Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
cmf1
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta mar 13, 2013 1:52 pm
University/ Institute: ICS

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por cmf1 »

spca Escreveu:
cmf1 Escreveu:(...)
Sandra, há uns tempos via aquele documentário sobre o início da Guerra Colonial. Neste, um membro da FRELIMO explicava porque é que, em determinada altura, se juntou à guerrilha. Segundo o próprio, ele trabalhava como administrativo numa empresa e, apesar de terminado o antigo 2º ano do Liceu (atual 6º ano), ganhava quase metade que uma colega, branca, que tinha a 4ª classe. Abordando o patrão sobre o assunto, a resposta foi peremtória: ele era mais mal pago porque era "indígena". Vendo que, apesar de ter sida extinta a lei do indigenato, na prática nada mudava, o tipo decidiu passar à clandestinidade e pegar em armas.
(...)
Pessoal, por favor, não entremos por aqui e não comparemos aquilo que não é comparável. As injustiças que conduziram à Guerra Colonial nada têm a ver com aquelas que vivemos hoje em dia, numa sociedade democrática, apesar de tudo. Os Estatutos do Indigenato previam situações próximas da escravidão para os "indígenas" - que podiam, por exemplo, ser requisitados (compulsivamente) para trabalhar a troco de quase nada, ou eram obrigados por exemplo a cultivar algodão mesmo que tivessem de passar fome por não cultivarem comida suficiente, e além disto ainda eram enganados e explorados de várias outras formas por vários colonos "brancos" para além do que dizia a lei (ainda que nem todos agissem assim). Daí que houvesse quem estivesse disposto mesmo a morrer para lutar contra este sistema.

Em resumo, não comparemos o que não é comparável. Também gostava de ter os direitos dos funcionários públicos de antigamente - mas as pessoas têm cada vez menos direitos, mesmo quem entre na função pública hoje em dia já não tem os mesmos direitos dos "antigos". Mas a nossa situação, apesar da precariedade e falta de alguns direitos, nada tem a ver com a dos "indígenas" das ex-colónias daquele tempo.

Cumprimentos.
SPCA,

A situação referia-se ao pós Lei do Indigenato. Mas sim, claro, a situação era mais grave nesse contexto, do que no nosso. No entanto, na minha opinião, isso não implica que este sistema não seja brutalmente injusto e que merecia outro tipo de medidas mais radicais.

Ficam aqui umas contas para terem uma noção do que estamos a falar:

Téc. Superior da Adm. Pública (só necessita de ser Licenciado) em 2014 (já com 500 cortes, por há uns anos o hiato ainda era maior):

Vencimento base - 1122 eur mensais brutos, líquido é aproximadamente 990 eur * 14 = 15.798 € (mais 4.920 € que um bolseiro licenciado).

Tem assistência à saúde (ADSE), subsídio de desemprego, 25 dias de férias e uma estabilidade monstruosa (talvez até em demasia, apesar do que se fala por aí).

Mas não vou tocar mais no assunto, visto que isso desvirtuaria o propósito deste tópico.

Que os resultados saiam em breve!

Maria F
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta nov 15, 2012 3:07 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por Maria F »

Olá a todos!

Não percebo o porquê de tanta demora em publicar os resultados se supostamente as avaliações já foram feitas à um mês atrás... Será que tem a ver com a "bronca" que deu no concurso a investigadores FCT?!!

Em resposta à comunicação social a FCT disse, à uns meses atrás, que o atraso da abertura dos concursos nunca comprometeria o arranque das bolsas em Janeiro de 2014....mais uma vez esta grande instituição deixa muito a desejar...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por mc86 »

Acho ainda mais vergonhoso que o atraso, o facto de haver rumores (que não são apenas rumores) de que algumas pessoas já têm conhecimento do resultado...

Mas enfim, de nada vale reclamar..não é por isso que vão sair mais depressa...

