raquel costa Escreveu:

Meu caro...
Este comentário é totalmente descabido. Antes de mandar "bitaites", procure informar-se devidamente.

Infelizmente, não consegui bolsa Pós-Doc, mas permita-me questionar o seguinte:

- Qual o problema em obter bolsa numa área diferente à do PhD? Até porque não existem bolsas de doutoramento na minha área, especificamente. Bolonha promove a aprendizagem ao longo da vida, logo, faz sentido que os bolseiros possam adquirir competências em diferentes áreas. E, naturalmente, não me refiro a um candidato com PhD em Psicologia a candidatar-se a um pós-doc em engenharia ou afins... Mas existem áreas que se complementam (e.g., psicologia, sociologia, gerontologia e afins...).

- Terminei o doutoramento em 2012 e desde esse ano que tento bolsa pós-doc. Infelizmente, sem sucesso. Sou assim tão oldschool??? Onde é que acha que tive oportunidade para escrever papers com arbitragem científica, considerando que não consegui permanecer no mundo da investigação e tive de me fazer à vida? Trabalho numa ONG, em intervenção comunitária, logo, torna-se difícil fazer investigação e redigir papers!!! Portanto, até considero estar em desvantagem...

Não falem do que não sabem!!!
Minha cara,

1) Quando me refiro a outras áreas, sei do que falo, não são áreas complementares, tais como as que refere no seu exemplo (sobre as quais estou plenamente de acordo);

2) Não entendeu certamente o que eu disse... em relação ao ponto dois estamos de acordo... eu estou a dizer exatamente isso, há uma desvantagem para os doutorados mais recentes, que, em anteriores concursos eram compensados numa lógica de classificação que entrava em linha de conta com o facto de alguém doutorado há pouco tempo, como é óbvio, não podia ter dezenas de artigos científicos.
Última edição por indiferente em sexta jan 23, 2015 11:49 am, editado 2 vezes no total.

indiferente
recém-chegado
recém-chegado

el_Bosco Escreveu:

Compreende-se que muita gente esteja furibunda com não atribuição da bolsa mas é de muito baixo nível começar a disparatar com argumentos ridículos como este.

A investigação quer-se cada vez mais multidisciplinar e não é só natural como deveria ser incentivada a mudança de área de investigação, caso seja produtivo.

Aplicar uma descriminação por idade não é só injusto mas também inconstitucional.
Em primeiro lugar é discriminar e não descriminar. Em segundo lugar, eu não estou a pedir uma discriminação pela idade, estou a pedir exatamente o oposto! Uma igualdade!

Alguém mais velho (muitos anos) teve a possibildiade de desenvolver uma grande quantidade de produção científica. Ora, alguém muito novo, que consegue terminar um doutoramento mais de uma dezena de anos antes, não teve, matematicamente, tempo para competir com essa produção científica. Logo, e bem, em anteriores concursos esta questão era minimamente salvaguardada, ao dizer-se que alguém com PhD há menos de X anos, e já com 1 ou dois IPC, tinha logo uma nota mínima de 3. Agora essa questão desapareceu!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por el_Bosco »

Mas claro que há uma desvantagem decorrente da experiencia e curriculo.

Isso é inerente ao mérito do candidato e ao carácter competitivo do concurso.

E depois ainda há a questão de que a avaliação não é feita exclusivamente através do CV mas tb do programa de investigação.

No meu entender, injusta era a situação anterior.

Rafael
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 23, 2012 5:26 pm
University/ Institute: Desconhecido

Mensagem por Rafael »

é óbvio que neste concurso de pos-doc se favoreceu doutorados com mais experiencia. Tal como o contrário aconteceu no ano passado.

Dizer que uma das duas situações é a correcta é absurdo.
Claro que uma pessoa com um longo e bom currículo tem mérito, mas também o tem uma pessoa acabada de se doutorar com (por exemplo) quatro artigos como primeiro autor. Isso não contou praticamente nada este ano. Mas assim corta-se as pernas aos mais novos...

Talvez a FCT devesse reflectir em fazer dois concursos, um para recém licenciados, outro para pessoal com pos-doc feitos
Não seria inédito, há países que têm diferentes concursos e assim é mais fácil e justo definir critérios exigentes

indiferente
recém-chegado
recém-chegado

el_Bosco Escreveu:Mas claro que há uma desvantagem decorrente da experiencia e curriculo.

Isso é inerente ao mérito do candidato e ao carácter competitivo do concurso.

E depois ainda há a questão de que a avaliação não é feita exclusivamente através do CV mas tb do programa de investigação.

No meu entender, injusta era a situação anterior.
Se acha que é justo... imagine que 25% dos que se candidatam têm 45 anos e que ao longo de 20 anos tiveram produção cientifica, tendo terminado o doutoramento aos 40 anos.

E pega em alguém doutorado antes dos 30 anos, e que concorre como sendo doutorado há 1 ano. Mas nesse 1 ano produziu 3 artigos científicos publicados em revistas internacionais de reconhecido valor.

Ora, a avaliação, tal como está, compara as pessoas ignorando idades e há quanto tempo terminaram o doutoramento. Acha que, mesmo que esse candidato mais novo tenha a pontuação máxima no plano de trabalhos conseguirá alguma vez ter bolsa? Nunca.

O que me está a dizer é que coisas como PIB per capita não interessam para nada.

Tem que existir uma ponderação "per capita", senão existirá a tal discriminação.
Última edição por indiferente em sexta jan 23, 2015 12:24 pm, editado 1 vez no total.

rmlopes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 23, 2015 9:51 am
University/ Institute: ist

Mensagem por rmlopes »

dida Escreveu:
rmlopes Escreveu:Alguém consegue explicar os critérios para bolsas de PD de contabilização de artigos e patentes na área de Ciências Ambientais e Outras Ciências Naturais????
Podes ver aqui:

https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... turais.pdf

Resumindo:

Média anual artigos SCI, entre o "ano de doutoramento - 2" e 2014 - apenas se publicados, aceites ou in press (com DOI) como 1º autor, último autor ou autor de correspondência * = 1

Artigos publicados em que não é nem 1º, nem último nem autor de correspondência = 0.5 (limite 3)

Patentes e patentes licenciadas = 0.5 (limite 1)

* Para cálculo da média, cada artigo publicado como 1º ou último autor ou autor de correspondência entra com o valor "1"
Para efeitos da contagem de tempo, serão descontados os períodos de licença de maternidade, paternidade ou doença prolongada

Apesar de nao mencionarem na tabela que, para os artigos em que não se é nem 1º, nem último nem autor de correspondência, se calcula também a média, foi assim que fizeram na minha avaliaçao.

Também presumo que as contas do n° de anos usado para a média seja um numero inteiro. Ou seja, 2 pessoas que tenham defendido quase ao mesmo tempo (por exemplo, em Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014) podem ter notas finais bem diferentes.
Pois eu as sao essas contas que n entendo pois com 2 artigos como primeiro autor, 4 artigos como co-autor e 2 patentes tendo terminado o doutoramento em 2013 como é que obtive somente 1.5?
alguem me consegue ajudar a perceber?

Responder