Quê ? poupa-los? e a nós, quem nos poupa? Por mim ja tinhamos enchido a caixa de emails da secretária e metia toda o país a ligar para lá.. !el_Bosco Escreveu:Quer dizer, não pode ter sido assim tanta gente...
Mas vejam lá, não encravem a senhora ou nos próximos concursos ainda pior será.
Concurso BD, BDE e BPD 2014
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 14, 2015 11:08 am
- University/ Institute: Aveiro
Re: Concurso BD, BDE e BPD 2014
-
- cientista assíduo
- Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
- University/ Institute: CIBIO - UP
Estava a referir-me à senhora da FCT que deu a informação sobre o estado da publicação dos resultados.
Provavelmente - como se viu - nem sequer o devia ter feito e acabou por fazê-lo.
Provavelmente - como se viu - nem sequer o devia ter feito e acabou por fazê-lo.
-
- recém-chegado
ahh ok.. pah, ela quis passar a batata quente a outros para nao a chatearem mais.. fez ela bem. Mas sim, não convem queima-la.
Eu ca ja mandei mail para a Secretária de Estado
Eu ca ja mandei mail para a Secretária de Estado
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 06, 2014 2:08 pm
- University/ Institute: UALG
[/quote]
Isso nao é novidade nenhuma ? já agora , onde e quem divulgou isso ?[/quote]
Quem tem acompanhado o concurso nos últimos anos vê todos os anos isto a acontecer: sabe-se por diferentes fontes que os candidatos estão avaliados e seriados há meses mas como a decisão final de quantas bolsas atribuir (que define as linhas de corte) e de publicação dos resultados é do governo, os resultados tardam sempre imenso a sair! A ideia que me dá é que a FCT/governo ficam sempre até à última para decidir quanto dinheiro tem disponível afinal para as bolsas. De qualquer modo isto não seria um problema grave se os concursos abrissem no inicio do ano e nós soubéssemos a resposta em Setembro! O problema é que de ano para ano o concurso tem vindo a abrir mais tarde, e como eles têm 90 dias úteis para dar uma resposta neste momento o calendário do concurso está completamente desfasado do nosso plano de trabalhos (que muitas vezes se inicia em Janeiro), ou ainda pior dos programas doutorais/inscrições na faculdade que começam em Outubro.
Isso nao é novidade nenhuma ? já agora , onde e quem divulgou isso ?[/quote]
Quem tem acompanhado o concurso nos últimos anos vê todos os anos isto a acontecer: sabe-se por diferentes fontes que os candidatos estão avaliados e seriados há meses mas como a decisão final de quantas bolsas atribuir (que define as linhas de corte) e de publicação dos resultados é do governo, os resultados tardam sempre imenso a sair! A ideia que me dá é que a FCT/governo ficam sempre até à última para decidir quanto dinheiro tem disponível afinal para as bolsas. De qualquer modo isto não seria um problema grave se os concursos abrissem no inicio do ano e nós soubéssemos a resposta em Setembro! O problema é que de ano para ano o concurso tem vindo a abrir mais tarde, e como eles têm 90 dias úteis para dar uma resposta neste momento o calendário do concurso está completamente desfasado do nosso plano de trabalhos (que muitas vezes se inicia em Janeiro), ou ainda pior dos programas doutorais/inscrições na faculdade que começam em Outubro.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jun 18, 2014 7:34 pm
- University/ Institute: Universidade do Porto
O acumular deste género de situações um pouco por toda a rede burocrática nacional faz-me cada vez mais acreditar que a única maneira de Portugal "entrar nos eixos" apenas poderá acontecer quando quem realmente tem qualidade mas não se vê reconhecido (ao nível da ciência - como este fórum é exemplo - e em outros campos) decidirem verdadeiramente "arregaçar as mangas" e fazerem um país novo (ao fim de contas custa assim tanto juntarem-se, criarem um partido, votarem nele e "meterem-se" lá dentro, no centro de decisões?...). Até lá continuaremos neste estado de doença terminal até morrermos totalmente por dentro e perdermos a paixão que ainda temos pela ciência, dedicando-nos a outra actividade qualquer, mais "lucrativa", ou então desistimos de Portugal e vamos trabalhar para onde nos dão valor.rodrigoD Escreveu:Quê ? poupa-los? e a nós, quem nos poupa? Por mim ja tinhamos enchido a caixa de emails da secretária e metia toda o país a ligar para lá.. !el_Bosco Escreveu:Quer dizer, não pode ter sido assim tanta gente...
Mas vejam lá, não encravem a senhora ou nos próximos concursos ainda pior será.
