Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por sandra.r.santos »

Sarisa Escreveu:
DPereira2 Escreveu:Infelizmente não são apenas rumores, há várias pessoas que já sabem os resultados há praticamente um mês e que, como tal, em caso de resposta negativa podem já procurar outras opções. Infelizmente, não fazemos parte desse grupo...

Era bom era que essas pessoas viessem aqui e assim podíamos perguntar-lhes a informação sobre nós e seguir com as nossas vidas também! :smt005
É incrivelmente desolador isto acontecer... um sinal de que muitas das 300 BD já teriam destinatários mesmo antes do concurso terminar... Eu acredito em premiar as pessoas que realmente merecem, mas acho que isso deveria acontecer de uma forma transparente e justa, para não criar falsas expectativas nas pessoas que, mesmo com bons programas, nem chegam a ter uma hipótese... Há que pensar positivo mas realmente, está difícil com esta realidade...

É mesmo o que dizes, estamos num limbo entre a esperança que acaba sempre por ser alguma e o seguir em frente noutra direção... há decisões a tomar que dependem disto...

um longo e suspirado "Enfim"...

Boa sorte a todos!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por mc86 »

alguém tem ligado a FCT a saber alguma coisa?

smarce
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 16, 2013 3:34 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por smarce »

mc86 Escreveu:alguém tem ligado a FCT a saber alguma coisa?
E adianta? :x Eles não dizem nada. Limitam-se ao 'Não temos datas previstas' ou 'Não temos essa informação'

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

ah ok. não sabia...é que eu nunca consigo ligar, está sempre linha ocupda

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

mc86 Escreveu:ah ok. não sabia...é que eu nunca consigo ligar, está sempre linha ocupda
Eu só sou atendidada quando ligo para o Geral e peço para passar à secção de bolsas...

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 02, 2013 12:14 pm
University/ Institute: Trinity College Dublin

Mensagem por Sarisa »

Eu entretanto, enquanto aguardo pela resposta da FCT, estou a candidatar-me a outra bolsa através de uma instituição aqui da Irlanda (Irish Research Council) cuja o prazo limite é 29 de Janeiro. Portanto, tenho mesmo de ir avante com a candidatura. Se por milagre conseguir a bolsa da FCT e mais tarde também for aceite pelo IRC (grandes milagres poderão acontecer em 2014!), posso cancelar a da FCT? Mesmo que já tenha recebido alguma mensalidade e ficar com a do IRC?

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Não tenho a certeza mas penso que deverá certamente ser possível rescindir o contrato de bolsa.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Sarisa Escreveu:Eu entretanto, enquanto aguardo pela resposta da FCT, estou a candidatar-me a outra bolsa através de uma instituição aqui da Irlanda (Irish Research Council) cuja o prazo limite é 29 de Janeiro. Portanto, tenho mesmo de ir avante com a candidatura. Se por milagre conseguir a bolsa da FCT e mais tarde também for aceite pelo IRC (grandes milagres poderão acontecer em 2014!), posso cancelar a da FCT? Mesmo que já tenha recebido alguma mensalidade e ficar com a do IRC?
Olá.
Enquanto não te comprometeres com a FCT (e concorrer não é um compromisso) és livre de fazer o que quiseres. Se te for atribuída ("provisoriamente") bolsa, terás de enviar os documentos online no prazo de 6 meses, e depois de eles os receberem e aprovarem é que te disponibilizam o contrato para assinar. Assim, se não quiseres a bolsa, basta não fazeres nada e ao fim de 6 meses esta fica sem efeito.
Se já tivesses assinado contrato, aí é que seria necessário desistires ou suspender a bolsa para poderes ter a outra, o que de início também não te traria problemas com a FCT, só a partir do 3º ano é que poderiam em teoria exigir-te o dinheiro de volta de acordo com o que está no Estatuto do Bolseiro.
Apenas estou a falar relativamente à FCT. Obviamente o teu orientador pode não gostar da desistência, e podes também ter de resolver alguma burocracia com a universidade quanto a cancelamento da candidatura a doutoramento.

