Dúvida em relação a orçamento por trabalho

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
clio
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta out 16, 2014 12:24 pm
University/ Institute: FLUP

Dúvida em relação a orçamento por trabalho

Mensagem por clio »

Olá,

Vou expor a minha situação a ver se alguém me poderá ajudar.

Terminei recentemente um mestrado em ensino e foi-me feita uma proposta por parte da minha orientadora de realizar um trabalho de cerca de 60 páginas que basicamente consiste na elaboração de duas brochuras que complementam um manual escolar do ensino básico da Porto Editora.

A questão é que para isso ela disse-me que tenho de ser eu a propor um orçamento para me pagarem o tal trabalho que envolve investigação, realizar todo o grafismo, a escolha das imagens, documentos, atividades, etc sem ter direitos de autor. No entanto, eu não faço a mínima de quanto é o orçamento para este tipo de atividade e apercebi-me de que a orientadora não quis abrir o jogo comigo relativamente a esse assunto. Não queria estar a arriscar e a propor um orçamento ridículo ou que me prejudique.

Será que algum de vocês me pode dar umas luzes acerca de quanto poderá rondar um trabalho destes? Estou mesmo às cegas e preciso de algo para poder ter alguma segurança.

Desde já obrigada.

phlegmatic
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: terça set 16, 2008 1:19 pm
University/ Institute: ---

Re: Dúvida em relação a orçamento por trabalho

Mensagem por phlegmatic »

Olá,

O orçamento deverá depender do custo dos recursos (humanos e materiais), e acho que não deverá ter retorno comercial, uma vez que não és uma empresa. Assim, todo o ganho financeiro que deverás auferir da actividade deverá ser por conta de despesas com recursos humanos.

Uma vez que não terás forma de arbitrar o custo dos materiais e o valor do tempo dos outros (para ti é visto como preço de mercado), a única parte subjectiva do orçamento (do teu ponto de vista) é o valor que tu dás ao teu tempo ;)

Talvez a tua pergunta seja mais do tipo "quanto é que devo cobrar pelo meu tempo?"
E portanto, queres formar um preço de mercado para o valor do teu tempo. Outra hipótese é exigires o que achas justo. Há várias abordagens que podes pôr em prática com vista a determinar um preço justo.

O preço de mercado não é necessariamente o melhor, é apenas o preço que o jogo de forças permite.

Responder