Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por mc86 »

acho que nem vale a pena tentar adivinhar...não ha grande relação com nada parece-me... é mesmo esperar que alguém tenha novidades concretas...este ano nem há o "diz que disse"...

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

mc86 Escreveu:acho que nem vale a pena tentar adivinhar...não ha grande relação com nada parece-me... é mesmo esperar que alguém tenha novidades concretas...este ano nem há o "diz que disse"...

Pois é... Este ano está tudo muito estranho :roll:

Isantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 21, 2013 11:08 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por Isantos »

Boa tarde

Como eu referi num post anterior, tenho como fonte quase segura que os resultados deverão sair a partir da 3 semana do mês.
No ano passado eles lançaram os resultados 74 dias úteis após a candidatura. Este ano, os 74 dias calha no dia 10 de Janeiro (sexta-feira). Já falta pouco, não fiquem a fazer refresh todos os dias, basta irem ao mail todos os dias;)

;)

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Bem, 3ª semana não é o dia 10...e o facto de ter saído 74 dias depois nada quer dizer para este ano, não andariam a conta-los...mas finalmente alguém com alguma informação, mesmo que "quase segura". obrigada

Isantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 21, 2013 11:08 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por Isantos »

O dia 10 perfaz os 74 dias, a 3º semana foi a data que me indicaram. Só falei desta data devido ao ano passado.

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 02, 2013 12:14 pm
University/ Institute: Trinity College Dublin

Mensagem por Sarisa »

Se é a partir da 3a semana de Janeiro, é na última, ou seja, no limite do prazo, o que pode ir até dia 31. Eu acho que o melhor é irmos vendo, porque (sem ofensa a ninguém) as informações dadas aqui são mais palpites que outra coisa. Dá para a pessoa ir desabafando... O que já não é mau.

carlioadr
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 07, 2014 7:56 pm
University/ Institute: Nenhuma

Mensagem por carlioadr »

cmf1 Escreveu: Para terminar, há uns tempos li um artigo que analisava a desigualdade de rendimento entre a hierarquia de um gang de tráfico de droga e as Universidades. Pois bem, parece que são muito semelhantes, mas que mesmo assim um traficante de rua ganha em relação ao líder do gang, do que um bolseiro relativamente a um catedrático. E isto diz tudo.
Faz ideia de quanto ganha um catedrático, e de quanto ganham traficantes? A academia é uma profissão mal paga na Europa, e Portugal é provavelmente o país da Europa Ocidental onde os docentes são pior pagos (em salário real, tendo em conta o custo de vida). Informe-se antes de dizer barbaridades.

Quanto ao resto do que diz, leia:
A FENPROF defendeu a Revisão do Estatuto dos Bolseiros, no sentido de

diminuir a precariedade do trabalho científico, combatendo o recurso abusivo ao recrutamento de bolseiros para prover necessidades permanentes das instituições de investigação, substituindo bolsas por contratos de trabalho;
integrar os bolseiros no regime geral da Segurança Social;
garantir que estes investigadores em início de carreira sejam tratados como profissionais e como parte integrante das instituições em que trabalham.
http://www.fenprof.pt/SUPERIOR/?aba=37& ... 1&doc=6205

jcmpoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 18, 2013 11:23 am
University/ Institute: INESC

Mensagem por jcmpoliveira »

Será que ainda pagam Janeiro?

cmf1
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta mar 13, 2013 1:52 pm
University/ Institute: ICS

Mensagem por cmf1 »

carlioadr Escreveu:
cmf1 Escreveu: Para terminar, há uns tempos li um artigo que analisava a desigualdade de rendimento entre a hierarquia de um gang de tráfico de droga e as Universidades. Pois bem, parece que são muito semelhantes, mas que mesmo assim um traficante de rua ganha em relação ao líder do gang, do que um bolseiro relativamente a um catedrático. E isto diz tudo.
Faz ideia de quanto ganha um catedrático, e de quanto ganham traficantes? A academia é uma profissão mal paga na Europa, e Portugal é provavelmente o país da Europa Ocidental onde os docentes são pior pagos (em salário real, tendo em conta o custo de vida). Informe-se antes de dizer barbaridades.

Quanto ao resto do que diz, leia:
A FENPROF defendeu a Revisão do Estatuto dos Bolseiros, no sentido de

diminuir a precariedade do trabalho científico, combatendo o recurso abusivo ao recrutamento de bolseiros para prover necessidades permanentes das instituições de investigação, substituindo bolsas por contratos de trabalho;
integrar os bolseiros no regime geral da Segurança Social;
garantir que estes investigadores em início de carreira sejam tratados como profissionais e como parte integrante das instituições em que trabalham.
http://www.fenprof.pt/SUPERIOR/?aba=37& ... 1&doc=6205
1 - Desigualdade de rendimento é um conceito que mede rendimentos relativos e não absolutos. O catedrático até podia ganhar 100€, que se o bolseiro ganhasse 1 €, a desigualdade seria enorme. Percebe? Ou não chega lá? Puxe pela cabeça antes de dizer barbaridades.

