Dúvida data de início da bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Dúvida data de início da bolsa

Mensagem por mc86 »

estranho...a mim tinham me dito que só mesmo para quem tem no estrangeiro..
Pedromar ainda tens o tal contacto? É possivel contactar sem te fazer perder muito tempo? desculpa o incómodo

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

nas FAQs está assim:
Título de Residência Permanente a apresentar pelos candidatos (nacionais ou estrangeiros) cujo programa de trabalhos seja desenvolvido em instituições estrangeiras...

mas o melhor é perguntar...o primeiro que conseguir que lhe atendam avise =)

smarce
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 16, 2013 3:34 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por smarce »

Pessoal, preciso de uma ajuda... Consegui uma BDE. Agora, tenho aqui duas dúvidas:

1) "Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau": Basta o certificado de matrícula?

2) "acordo tripartido entre a universidade, a empresa e o bolseiro, que regule a titularidade dos direitos de propriedade intelectual e de propriedade industrial resultantes da investigação, bem como outros deveres específicos de cada uma das partes, se os houver.": Este documento tem template ou é redigido por nós?

Obrigada! :)

Já tentei ligar 1000 vezes para a FCT sem sucesso! :shock:

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

smarce, quanto ao acordo pergunta na tua faculdade...na minha tinha template!

gmartins82
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 07, 2013 3:51 pm
University/ Institute: FEUP, Porto

Mensagem por gmartins82 »

Olá e parabéns a todos,

Também li e reli as indicações enviadas pela FCT dos 60 dias úteis. Mas pelo que percebi dos vossos comentários, pudemos colocar Fevereiro como início da bolsa??

Eu ainda me vou inscrever agora na 2ª fase de candidaturas do programa doutoral, pelo que gostaria que alguém me confirmasse se posso colocar 1 de Fevereiro como início da bolsa de doutoramento... No desespero tento ligar para a FCT!!

Obrigada a quem me puder ajudar:)

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

podes...o pedromar já confirmou = qualquer data em 2014....
Eu vou colocar Fevereiro...quando liguei para eles, percebi também que podia por fevereiro desde que estivesse inscrita na faculdade e com a situação profissional regularizada...

entretanto se conseguires ligar pergunta do comprovativo de residencia para bolsas cá em Portugal, sff

tmartins
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jan 05, 2014 12:11 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por tmartins »

Liguei hoje para a FCT para perguntar sobre o documento de residência e quem me atendeu disse que se eu era portuguesa e tinha concorrido à bolsa em Portugal que não era necessário... Acontece que sem esse documento o sistema não me deixava lacrar a submissão dos documentos, portanto a senhora disse-me para colocar novamente a cópia do CC.

smarce
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 16, 2013 3:34 pm

Mensagem por smarce »

Quanto tempo temos para lacrar ao certo?

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

smarce Escreveu:Quanto tempo temos para lacrar ao certo?
"A não entrega de algum dos documentos necessários para completar o processo, no prazo de seis meses a partir da data de comunicação da decisão de concessão da bolsa, implica o encerramento do processo (artigo 16º do Regulamento, nº 9)."

É isto que consta na página de instruções à submissão dos documentos. Espero ter tudo pronto até final da próxima semana.

Liguei para a FCT e a senhora que me atendeu disse que os pagamentos das bolsas não deverão ter um atraso superior a 1 mês. Custa-me a acreditar tendo em conta o que se passou nos últimos anos, mas esperemos que seja efectivamente como ela diz. :wink:

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

Acabei agora mesmo de confirmar o que tinha dito, o documento é necessário. Basta uma conta de electricidade, gás, TV cabo, qualquer documento que comprove que residem em Portugal.

Cumprimentos;

pedro
mc86 Escreveu:podes...o pedromar já confirmou = qualquer data em 2014....
Eu vou colocar Fevereiro...quando liguei para eles, percebi também que podia por fevereiro desde que estivesse inscrita na faculdade e com a situação profissional regularizada...

entretanto se conseguires ligar pergunta do comprovativo de residencia para bolsas cá em Portugal, sff

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

A sério? Disseram-me agora que não...que era só para bolsas no estrangeiro...tudo o que fosse bolsas em Portugal, não era preciso. Bom, não custa fazer um scan de algo e colocar....ao menos não há problemas
pedromar Escreveu:Acabei agora mesmo de confirmar o que tinha dito, o documento é necessário. Basta uma conta de electricidade, gás, TV cabo, qualquer documento que comprove que residem em Portugal.

Cumprimentos;

pedro
mc86 Escreveu:podes...o pedromar já confirmou = qualquer data em 2014....

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

pedromar Escreveu:Acabei agora mesmo de confirmar o que tinha dito, o documento é necessário. Basta uma conta de electricidade, gás, TV cabo, qualquer documento que comprove que residem em Portugal.

Cumprimentos;

pedro
Pedro, basta mesmo apenas uma factura? Mesmo para quem pediu bolsa para o estrangeiro?
É que sendo assim poupo o tempo de ter que ir à Junta de Freguesia e uns euritos...

Ezequiel

ACSilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça dez 17, 2013 4:49 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por ACSilva »

[quote="pedromar"]Acabei agora mesmo de confirmar o que tinha dito, o documento é necessário. Basta uma conta de electricidade, gás, TV cabo, qualquer documento que comprove que residem em Portugal.

Cumprimentos;

pedro

A sério?! Não sabia que isso era também preciso. Eu como não tenho nada em meu nome (faturas de luz, gás, cabo, ...) vou buscar o documento de residência onde? Tanta burocracia... já parece a segurança social :?

jrcbrito
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 21, 2014 9:04 pm

Mensagem por jrcbrito »

A sério?! Não sabia que isso era também preciso. Eu como não tenho nada em meu nome (faturas de luz, gás, cabo, ...) vou buscar o documento de residência onde? Tanta burocracia... já parece a segurança social :?[/quote]

Eu enviei a carta de condução...Tem lá indicada a residência oficial.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Sim, boa idea....a carta tem a morada sim...

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

Sim, basta uma factura recente.

eze83 Escreveu:

Cumprimentos;
Pedro, basta mesmo apenas uma factura? Mesmo para quem pediu bolsa para o estrangeiro?
É que sendo assim poupo o tempo de ter que ir à Junta de Freguesia e uns euritos...

Ezequiel

ACSilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça dez 17, 2013 4:49 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por ACSilva »

jrcbrito Escreveu:A sério?! Não sabia que isso era também preciso. Eu como não tenho nada em meu nome (faturas de luz, gás, cabo, ...) vou buscar o documento de residência onde? Tanta burocracia... já parece a segurança social :?

Eu enviei a carta de condução...Tem lá indicada a residência oficial.[/quote]

E para quem não tem carta de condução 8) ? Só se pedir uma declaração na junta de freguesia...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

comuniquem depois o tempo de espera até vir o contrato

Pat King
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 22, 2014 5:35 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por Pat King »

mc86 Escreveu:smarce, quanto ao acordo pergunta na tua faculdade...na minha tinha template!
mc86, será que me podes enviar a "template" (acordo tripartido) da tua faculdade? Obrigado!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Preciso de os pedir em pdf ou word....vou tentar..

olhem, viram as notícias? acho legítimo reclamarem (devíamos reclamar todos por tão poucas bolsas) mas daí a impugnarem o concurso? não ficamos todos sem bolsa?

Responder