Rotiv Escreveu: O QUE FARIAM NO MEU CASO ? VOLTARIAM A DAR AULAS NO SECUNDÁRIO, OU PROCURARIAM OUTRO EMPREGO ? É TÃO DESMOTIVANTE TER QUE VOLTAR ATRÁS ! É COMO SE NÃO TIVESSE FEITO NADA, E CONTINUASSE TUDO NA MESMA...
Compreendo a tua frustração, e só posso dizer que essa terá de ser uma decisão pessoal.
Dependerá talvez da área em que trabalhas, mas na minha, por exemplo, não há perspetivas fora do ensino (superior ou básico). Podemos procurar, mas a não ser que tenhamos a chamada "cunha", ninguém nos emprega, seja no privado ou no público (e o que é mais grave: ninguém nos reconhece competência para nada, a começar pelas próprias Universidades)... Eu ando a tentar tudo o que aparece há ano e meio.
Só posso dizer que te compreendo bem, e que não estás sozinho nessa situação frustrante. Conheço investigadores auxiliares (com mais de 10 anos de investigação, por entre bolsas e contratos Ciência) que estão também a planear um regresso ao ensino básico, por não encontrarem qualquer alternativa estável (nem sequer emigrando). No meio disto tudo, as pessoas têm de comer, pagar contas... e é legítimo que queiram ter uma vida minimamente digna, sem terem de viver em casa dos pais, muitas vezes até já com filhos etc.
Espero que consigas tomar a melhor decisão para a tua vida.