2 - Ótimo, eu pedi especificamente que me corrigissem se fosse o caso. Ainda bem que estava errado.

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Boa tarde,

Desculpem o offtopic mas não posso deixar passar isto...
carlioadr Escreveu:
Faço... Está aqui: http://www.snesup.pt/htmls/_dlds/Vencim ... rativo.pdf

Dizer que um Prof. Catedrático ganha mal em Portugal não me parece muito correto. Dado que salário mínimo ronda os 485 euros e o salário médio nacional deve estar rondar os 700/800 euros, ganhar acima dos 4000 euros, não se pode dizer que se ganhe mal.

Pode ganhar menos do que em outros países (EUA ou Reino Unido), mas comparativamente com o custo de vida nacional, não se pode dizer que um Prof. Catedrático viva mal em Portugal.

Aliás, tendo em conta o custo de vida em Portugal não sei se a ideia "de que os docentes universitários são os mais mal pagos da Europa Ocidental" estará assim tão correta. Basta comparar o custo de arrendamento em cidades como Lisboa/Porto, Amesterdão, Londres ou Copenhaga; para vermos que as coisas podem não ser bem assim.

Comparar valor de ordenados é uma coisa, comparar custo de vida é outra.

Quanto à visão dos bolseiros por parte da academia, percebo perfeitamente o que foi dito aqui. Digamos que há uma certa "cumplicidade" da academia pela situação dos bolseiros. Por exemplo: quando foi a última vez que a CRUP ou os presidentes dos lab.'s de investigação manifestaram públicamente preocupações com a situação dos bolseiros? E os diversos ministros, secretários de estado ligados à investigação e ao ensino superior, presidentes da FCT (por regra, todos doutorados e dentro da carreira universitária) mostraram algum interesse em mudar a situação dos bolseiros? Não quero criar qualquer tipo conflito mas verdade (e factos são factos) é que a academia portuguesa não se tem preocupado muito em mudar a atual situação dos bolseiros.

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Vale o que vale mas aqui fica a informação para terem ideia dos atrasos na FCT: no final de cada mês a FCT costuma enviar e-mails com a notificação para pagamento do mês seguinte e só recebi passadas quase 2 semanas..

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

Sim, na FCT anda tudo virado do avesso. E agora com a impugnação do concurso Investigador FCT, não vai melhorar...
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/p ... ct-1618793

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

entao nao lhes convem ultrapassar os 90 dias uteis para divulgaçao dos resultados. espero que pelo menos esse prazo respeitem!

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Pode ser ignorancia mas desconhecia a existencia da Plataforma em Defesa da Ciência e do Emprego Científico.. E por isso questiono-me: porque não interveio mais cedo em defesa dos bolseiros de investigação científica e dos seus direitos? Isto em relação aos concursos, exclusividades, etc.

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Sarisa »

O quê? Mas podem ultrapassar os 90 dias? Vai lá vai, mais vale esquecer o assunto e seguir com a vida...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Não passam os 90 dias...penso que não...mas devem dar mesmo no fim...

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Sarisa »

mc86 Escreveu:Não passam os 90 dias...penso que não...mas devem dar mesmo no fim...

Há sempre coisas a dependerem destas respostas. Embora eu esteja certa de que a resposta será negativa, não estou 100% certa, claro. Senão não tinha concorrido. Achei que por esta altura já soubessemos os resultados :smt018 Shame on you, FCT!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Alguém disse aqui 3ª semana...vamos apontar para lá o lançamento dos resultados...
Para mim lamentável é existir o rumor de que várias pessoas sabem já a resposta...isso sim, é deprimente..muito pouco transparente!

DPereira2
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 05, 2013 3:01 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por DPereira2 »

Infelizmente não são apenas rumores, há várias pessoas que já sabem os resultados há praticamente um mês e que, como tal, em caso de resposta negativa podem já procurar outras opções. Infelizmente, não fazemos parte desse grupo...

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Sarisa »

DPereira2 Escreveu:Infelizmente não são apenas rumores, há várias pessoas que já sabem os resultados há praticamente um mês e que, como tal, em caso de resposta negativa podem já procurar outras opções. Infelizmente, não fazemos parte desse grupo...

Era bom era que essas pessoas viessem aqui e assim podíamos perguntar-lhes a informação sobre nós e seguir com as nossas vidas também! :smt005

Responder