Caros futuros colegas da ABIC,
Eu não sou vosso sócio, mas em breve serei. Gosto das acções que promovem e da informação que têm o vosso site.
Alem de enviar esta mensagem por email à
abic@bolseiros.org colocarei esta mensagem no fórum "Prioridades e Estratégias -> As bolsas em Portugalsão baixas? como arranjar agumentos?"
Em visita ao vosso site tomei conhecimento da vossas acções que desde já vos dou os parabéns pela integridade demonstrada nas vossas resumidas "7 acções".
Provavelmente estarão em negociações para o próximo Orçamento de Estado com o MCTES/SE/ministro sobre algumas delas.
Em particular, gostaria de partilhar convosco o meu raciocínio relativamente à "Actualização dos montantes das Bolsas" para que tenham(os) uma mais valia sobre valores de bolsas a apresentar.
Neste momento encontro-me a finalizar a tese de doutoramento em Zurique. Apesar de o meu local de trabalho ser aqui em Zurique, a minha inscrição oficial é na Universidade de Wageningen, na Holanda.
A minha bolsa é paga pelo estado suiço mas como já vi algures no vosso forum relativamente a alguns colegas, a minha também tem um formato de "contrato de trabalho"
-----------------------------------------------------------------------------
Valores de Bolsas Suiças de doutoramento disponíveis em:
http://www.snf.ch/downloads/allg_doktorierende_f.pdf
resumindo para euros:
1° ano: 21443€ (1787 €/mês)
2° ano: 23353€ (1946€/mês)
3° ano: 25274€ (2106€/mês)
Bom, isto para vos dar uma ideia dos valores de bolsas de doutoramento na suiça e o seu "formato" em "contrato de trabalho". Ou seja estão sujeitas a impostos. Mas com uma particularidade. Por ser estudante de doutoramento, é sujeito a uma taxa especial de 2.5%
-----------------------------------------------------------------------------
Passando para as bolsas de Pós doutoramento,
Não consigo encontrar um documento oficial na SNF acerca de bolsas de de post-doc (se precisarem muito digam que esforço-me mais um pouco para achar) mas andam à volta do dobro das de doutoramento:
ou seja,
cerca de 50000€ /ano
encontrei um documento de 2002 da EMBO que tem um título interessante "How much is a scientist worth?" que vos(nos) pode ser útil (
http://www.its.caltech.edu/~cpa/dyna.pdf ) que tem na tabela 3 uma comparação de algumas bolsas europeias e dos US.
---------------------------------------------------------------------------------
Quanto a bolsas europeias, já ando a checa-las há algum tempo mas apenas tenho valores para Post-Doc que são as que me interessam e que vos forneço alguns valores e dicas.
As bolsas Marie Curie pressupõem uma mobilidade transnacional. Se eu quisesse ir para portugal com esta bolsa não podia ( a não ser que tivesse dupla nacionalidade ou estivesse noutro país fora da UE e países associadaos há mais de 4 anos)
Mas dá para perceber o valor que se dá aos investigadores Europeus (nós):
Se uma bolsa for do tipo "contrato de trabalho"
investigadores com 4-10 anos experiencia: 3474€/mês
investigadores com > 10 anos experiencia: 5211€/mês
Se uma bolsa for do tipo "bolsa"
investigadores com 4-10 anos experiencia: 1737€/mês
investigadores com > 10 anos experiencia: 2606€/mês
aos quais se adicionam "allowances". Todos estes valores estão acessíveis em
ftp://ftp.cordis.lu/pub/fp6/docs/calls/ ... en_pdf.zip mais precisamente no anexo I (pág 38 )
outra tabela interessante deste documento é o anexo II "Correction Coefficients"
Estes valores são os básicos a que poderiam corresponder um standard elegível para negociação, pois não têm as "allowances" dadas aos investigadores que se "mobilizam" (ver detalhes destas "allowances" no capítulo 6.3.1, página 21)
Ou seja esta poderia ser a base de uma bolsa em Portugal para um investigador Português (repito que já foi corrigida por um factor de correcção para Portugal - anexo II)
--------------------------------------------------------------------------------
O que tem um investigador estrangeiro a mais que um Português?
Suponhamos que um projecto Nacional de investigação necessita de 2 post-docs e lança um concurso...
