Dúvida - Quando se deixa de receber da bolsa de Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ThaBlues
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 10, 2014 4:54 pm
University/ Institute: UPorto

Dúvida - Quando se deixa de receber da bolsa de Doutoramento

Mensagem por ThaBlues »

Olá,

Eu tenho uma dúvida, quando é que efetivamente se deixa de receber a bolsa de BD da FCT? Eu sempre tive a ideia de que seria quando se defende a tese. No entanto, no regulamento diz que podemos renovar até quatro anos, e no artigo 29º apenas fala de entregarmos documentos até 60 dias depois do término da bolsa. Não vi no regulamento, nada que diga mesmo "defenses a tese e acaba a bolsa".

Pergunto isto porque para o ano quem quiser se candidatar a BD/BPD tem de ter os graus todos até ao final da fase de candidaturas. Quer dizer que quem renovar para o ultimo ano de bolsa BD até Dezembro de 2015 e defender em Setembro para se candidatar, fica de Outubro até Dezembro com Bolsa mas Programa Doutoral feita.

Sei que existe o "ARTIGO 31.º – CUMPRIMENTO ANTECIPADO DOS OBJETIVOS", mas lendo parece que estão mais a falar dos objectivos do plano de trabalho do que a entrega e defesa da tese.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Dúvida - Quando se deixa de receber da bolsa de Doutoram

Mensagem por spca »

Olá.
Não, o Art 31 diz que a partir do momento em que cumpres os objectivos, se acontecer antes dos 4 anos, perdes direito à bolsa. E o cumprir os objectivos pode significar entregar a tese na universidade para pedir a marcação de provas (a interpretação comum da FCT se souberem dessa entrega e não disseres mais nada) ou pode eventualmente significar a altura das provas de doutoramento se justificares, com um parecer do orientador nesse sentido, que apesar de já teres entregue a tese para a marcação da defesa ainda estás a trabalhar na escrita de artigos relacionados com a tese. Nunca significará receberes bolsa depois das provas de doutoramento...

Boa sorte.

ThaBlues
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 10, 2014 4:54 pm
University/ Institute: UPorto

Mensagem por ThaBlues »

Obrigado spca.

Já agora, também perguntei sobre o término da bolsa na FCT e a resposta foi que a bolsa acaba quando se defende, ou quando acaba o contrato. Por isso, parece que a altura da entrega não interessa.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

ThaBlues Escreveu:Obrigado spca.

Já agora, também perguntei sobre o término da bolsa na FCT e a resposta foi que a bolsa acaba quando se defende, ou quando acaba o contrato. Por isso, parece que a altura da entrega não interessa.
Olá.
Segundo diversas intervenções aqui no fórum, não tem sido bem assim, aparentemente se souberem da entrega da tese cortam a bolsa a menos que a pessoa justifique que ainda está a trabalhar escrevendo artigos. Só se mudaram de políticas... Se fosse dar conta à FCT da entrega da tese, eu daria a tal justificação da entrega de artigos, por via das dúvidas...

Por exemplo: forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4406&p=23758

Boa sorte.

Responder