Cumprimentos,
JFSilva
-
- cientista assíduo
Não querendo contribuir para o "diz que disse" mas constou-me que a FCT poderá estar a prolongar a saida dos resultados do concurso das bolsas como forma de "demover" pretendentes à bolsa de se candidatarem ao concurso dos projectos FCT que tem prazo final a 28 de Janeiro.
Ou seja, que antes disso a fct não irá publicar os resultados.
Não acredito muito nesta versão. Era manifestamente mau demais.
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jan 13, 2014 6:04 pm
- University/ Institute: Nenhuma de momento// Home office :o)
Para isso seria mais inteligente lançar os resultados já para que os que não tenham não sobrelotarem o concurso de projectos de investigação com candidaturas em quais afinal o PI nem sequer têm bolsa/emprego...el_Bosco Escreveu:Não querendo contribuir para o "diz que disse" mas constou-me que a FCT poderá estar a prolongar a saida dos resultados do concurso das bolsas como forma de "demover" pretendentes à bolsa de se candidatarem ao concurso dos projectos FCT que tem prazo final a 28 de Janeiro.
-
- investigador em formação
- Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
- University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
Não percebo a lógica dessa versão, não há qualquer relação entre os concursos. Eu vou estar integrado numa equipa que vai candidatar um projeto e ter ou não ter bolsa não faz qualquer diferença, só vai permitir-me dedicar mais ou menos tempo ao projeto se conseguir financiamento.el_Bosco Escreveu:Não querendo contribuir para o "diz que disse" mas constou-me que a FCT poderá estar a prolongar a saida dos resultados do concurso das bolsas como forma de "demover" pretendentes à bolsa de se candidatarem ao concurso dos projectos FCT que tem prazo final a 28 de Janeiro.
-
- cientista assíduo
Efectivamente não me parece algo plausivél, como referi no post original.
Mas também o que faz sentido na FCT?
Mas também o que faz sentido na FCT?
-
- recém-chegado
A unica coisa plausível neste momento é que provavelmente mais de 80% de nós vai ficar na merda após a divulgação dos resultados
-
- recém-chegado
- Registado: terça jan 13, 2015 12:43 pm
E se o projecto ao qual estás associado for aceite, não significa que serás remunerado? Ou podes estar associado ao projecto, mas sem receber qualquer remuneração que entre em conflito com o (eventual) dinheiro da bolsa?sergiodiassilva Escreveu:Não percebo a lógica dessa versão, não há qualquer relação entre os concursos. Eu vou estar integrado numa equipa que vai candidatar um projeto e ter ou não ter bolsa não faz qualquer diferença, só vai permitir-me dedicar mais ou menos tempo ao projeto se conseguir financiamento.el_Bosco Escreveu:Não querendo contribuir para o "diz que disse" mas constou-me que a FCT poderá estar a prolongar a saida dos resultados do concurso das bolsas como forma de "demover" pretendentes à bolsa de se candidatarem ao concurso dos projectos FCT que tem prazo final a 28 de Janeiro.
Eu pergunto isto porque estou nessa mesma situação e não sei se terei problemas em tentar os 2 recursos para obter financiamento simultaneamente.
-
- cientista assíduo
Se forem 80% já estamos com muita sorte....rodrigoD Escreveu:A unica coisa plausível neste momento é que provavelmente mais de 80% de nós vai ficar na merda após a divulgação dos resultados
-
- Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
- University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
Ser remunerado sim, em situações específicas, mas um projeto não permite, à partida, uma remuneração fixa.tiagodscunha Escreveu: E se o projecto ao qual estás associado for aceite, não significa que serás remunerado? Ou podes estar associado ao projecto, mas sem receber qualquer remuneração que entre em conflito com o (eventual) dinheiro da bolsa?
Eu pergunto isto porque estou nessa mesma situação e não sei se terei problemas em tentar os 2 recursos para obter financiamento simultaneamente.
Não há problema em tentar os dois recursos. O que não poderias fazer era ter em simultâneo uma bolsa num projeto de investigação e uma bolsa individual de doutoramento. O financiamento do projeto de investigação pode ser utilizado para viagens, inscrições em congressos, etc, e aí não há qualquer problema em teres uma bolsa de doutoramento e receberes esses apoios - o estatuto do bolseiro de investigação permite isso.
Aliás, mesmo tendo BD, não vejo impedimento nenhum, lendo o estatuto do bolseiro, em que um projeto de investigação financiado te pague uma prestação de serviços por qualquer trabalho dentro do projeto, desde que seja dentro de uma instituição académica e se cumpra o limite das 4 horas semanais.