Um investigador portugues de Post-Doc, ao candidatar-se a uma bolsa da FCT tem direito a 1495€ /mês (porque não pode candidatar-se à Marie Curie)
Um estrangeiro que se candidata a uma bolsa Marie Curie tem direito a:
suponhamos uma situação do exemplo do documento que refiro (pág 23) mas ao contrário... um Investigador Francês com família que venha para Portugal:
Living allowance: 47000
Mobility allowance:800x12 meses= 9600
correcção para Portugal: 88.7%
SubTotal: 50204
aos quais se adicionam
Carreer exploratory allowance: 2000
Travel Costs: 1000
Total: 53204€, que mensalmente corresponde a 4434€
mesmo que lhe retirem 26.5% de impostos (segundo a tablela de IRS disponível em (
http://www.dgci.min-financas.pt/dgciapp ... INENTE.xls )
ficaria com total de 3259€
ou seja, um portugues recebe, pelo mesmo trabalho, menos de metade do salário de um estrangeiro com as mesmas funções (neste caso receberia 45% daquilo que o Francês ganhava)
Da experiencia que tenho por esta europa, os investigadores portugueses não estão aquem de franceses ou quaisquer outros, muito antes pelo contrário...
deixo ao vosso critério a exploração deste assunto
--------------------------------------------------------------------------------
Estimular o regresso de investigadores nacionais radicados no estrangeiro
A minha opinião para eventualmente considerarem nas vossas negociações:
Confesso que comparando os "salários" por esta Europa fora, e olhando para as bolsas da FCT, o estímulo passará sempre pelo coração e não pelas contas a fazer ao fim do mês. Mesmo relativamente ao programa "Damião de Gois" que supostamente foi criado para estimular o regresso de cientistas nacionais. Quando telefonei para os responsáveis destas bolsas disseram-me que serão do mesmo valor que as "normais" da FCT. Pergunto eu, onde está o estímulo?
A minha opinião
Como país da europa, temos o direito de colocar um standard europeu nos nossos desejos e não ficar com as migalhas próprias de discursos de "não haver dinheiro" que se resume a "não haver vontade política". Passo a explicar.
A classe científica é um motor de desenvolvimento e gerador de riqueza nacional. E é essa a demonstração e vontade política do momento.
Coloquemos o standard europeu em jogo às quais se pode ter valores referencia no site das bolsas Marie Curie:
Se uma bolsa for do tipo "contrato de trabalho"
investigadores com 4-10 anos experiencia: 3474€/mês
investigadores com > 10 anos experiencia: 5211€/mês
Se uma bolsa for do tipo "bolsa"
investigadores com 4-10 anos experiencia: 1737€/mês
investigadores com > 10 anos experiencia: 2606€/mês
Um doutorado que entre para os quadros da função pública tem um vencimento de 3327€/mês (tabela disponível em
http://www.snesup.pt/), o que é mais ou menos correspondente ao valor de 3474€ se a bolsa estiver sobre o tipo "contrato de trabalho"
Como é sabido, condicionar os bolseiros a honorários iguais a investigadores do quadro não é novo. Até 1995 fazia-se isso (ver por exemplo artigo
http://www.snesup.pt/movimentos/abic/co ... seiros.htm)
e li algures num documento oficial, penso que europeu, (que agora não sei onde está) que dizia qualquer coisa que "os investigadores bolseiros devem auferir pelo menos o salário de um investigador integrado no quadro com funções identicas"
É certo que estes aumentos, deveriam corresponder a uma alteração do "estatuto do bolseiro" que deixaria de ser uma "bolsa" e passaria a um normal contrato de trabalho com direito às regalias inerentes.
Se o Sr Ministro/SE não quiser considerar essa hipótese que penso que "apagava outras quantas alíneas de luta da ABIC", o mesmo documento serve para "reclamar" o direito a 1737€/mês e mais as regalias a que temos direito (seg social, seg saude, etc, etc)
O basear da bolsa nestes termos "europeus" tem a a vantagem de estar vinculada à actualização de criterios europeus que a FCT/MCTES teria de seguir se quiser abandonar a cauda da europa.
------------------------------------------------------------------------
Nunca é demais repetir frases do Orçamento de Estado 2006 (
http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres ... E_2006.pdf ):
Neste orçamento, em concordância com o programa de governo proposto e do objectivo da UE de 3% do PIB em investimento em investigação científica, o MCTES propõe algumas medidas específicas (ver página 208 do documento):
O OE de 2006 foi elaborado tendo em vista:
"Aumentar o nr de investigadores em Portugal"
"Aumentar o investimento de I&D tanto no sector público como no privado, estimulando o emprego científico em ambos os sectores e a sua crescente interacção"
Estando de acordo com o programa de governo:
"Fazer crescer em 50% os recursos humanos em I&D e a produção científica referenciada internacionalmente"
"Promover a criação e o preenchimento progressivo, de forma competitiva, de 1000 lugares adicionais para I&D no Estado, por contrapartida da extinção do número necessário de lugares menos qualificados noutros sectores da Administração"
e medidas concretas em:
"Reforço do apoio à criação de emprego qualificado em C&T no sector privado e no sector público"
"Lançamento de um Programa de Reforma dos Laboratórios do Estado, que contribua para a revisão das suas missões, modelos e estruturas, garanta a sua autonomia científica e o rejuvenescimento dos seus quadros e a sua relevância para a prossecução das políticas"
Penso que dei alguns argumentos em dizer que as bolsas em Portugal são baixas.
Talvez pequei por eventualmente ter dado mais valores de bolsas Post-Doc mas é esta a minha contribuição. É a info que tenho.
Os meus sinceros cumprimentos e boas negociações,
João Palma