Boa sorte.

Pedro_Silveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 30, 2013 2:57 pm
University/ Institute: FCSH-UNL/CESNOVA

Mensagem por Pedro_Silveira »

http://www.abic-online.org/index.php/co ... 9-10-21-50

Alguém sabe porque é que a ABIC não tem capacidade de reunir com quem de direito e exigir explicações cara a cara? É que a eficácia destas medidas é, no mínimo, duvidosa...! Apesar de ser melhor do que nada, obviamente.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Já vi o que a ABIC está a pedir, e percebo perfeitamente...mas acham que trará resultado? ou apenas 1000 emails para alguém responder - esse alguém que, com certeza, não poderá avançar com nada, presumindo que as pessoas nas helpdesk etc não são os directores da fct ou alguém com poder de decisão...

Provavelmente não lançou porque não tem algum tipo de autorização...se me chateia? claro...principalmente acho que deveriam comunicar com os bolseiros e não deixa-los na expectativa..mas se acho que deixar-lhes a caixa com 1000 emails resulta? tenho dúvidas...

rsnarp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 11, 2012 12:21 am
University/ Institute: UBI

Mensagem por rsnarp »

Resultados de uma reuniao com a FENPROF, ministério e FCT:

"...Relativamente às bolsas de doutoramento e de pós-doc, a FENPROF manifestou a sua estranheza por não serem conhecidos os resultados do concurso de 2013 e defendeu a atribuição de um maior número de bolsas no concurso geral. O Presidente da FCT confirmou que o número de propostas financiadas iria rondar os 10%, anunciou que os resultados seriam divulgados esta semana e que, em alguns casos, ainda seria possível que o início da bolsa fosse o do dia 1 de Janeiro de 2014."

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

eh pa isso foi quando mesmo?

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

espera...10%???

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 02, 2013 12:14 pm
University/ Institute: Trinity College Dublin

Mensagem por Sarisa »

10%? Espectacular!

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por schutz »

Que tal um link para a noticia? Nem se percebe quando foi...

Mmporto
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 18, 2013 5:11 pm
University/ Institute: UPorto

Mensagem por Mmporto »

Que fartura 10%...e ainda para mais se 10% dos candidatos forem conhecidos dos avaliadores...pronto agora tenho a certeza que já fui! :shock:

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

"Continua sem funcionar o anexo de ficheiros. Disseram-me na FCT que têm 8000 candidaturas. Será que é excesso de ficheiros no servidor e não estavam preparados para isso? Esta FCT sempre a impressionar pelo pior dos piores."

esta foi uma mensagem deixada por alguém aqui no fórum no dia "Set 17, 2013 9:08 am" http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 000#p32192

Bem, se foram submetidas 8000 candidaturas e só será atribuído financiamento a 10% corresponderia a 800 bolsas, o que vai contra o que a FCT anunciou: 300 BD e 100 BPD... que na realidade, corresponde a 5% :?

neste momento "só sei que nada sei"...

Boa sorte!
Última edição por sandra.r.santos em quinta jan 09, 2014 12:19 pm, editado 2 vezes no total.

Bitter Sweet Girl
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

mc86 Escreveu:espera...10%???
apesar de tudo estes 10% nao contradizem os numeros avançados antes, de cerca de 300 para doutoramento e 100 para posdoc. se tiverem concorrido à volta de 4000 pessoas, vai parar aos 10%.

Bitter Sweet Girl
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

mc86 Escreveu:eh pa isso foi quando mesmo?
a noticia é de hoje!
http://www.fenprof.pt/SUPERIOR/?aba=37& ... 3&doc=8122

será que ele tem noçao que esta semana acaba amanha?

ACSilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça dez 17, 2013 4:49 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por ACSilva »

A ser verdade o que postaram, amanhã, o mais tardar, já sabemos alguma coisa. Para o bem ou para o mal, já podemos dar continuidade à nossa vida. Mas 10% é de pasmar... :shock:
Aguenta, coração :smt026

Responder