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

cmf1 Escreveu:Para terminar, há uns tempos li um artigo que analisava a desigualdade de rendimento entre a hierarquia de um gang de tráfico de droga e as Universidades. Pois bem, parece que são muito semelhantes, mas que mesmo assim um traficante de rua ganha em relação ao líder do gang, do que um bolseiro relativamente a um catedrático. E isto diz tudo.
http://alexandreafonso.wordpress.com/20 ... drug-gang/
J

daniel__
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 16, 2013 9:51 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por daniel__ »

Eu nunca tive uma bolsa na vida, mas decidi este ano arriscar numa de doutoramento, naquela do desafio. Mas depois de ver como isto anda, e como se comportam as coisas neste 'mundo' acho que dispenso a bolsa, na infima hipotese de me ser atribuída.

Estou bem no mercado de trabalho e já não tenho paciência para o que parece que é um favor do ESTADO.

Quando quiser tirar o doutoramento pago-o e inscrevo-me no dia que quiser, como quiser, e da maneira que quiser sem estas tretas do setor publico.

Desmotiva qualquer pessoa este processo :(

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Maria F Escreveu: Em resposta à comunicação social a FCT disse, à uns meses atrás, que o atraso da abertura dos concursos nunca comprometeria o arranque das bolsas em Janeiro de 2014....mais uma vez esta grande instituição deixa muito a desejar...
conseguem sempre contornar isso quando daqui a uns meses se um jornalista ou alguém lhes fizer a pergunta dizendo que as pessoas começaram a ser pagas a partir de janeiro. nao dizem é que foi retroactivamente, menosprezando o facto de que as pessoas nao comem nem pagam contas nem vivem retroactivamente. para a fct isso nao interessa nada, o mais certo é que aos seus olhos (como aos olhos de muita gente do publico em geral) sejamos uns privilegiados ao ter uma bolsa que nos é *concedida* para fazermos o que gostamos/queremos.

nao tendo saido em dezembro, tenho muitas duvidas que saiam muito antes do final do prazo, no fim de janeiro.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

então será hoje?? nnaaaa, cedinho cedinho

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 02, 2013 12:14 pm
University/ Institute: Trinity College Dublin

Mensagem por Sarisa »

cmmg04 Escreveu:
Sarisa Escreveu:Ainda mantenho a esperança de amanhã quando estiverem a dar as 12 badaladas, finalmente surgirem os resultados. Vai valer a pena levar o portatil quando estiver a ver o fogo de artificio, para ir fazendo "refresh".

Um feliz 2014 para todos, com os projectos realizados na medida dos possíveis.

Amanhã será: cada badalada, cada "refresh"! :smt005
aponto para esta quinta o sexta.

E eu que tinha tanta esperança que fosse na passagem de ano :P.

Eu aponto mais para o final deste mês. Mesmo no limite do prazo legal, a tramar a vida toda à malta, que precisa de tomar decisões.

TMCS
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta dez 04, 2013 5:40 pm
University/ Institute: ATT

Mensagem por TMCS »

Esperemos que seja hoje...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

não acredito que vá até aos últimos dias de janeiro...as avaliações estão "mais que feitas" e é só mesmo questões de organização penso eu...também não sei muito bem...penso que sairá em breve...(hoje acho mto apertado, mas já nao digo nada)

Pedro_Silveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 30, 2013 2:57 pm
University/ Institute: FCSH-UNL/CESNOVA

Mensagem por Pedro_Silveira »

Custa-me imenso a crer que ninguém que vem a este forum tem uma informação útil quanto à divulgacao dos resultados!

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

mc86 Escreveu:não acredito que vá até aos últimos dias de janeiro...as avaliações estão "mais que feitas" e é só mesmo questões de organização penso eu...também não sei muito bem...penso que sairá em breve...(hoje acho mto apertado, mas já nao digo nada)
Olá.
A minha impressão é que os sucessivos atrasos quer no lançamento de concursos quer na saída de resultados desde a 2ª fase de 2010 (na qual eu também "penei" e a partir da qual passei a acompanhar este fórum com regularidade) se devem a que isso deixou de ser decidido apenas pela FCT, sendo necessária autorização do Ministério das Finanças para compromissos financeiros, incluindo quer para a publicação de resultados quer a abertura de concursos. Como tal, o facto das avaliações já estarem feitas não significa necessariamente que os resultados venham a sair rapidamente.

Boa sorte para uma rápida saída desses resultados.

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Isantos Escreveu: a ABIC questionou no decorrer desta semana a Direção da FCT sobre os seguintes assuntos:

1. Quando serão divulgados os resultados do concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento?

2. Será garantido o início da bolsa a 1 de Janeiro de 2014 aos candidatos que tenham manifestado esse desejo e tenham cumprido todos os prazos regulamentares?

