Dúvidas: submeter documentos para bolsa FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
bela
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta nov 27, 2008 2:07 pm
University/ Institute: Aveiro

Dúvidas: submeter documentos para bolsa FCT

Mensagem por bela »

Olá a todos.
Venho pedir uma ajudinha, se possível.
Foi-me comunicado a 7 de março de 2014 que a minha candidatura a uma bolsa de pós-doutoramento foi recomendada para financiamento. Ainda não submeti os documentos, uma vez que tenho estado com outras atividades (incompatíveis com a bolsa).
Desta forma, venho colocar duas questões:

- uma vez que só recebi esta comunicação a 7 de março, o prazo de submissão é até 7 de setembro? Esta data limite é também a data limite para enviar os documentos em papel? É que tendo iniciado uma outra atividade, ainda não tenho o comprovativo de cessação de atividade.

- a data de início de bolsa será outubro/novembro. Como tal, se submeter já os documentos, estando eu neste momento coletada a passar recibos verdes, posso enviar apenas a declaração de compromisso de honra de que exercerei funções em regime de exclusividade à data de inicio da bolsa, ou tenho já de submeter já o comprovativo de cessão de atividade?

Já enviei outros e-mails e inclusivamente já telefonei para o número da FCT, sendo que nunca fui atendida.

Agradeço qualquer ajuda...

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Dúvidas: submeter documentos para bolsa FCT

Mensagem por mariap »

Já agora, agradecia que esclarecessem se quem e Português e concorreu com um projeto inteiramente desenvolvido em Portugal precisa de submeter o comprovativo de residência.
Se sim, tem de ser uma certidão passada pela junta, ou basta uma fotocópia, por exemplo, da carta de condução?

bela
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta nov 27, 2008 2:07 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por bela »

mariap Escreveu:Já agora, agradecia que esclarecessem se quem e Português e concorreu com um projeto inteiramente desenvolvido em Portugal precisa de submeter o comprovativo de residência.
Se sim, tem de ser uma certidão passada pela junta, ou basta uma fotocópia, por exemplo, da carta de condução?
mariap, os meus colegas que submeteram entretanto os documentos, não submeteram esse. Esse deve ser submetido por quem, português ou estrangeiro, desenvolverá periodos de bolsa fora do país. Assim sendo, no seu caso (idêntico ao meu), não necessitará de submeter o dito comprovativo. Eu não tenciono submetê-lo. Mas mesmo que o venha a fazer, envio uma cópia da carta de condução ou um recibo da eletricidade!

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Muito obrigada pelo esclarecimento, Bela! Falta saber o resultado do recurso... mas sendo assim, acho que tenho todos os documentos necessários.

Quanto ao teu caso, não te sei responder ao certo, mas quando eu recebi a minha BD, há uns anos, vinha discriminado na mensagem da FCT o prazo de entrega dos documentos. Eram 6 meses certos após a comunicação do resultado.

Creio, ainda assim, que bastará enviares a declaração em que te comprometes a não exercer qualquer atividade, a partir de novembro (quando inicia a bolsa)...

Mas é melhor telefonares para a FCT. Ao ligar, escolhe a opção (9), para falar com a operadora (pela minha experiência, é a única maneira de conseguir ligação).

Vê entretanto este tópico:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5760

Responder