Conferências e respectivo financiamento
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 11, 2006 11:37 am
- University/ Institute: Coimbra
Conferências e respectivo financiamento
Boa Tarde!
Sou bolseira de Doutoramento da FCT. Habitualmente, a Fundação financia uma deslocação anual a uma conferência no estrangeiro. Acontece que este ano irei, em princípio, a três conferências no estrangeiro.
Quando assinei o contrato com a Fundação constatei que existe uma cláusula, onde me comprometo a não receber quaisquer financiamentos adicionais do FSE .
Acontece que no regime de exclusividade do Estatuto de Bolseiro, o financiamento de viagens ao estrangeiro pode ser encarado como uma excepção a esse mesmo regime.
A questão que pretendo colocar é a seguinte: será que posso usufruir de financiamento para idas a conferências no estrangeiro de um projecto de investigação aprovado pela FCT e, portanto, financiado no âmbito do FSE?
Antecipadamente grata pela atenção dada a esta minha solicitação de esclarecimentos,
Com os meus melhores cumprimentos,
Carla Oliveira
Sou bolseira de Doutoramento da FCT. Habitualmente, a Fundação financia uma deslocação anual a uma conferência no estrangeiro. Acontece que este ano irei, em princípio, a três conferências no estrangeiro.
Quando assinei o contrato com a Fundação constatei que existe uma cláusula, onde me comprometo a não receber quaisquer financiamentos adicionais do FSE .
Acontece que no regime de exclusividade do Estatuto de Bolseiro, o financiamento de viagens ao estrangeiro pode ser encarado como uma excepção a esse mesmo regime.
A questão que pretendo colocar é a seguinte: será que posso usufruir de financiamento para idas a conferências no estrangeiro de um projecto de investigação aprovado pela FCT e, portanto, financiado no âmbito do FSE?
Antecipadamente grata pela atenção dada a esta minha solicitação de esclarecimentos,
Com os meus melhores cumprimentos,
Carla Oliveira
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm
Olá Carla,
eu diria que sim. Parece-me até boa ideia que os investigadores consigam autofinanciar-se para irem a conferências.
Na minha opinião, o estatuto de exclusividade está relacionado com actividades laborais extra remuneradas. O financiamento para participação em conferências no estrangeiro parece-me que será compatível com o estatuto.
Aconselho-te a telefonar para a FCT a confirmar.
Alexandra
eu diria que sim. Parece-me até boa ideia que os investigadores consigam autofinanciar-se para irem a conferências.
Na minha opinião, o estatuto de exclusividade está relacionado com actividades laborais extra remuneradas. O financiamento para participação em conferências no estrangeiro parece-me que será compatível com o estatuto.
Aconselho-te a telefonar para a FCT a confirmar.
Alexandra
Alexandra Rosa
Ex-cientista
Ex-cientista
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
tal como foi dito, será provalmente melhor confirmares com a FCT.
Agora eu tenho quase a certeza que já usufrui de ajudas de custo (rubrica missões e deslocações de um projecto) para ir a uma conferência. Até porque tive de trazer os recibos do hotel e das refeições. Agora não sei se houve algum truque na colocação do meu nome no projecto mas acho que não.
O regime de exclusividade acho que se aplica a remunerações e não ajudas de custo.
O problema do FSE... acho que não se aplica aqui... mas se tens dúvidas o melhor é mesmo confirmar.
Já agora se tiveres alguma resposta e puderes voltar cá para partilhar
David
Agora eu tenho quase a certeza que já usufrui de ajudas de custo (rubrica missões e deslocações de um projecto) para ir a uma conferência. Até porque tive de trazer os recibos do hotel e das refeições. Agora não sei se houve algum truque na colocação do meu nome no projecto mas acho que não.
O regime de exclusividade acho que se aplica a remunerações e não ajudas de custo.
O problema do FSE... acho que não se aplica aqui... mas se tens dúvidas o melhor é mesmo confirmar.
