À procura de uma bolsa - os primeiros passos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
lroxo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 09, 2014 1:29 am
University/ Institute: lisboa

À procura de uma bolsa - os primeiros passos

Mensagem por lroxo »

Olà a todos.

Depois de alguma indecisão em relação ao que fazer, finalmente decidi procurar uma bolsa de doutoramento, na area da psicologia.
Ja estabeleci contactos informais com quem me possa ajudar, mas a verdade é que as coisas ainda nao estao muito claras...

A minha primeira opçao seria a candidatura a bolsa na fct. Ja percebi que as candidaturas estarao abertas ate setembro. Mas, nao sendo uma candidatura baseada em programa de doutoramento, como devo prosseguir? Ja sei qual a faculdade e qual a orientadora (pelo menos uma delas). Estou a ponderar contacta-la a perguntar pelo seu interesse...

Contudo, eu tenho bastantes ideias para o doutoramento, mas a verdade é que estou com dificuldade em operacionalizá-las... Porque tudo depende efectivamente do dinheiro disponivel... Onde arranjo um modelo de um projecto que tenha sido submetido a fct?

Qual o valor da bolsa? Haverá algum dinheiro para despesas relacionadas com o projecto?

Algo que eu gostava era de, no âmbito do doutoramento, conseguir ter alguma experiencia de investigação noutro país, daí gostar de ter um outro orientador... Esta questao terá de ser prevista ja desde inicio?

Por fim, face a possivel dificuldade em obter bolsa da fct, uma outra hipotese é desenvolver um projecto juntamente com um centro de investigaçao com o qual tenho contactos, e submetê-lo a financiamento. Nesse sentido, o meu doutoramento enquadrar-se-is no âmbito de um projecto maior, e eu seria financiado por esse projecto e não pelo doutoramento. Considerando esta opçao, quando me deverei inscrever para doutoramento? Só quando obtiver financiamento?

Desculpem a confusao...
Gostava que me dessem umas dicas.
Ás vezes sinto me um pouco perdido, mas a verdade é que doutoramento é mesmo um passo importante que quero dar, portanto quero me esclarecer o melhor que conseguir.

Obrigado!

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: À procura de uma bolsa - os primeiros passos

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá :)
No ano passado fui candidata a BD e não consegui, vou tentar responder-te tendo em conta a minha (pouca) experiência:

Mas, nao sendo uma candidatura baseada em programa de doutoramento, como devo prosseguir? Ja sei qual a faculdade e qual a orientadora (pelo menos uma delas). Estou a ponderar contacta-la a perguntar pelo seu interesse...

R: Deves candidatar-te a BD através do concurso da FCT. Se for como no ano passado deve abrir no final de Julho... vamos ver...
Se tens já alguém em mente deves contactar as pessoas. Tanto orientadores como candidatos devem registar-se no FCTsig para aceder ao formulário de candidatura (candidato) e associar-se a uma candidatura

Contudo, eu tenho bastantes ideias para o doutoramento, mas a verdade é que estou com dificuldade em operacionalizá-las... Porque tudo depende efectivamente do dinheiro disponivel... Onde arranjo um modelo de um projecto que tenha sido submetido a fct?

R: Os projetos geralmente são diferentes tendo em conta as áreas, o ideal seria falares com um orientador que tenha já experiência neste tipo de candidaturas.

Na candidatura deves incluir o Estado da Arte (o que já foi feito na área específica que queres desenvolver); o projeto (com descrição, objetivos, metodologia...); Cronograma; Bibliografia (penso que geralmente até cerca de 20 referências;
Desves indicar também os que devem associar-se à tua candidatura na plataforma informática da FCT. Tem muita atenção ao escolher o orientador, no ano passado orientadores com mais de 5 orientando foram penalizados duramente... por isso mais vale escolheres um orientador principal com poucos orientando (para não prejudicar a tua candidatura) e se achares que outra pessoa com mais orientandos também te poderá dar uma ajuda podes indicar como co-orientadora. No formulários pedem que nomeies o orientador principal e podes indicar até mais dois co-orientadores (mas na faculdade penso que nada impede que tenhas mais... claro dentro do razoável porque mais que três pode acabar por se tornar-se confuso...

Qual o valor da bolsa? Haverá algum dinheiro para despesas relacionadas com o projecto?
[/i]

A BD é de 980€ mensais. (penso que poderás pedir ajudas no decorrer do projeto mas acho que são muito difíceis de conseguir). Antes a FCT dava anualmente um montante (penso que mais de 700 euros para despesas para congressos, etc... agora essa quantia é dada apenas no início da bolsa e tem que dar para os três/quatro anos...

Algo que eu gostava era de, no âmbito do doutoramento, conseguir ter alguma experiencia de investigação noutro país, daí gostar de ter um outro orientador... Esta questao terá de ser prevista ja desde inicio?

R: Podes pedir uma bolsa mista, mas para isso terás que ter uma ligação com uma universidade estrangeira (não sei pormenores). No meu caso (continuo o doutoramento como trabalhador-estudante) tenho uma parte de investigação a realizar no estrangeiro, já fiz uma parte pagando eu... e se conseguir bolsa penso que posso pedir uma ajuda extra à FCT (mas como te disse penso que é muito difícil consegui-la)...

Por fim, face a possivel dificuldade em obter bolsa da fct, uma outra hipotese é desenvolver um projecto juntamente com um centro de investigaçao com o qual tenho contactos, e submetê-lo a financiamento.

R: O financiamento para Unidades de Investigação também tem sentido cortes, mas talvez se ja mais seguro... não sei mesmo... :(

Nesse sentido, o meu doutoramento enquadrar-se-is no âmbito de um projecto maior, e eu seria financiado por esse projecto e não pelo doutoramento.

R: se conseguires é uma mais-valia para a tua candidatura. No ano passado todas as candidaturas que não se enquadravam em projetos já com financiamento atribuído tiveram uma penalização de 0,5 (em 5 cinco é muito! :s)

Considerando esta opçao, quando me deverei inscrever para doutoramento? Só quando obtiver financiamento?

R: As Universidades têm prazos estipulados para as inscrições, terás que te inscrever nesses prazos (geralmente por esta altura junho - julho, e em Setembro. Na fase de candidatura deves indicar a Instituição de acolhimento (a Unidade de Investigação onde vais realizar o teu trabalho) e a instituição que confere o grau (a Universidade onde te inscreves para doutoramento) o teu orientador principal tem que ser investigador integrado na Instituição que confere o grau, onde te matriculas e tem que ser doutorado.
Só terás que entregar as declarações de aceitação da instituição e orientadores se te for concedida a Bolsa _ tens 6 meses para entregar tudo a partir da data de concessão/assinatura do contrato, mas confirma, pois infelizmente por essa fase num(os últimos resultados saíram em Janeiro deste ano... mas supostamente deveriam ter que ter saído até final de Dezembro...)

Espero ter ajudado alguma coisa :) Este fórum foi o melhor helpdesk/terapia de grupo ;) que tive na candidatura no ano passado, aconselho-te a ires acompanhando!
Desejo-te muito sucesso para a decisão que tomares :)

Sandra

Responder