BD mista e propina como estudante visitante

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

BD mista e propina como estudante visitante

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá,

Não encontrei aqui o tópico por isso coloco a questão:

Candidatei-me a BD mista, caso consiga a Bolsa, a FCT dá alguma ajuda no pagamento de propinas na segunda instituição de acolhimento?

No meu caso será a uma Universidade em Londres, podem acolher-me como "visiting student" mas tenho que pagar uma propina de 1300 libras por cada trimestre em que lá estiver... Alguém já passou por esta situação? será que haverá alguma forma de não ter que ser eu a pagar esta quantia?

Obrigada!
Sandra

Flor
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 26, 2008 10:19 pm
University/ Institute: FEUP

Re: BD mista e propina como estudante visitante

Mensagem por Flor »

Olá Sandra,
Durante o meu doutoramento estive com uma bolsa mista e a FCT sempre me pagou as propinas na instituição estrangeira e na instituição portuguesa. Eu estava inscrita na instituição estrangeira como qualquer aluno (o que implicava seguir as normas de cada instituição relativamente ao doutor.). Aquando da matrícula,pagava as propinas e depois enviava o comprovativo de pagamento a FCT, a qual me reembolsava posteriormente. Nunca tive problemas com o pagamento. No entanto alerto que as propinas que pagava eram inferiores a 700 euros/ano. Isto já foi há 3 anos por isso não sei se ainda se mantém, mas penso que sim. Penso que a FCT "apenas" diminuiu a verba que dá para propinas na instituição estrangeira. Lê com atenção as normas e caso tenhas dúvidas tenta enviar um email ou ligar a FCT.
Espero ter ajudado.
Flor

Responder