Já agora se tiveres alguma resposta e puderes voltar cá para partilhar
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
-
- recém-chegado
Boa tarde!
Depois de uma espera telefónica de cerca de 30 minutos, consegui falar com alguém do departamento de RH da FCT. A conclusão a que cheguei foi a de que não há problema se recorrermos ao financiamento de outros projectos da FCT para subsidiar as nossas deslocações a conferências, desde que esses financiamentos não sirvam para fazer face às mesmas despesas que a BD permite subsidiar.
Cumprimentos a todos,
Carla Henriques
Depois de uma espera telefónica de cerca de 30 minutos, consegui falar com alguém do departamento de RH da FCT. A conclusão a que cheguei foi a de que não há problema se recorrermos ao financiamento de outros projectos da FCT para subsidiar as nossas deslocações a conferências, desde que esses financiamentos não sirvam para fazer face às mesmas despesas que a BD permite subsidiar.
Cumprimentos a todos,
Carla Henriques
-
- cientista regular
- Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
- University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
outros financiamentos
olá!
eu ainda não tinha dado por este tópico, mas parece-me uma pergunta muitíssimo interessante.
será que alguém sabe se é possível aceitar financiamento de outras instituições para ir a conferências? nomeadamente, de quem as organiza ou fundações que trabalhem na área?
muito obrigada,
ana
eu ainda não tinha dado por este tópico, mas parece-me uma pergunta muitíssimo interessante.
será que alguém sabe se é possível aceitar financiamento de outras instituições para ir a conferências? nomeadamente, de quem as organiza ou fundações que trabalhem na área?
muito obrigada,
ana
-
- recém-chegado
Sim, pode candidatar-se a outros financiamentos, desde que as despesas a financiar não sejam iguais. Por exemplo, um subsídio paga a viagem e a inscrição na conferência e o outro paga a estadia. Neste caso, não há sobreposição de financiamentos.
Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.
Cumprimentos,
Carla
Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.
Cumprimentos,
Carla
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Já agora só mais um dado nesta discussão.
Artigo 5.º - Exercício de funções
3 - Considera-se, todavia, compatível com o regime de dedicação exclusiva a percepção de remunerações decorrentes de:
a) Direitos de autor e de propriedade industrial;
b) Realização de conferências e palestras, cursos de formação profissional de curta duração e outras actividades análogas;
c) Ajudas de custo e despesas de deslocação;
d) Desempenho de funções em órgãos da instituição a que esteja vinculado;
e) Participação em órgãos consultivos de instituição estranha àquela a que pertença, desde que com a anuência prévia desta última;
f) Participação em júris de concursos, exames ou avaliações estranhos à instituição a que esteja vinculado;
g) Participação em júris e comissões de avaliação e emissão de pareceres solicitados por organismos nacionais ou estrangeiros.
http://www.bolseiros.org/pdfs/L_40_2004.pdf
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
---
-
- investigador em formação
- Registado: terça jan 24, 2006 10:23 am
-
- recém-chegado
- Registado: terça abr 25, 2006 4:11 pm
e se nao formos apresentar nenhum trabalho...
...apenas so assistir a conferencia?
Ou e preciso apresentar tambem a fct a mensagem de aceitacao do paper?
Cumps,
Miguel Vaz
Ou e preciso apresentar tambem a fct a mensagem de aceitacao do paper?
Cumps,
Miguel Vaz
-
- investigador em formação
- Registado: terça jan 24, 2006 10:23 am
Segundo sei, a FCT apenas financia deslocações a encontros científicos nos casos em que o Bolseiro apresenta algum trabalho (ex.: Poster, Comunicação)! Para isso terá que fazer prova desse facto (ex.: Documento de aceitação do poster/comunicação por parte da entidade organizadora do evento).
Até breve,
Renata Benavente
Até breve,
Renata Benavente
Renata Benavente