Quanto às bolsas que permitam uma remuneração fixa, o que me parece, pessoalmente, é que não faz grande sentido um projeto de investigação deste concurso integrar bolsas de doutoramento. Uma BD implica cerca de 36 mil euros, o que em 200 mil euros (o financiamento máximo previsto no concurso) é uma percentagem enorme. Implica concentrar numa só pessoa uma grande fatia do financiamento. Já nem sequer falo numa BPD, que chega aos 50 mil euros em 3 anos.
-
- recém-chegado
- Registado: terça jan 13, 2015 12:43 pm
Obrigado pelo esclarecimento. Já fico mais descansado.sergiodiassilva Escreveu:Ser remunerado sim, em situações específicas, mas um projeto não permite, à partida, uma remuneração fixa.tiagodscunha Escreveu: E se o projecto ao qual estás associado for aceite, não significa que serás remunerado? Ou podes estar associado ao projecto, mas sem receber qualquer remuneração que entre em conflito com o (eventual) dinheiro da bolsa?
Não há problema em tentar os dois recursos. O que não poderias fazer era ter em simultâneo uma bolsa num projeto de investigação e uma bolsa individual de doutoramento. O financiamento do projeto de investigação pode ser utilizado para viagens, inscrições em congressos, etc, e aí não há qualquer problema em teres uma bolsa de doutoramento e receberes esses apoios - o estatuto do bolseiro de investigação permite isso.
Aliás, mesmo tendo BD, não vejo impedimento nenhum, lendo o estatuto do bolseiro, em que um projeto de investigação financiado te pague uma prestação de serviços por qualquer trabalho dentro do projeto, desde que seja dentro de uma instituição académica e se cumpra o limite das 4 horas semanais.
Quanto às bolsas que permitam uma remuneração fixa, o que me parece, pessoalmente, é que não faz grande sentido um projeto de investigação deste concurso integrar bolsas de doutoramento. Uma BD implica cerca de 36 mil euros, o que em 200 mil euros (o financiamento máximo previsto no concurso) é uma percentagem enorme. Implica concentrar numa só pessoa uma grande fatia do financiamento. Já nem sequer falo numa BPD, que chega aos 50 mil euros em 3 anos.
Quanto à remuneração fixa a ideia não seria obter o financiamento para a duração completa do doutoramento, mas apenas como forma de "desenrascar" mais um ano ou seis meses. Infelizmente, estamos sujeitos a este tipo de precariedade...
-
- recém-chegado
pois..queria evitar dizer aquilo que realmente espero mas pronto.. o mais provavel é ser ainda pior do que no ano passado.el_Bosco Escreveu:Se forem 80% já estamos com muita sorte....rodrigoD Escreveu:A unica coisa plausível neste momento é que provavelmente mais de 80% de nós vai ficar na merda após a divulgação dos resultados
-
- recém-chegado
- Registado: terça jan 14, 2014 4:36 pm
- University/ Institute: UMinho
Faltam 12 dias úteis para atingirmos os 90 dias úteis!
Ainda vamos receber um email a dizer que o prazo foi alargado em 30 dias úteis!
-
- Registado: terça jan 13, 2015 3:09 pm
- University/ Institute: U. Aveiro
Isso era mau de mais mas sinceramente não me surpreenderia muito! Contava que, a esta altura do campeonato, os resultados já tivessem sido lançados há pelo menos 1 semanaGuimas1502 Escreveu:Faltam 12 dias úteis para atingirmos os 90 dias úteis!
-
- recém-chegado
- Registado: terça jan 14, 2014 4:36 pm
- University/ Institute: UMinho
sandram Escreveu:Isso era mau de mais mas sinceramente não me surpreenderia muito! Contava que, a esta altura do campeonato, os resultados já tivessem sido lançados há pelo menos 1 semanaGuimas1502 Escreveu:Faltam 12 dias úteis para atingirmos os 90 dias úteis!
Se não sairem hoje, ainda conseguem fazer pior que no ano passado!
-
- Registado: terça jan 13, 2015 3:09 pm
- University/ Institute: U. Aveiro
Exato, mas não estou nada esperançosa que saiam hoje!
Esta espera está-me a deixar com os nervos em franja!!
Esta espera está-me a deixar com os nervos em franja!!
-
- recém-chegado
- Registado: sexta out 31, 2014 2:37 pm
- University/ Institute: CBME - Universidade do Algarve
A esta altura do campeonato também já perdi qualquer esperança de que os resultados saiam hoje, até mesmo esta semana. A não ser que eles queiram evitar uma grande confusão lá à porta amanhã.. Mas acho que isso não vai evitar nada. Mas enfim..
Noutras novidades, sou a única que está a ter problemas com o site da FCT ? aparece-me todo desformatado e incompleto. Um sinal divino? Talvez não...
Noutras novidades, sou a única que está a ter problemas com o site da FCT ? aparece-me todo desformatado e incompleto. Um sinal divino? Talvez não...