Olá,
Reponho aqui este tópico porque acho que é uma dúvida comum a quem se candidata a bolsa: que plataforma utilizar para associar o CV à candidatura?
Transcrevo o que me disseram no concurso do ano passado na Loja do Cientista e também a partir da Assistência da Plataforma DeGois:
(http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... ois#p32216)
"Olá,
Estava com dúvidas em relação à informação que o painel de avaliação terá do CV e mandei um mail para a equipa do DeGois para tentar esclarecer. Isto porque por exemplo no resumo da candidatura me aparecia a formação complementar como formação academica sem o nome dos cursos, enfim... muito confuso
O técnico que me respondeu esclareceu-me que a FCT é que definiu o formato do CV que a plataforma DEGois envia do candidato após a candidatura: "XML". para ter noção disse-me para ir ao menu ferramentas do DeGois e exporta o CV escolhendo "Formato FCT". Muito confuso, não sou de informática mas parece linguagem de programação.
Hoje na Loja do Cientista a senhora que me atendeu, perante esta questão aconselhou-me a utilizar o sistema FCTSIG, porque contém todos os campos disponíveis para a avaliação e a visualização está adequada ao concurso. Além disso alertou-me para o facto de em anos anteriores por vezes candidatos não conseguirem submeter a candidatura por terem feito alterações no CV DeGois de última hora. Uma vez que na candidatura FCT o CV Degois só é atualizado de 1 em 1 hora, se fizerem alteração meia hora antes do fecho e depois tentarem lacrar ele dá erro e diz que não contém informação.
Bem, tudo isto para dizer que pelo que me informaram tanto de um lado como o outro no caso do concurso é preferível utilizar o FCTSIG.
(postado a 16 de Setembro de 2013)
Além disto também recebi o seguinte esclarecimento da assistência da plataforma DeGois, igualmente no ano passado:
1.) A informação respeitante à formação é enviada para a FCT como um lote e não agrupada em graus académicos e formação complementar. A forma de envio foi definida pela FCT. O nome do curso não aparecer é porque só é enviado um código interno. O que o formulário lhe apresenta é apenas um resumo, posteriormente, no fim do concurso, a FCT solicita de forma automática o seu CV que é enviado, também, automaticamente. Para ter uma ideia da informação enviada pode, no DeGóis, gerar o seu CV em formato xml e visualizá-lo, basta que em “Ferramentas > Exportar curriculum como” escolha a opção “Versão FCT” e gere o ficheiro. A informação enviada para a FCT é a que a FCT solicita, não foi definida pela equipa do DeGóis.
(...)
Conforme o respondido na primeira questão, poderá ver a informação que é passada para a FCT usando a opção “Ferramentas > Exportar curriculum como” escolhendo a opção “Versão FCT” e gerando o ficheiro.
(...)
A avaliação é feita com base no currículo enviado para a FCT e não no que se encontra público, isto porque o utilizador pode continuar a actualizar o seu currículo após o período do concurso, porém para o concurso só contará o currículo enviado no momento da lacragem do mesmo no formulário da FCT para concursos.
Espero que seja uma ajuda para quem tiver a mesma dúvida que eu tive...
Boa sorte a todos nós!
CV FCT-Sig ou Degois - conselho na loja do Cientista
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
-
- cientista regular
- Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
- University/ Institute: Paris
Re: CV FCT-Sig ou Degois - conselho na loja do Cientista
Também me desloquei pessoalmente à loja do cientista, na FCT, e disseram-me para manter o currículo na plataforma FCT Sig. Agora que foi criado o ORCID, que temos também que preencher, ainda menos se justifica o currículo na plataforma DeGóis.
-
- investigador em formação
- Registado: terça mar 28, 2006 5:21 pm
- University/ Institute: ???
Re: CV FCT-Sig ou Degois - conselho na loja do Cientista
Pois...o DeGóis é para esquecer.
Os últimos concursos da FCT já só permitem CVs inseridos no FCT::SIG!
Os últimos concursos da FCT já só permitem CVs inseridos no FCT::SIG!