3. Será garantido que nenhum bolseiro será prejudicado pelos atrasos que impeçam a assinatura do contrato até 1 de Janeiro de 2014?
A ABIC não recebeu qualquer resposta a isto?...

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Mensagem por blanca »

spca Escreveu:
mc86 Escreveu:não acredito que vá até aos últimos dias de janeiro...as avaliações estão "mais que feitas" e é só mesmo questões de organização penso eu...também não sei muito bem...penso que sairá em breve...(hoje acho mto apertado, mas já nao digo nada)
Olá.
A minha impressão é que os sucessivos atrasos quer no lançamento de concursos quer na saída de resultados desde a 2ª fase de 2010 (na qual eu também "penei" e a partir da qual passei a acompanhar este fórum com regularidade) se devem a que isso deixou de ser decidido apenas pela FCT, sendo necessária autorização do Ministério das Finanças para compromissos financeiros, incluindo quer para a publicação de resultados quer a abertura de concursos. Como tal, o facto das avaliações já estarem feitas não significa necessariamente que os resultados venham a sair rapidamente.

Boa sorte para uma rápida saída desses resultados.
Olá, concordo. No concurso de 2012 também tenho a prova (acta do meu painel que solicitei para a audiência prévia) que as avaliações da minha área estavam feitas até finais de Julho, pouco tempo depois da abertura do concurso, e os resultados saíram em Outubro se não me lembro mal...
Todavia, o facto que a FCT dependa de outros órgãos não justifica que não tenha um comportamento transparente, que é absolutamente inaturável.
Ainda por cima deixa que o director dos recursos humanos declare que, sim senhor, os resultados sairão em dezembro, para as bolsas serem pagar a partir de Janeiro... MAS POR FAVOR!!!
Agora, aqui eu acho que quem manda e é responsável é o presidente da fct, escrito tudo em minúsculo, porque minúscula é a sua capacidade de gerir esta instituição como deve ser.
Uma boa noite para todos

tmartins
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jan 05, 2014 12:11 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por tmartins »

Olá a todos, eu tenho uma dúvida relativa às datas do doutoramento e gostava de saber se alguém me podia ajudar... Eu concorri à BD para começar a 1 de Janeiro de 2014, entretanto em Setembro iniciei uma bolsa de investigação até Fevereiro, sabendo em iria ter de desistir em Janeiro caso me fosse atribuída a BD. Acontece que eu pensava que os resultados sairiam até fins de Dezembro coisa que não aconteceu. Portanto agora continuo na BI, mas caso aconteça de me sair a BD e começando eles a pagar o mês de Janeiro estive eu a trabalhar o mesmo mês para a BI não podendo receber pois estaria a ir contra o regime de exclusividade da BD. O que devo fazer?

Obrigada e boa sorte a todos!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

quando sairem os resultados vais poder preencher o início do plano de estudos na mesma (anteriormente como janeiro) e podes querer começar em Março ou quando quiseres. Penso que nao terás problemas. Apenas certifica-te que não coincide com a BI e põe para começar logo de seguida.

Outro pormenor, tu ja tas inscrito no doutoramento na faculdade? Se sim, cuidado com os prazos para pagares as propinas, em algumas faculdades é fevereiro, outras já em janeiro e essas alterações de data de início da BD podem dar problemas.

Se não estiveres, penso que não tens mesmo nada com que te preocupares - simplesmente pões para começar durante o ano, ou Setembro por exemplo, caso seja a data de inicio do ano lectivo do doutoramento na tua faculdade...

espero ter ajudado...

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

Não há novidades nenhumas???

smarce
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 16, 2013 3:34 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por smarce »

nuclear Escreveu:Não há novidades nenhumas???
http://www.fct.pt/apoios/programasdoutoramento/

Será que saem até dia 9?????

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

não me parece que tenha algo a ver...mas sei la..

Bitter Sweet Girl
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

também nao acho que estejam relacionados. a estes quem concorre sao os centros de investigaçao/universidades. já no ano passado o concurso para programas de doutoramento foi mais cedo que o de bolsas individuais.

Responder