el_Bosco wrote:Isso qualifica-se como um erro processual. Terás de recorrer.
Sou só eu a achar estranho a invulgar linha de corte do painel de Geociencias? 3.604? Isto não é estupidamente baixo? E logo com uma taxa de aprovação das mais altas (13,21%)? Isto em doc.
Em posdoc, a situação inverteu-se, tendo sido o painel com menos % de aprovações, não obstante a linha de corte continua abaixo de 4.
A que é que isto se possa dever?
Eu obtive bolsa em Geociências. Já o afirmei no post sobre os resultados, o nº de candidatos é muito baixo, mas não me parece que seja apenas isso.
E posso dar-te o meu exemplo:
Mérito do candidato: 4.6;
Mérito do projecto: 4.8;
Mérito das condições de acolhimento: 1.53.
Em relação ao último ponto estou absolutamente estupefacto. "Orientadores com publicações ISI como 1º autor, participação em projectos e pequeno número de orientações. Instituição de acolhimento não avaliada pela FCT."
A instituição de acolhimento é a Universidade de São Paulo, considerada a melhor universidade ibero-americana nos últimos 3 anos (rankings valem o que valem, eu sei). O meu orientador é Prof. Titular da USP, referência na América Latina. O meu co-orientador é Prof. Catedrático da FCUL. Para teres termo de comparação, em 2011, uma colega minha com a mesma instituição e orientador teve acima de 4.5 (se não estou em erro).
Será que o "não avaliada pela FCT" implicou ter sido corrida com ZERO pontos? No idea...
Mas queres outra? Não vou dizer o nome (a pessoa em questão se quiser que recorra), mas vou dar-te o exemplo de um Professor da área de Geociências (relativamente a 2 candidaturas de alunos dele a BD):
Aluno 1: área de Ciências do Mar; conseguiu 3.90 pontos no mérito das condições de acolhimento. Bolsa atribuída. Nota que não foi avaliado pelo painel de Geociências.
Aluno 2: área de Geociências...teve 0.65! Bolsa não atribuída. Mesmo orientador, mesma instituição de acolhimento (só varia a área porque o projecto é de uma área diferente).
Eu tenho a minha idea (não vou partilhá-la) do que se passou na avaliação das "condições de acolhimento" da área de geociências. Tirem as conclusões que quiserem...
A ABIC devia olhar para isto...