Peço o favor de, quem souber, me esclarecer as seguintes dúvidas :
1) - No ano passado o prazo do concurso para bolsas decorreu mais tarde do que era habitual. Habitualmente era em Junho. Passará a ser mais tarde (em Julho, ou mesmo Setembro), ou foi uma exceção, e voltará a ser em Junho ? um ou dois meses mais tarde faz uma certa diferença, para uma pessoa se preparar melhor (falo por mim).
2) - Disseram-me que as verbas para o último concurso de bolsas vieram basicamente do orçamento de Estado, por isso houve menos bolsas, mas que para o próximo ano a União Europeia vai outra vez disponibilizar verbas (o que acontece por fases, isto é, por programas). Isto é verdade ?
3) - Pode-se concorrer ao concurso de Investigador FCT tendo concorrido a uma bolsa de pós-Doc, e vice versa, isto é, pode-se concorrer a uma bolsa de pós-Doc tendo concorrido a uma bolsa de investigador FCT ? Claro que só ficaria com uma, a minha dúvida está em saber se concorrendo a uma posso também concorrer à outra, nomeadamente se o candidato pode concorrer ao concurso de investigador FCT, se não tiver tido bolsa de pós-Doc).
Agradeço a vossa gentileza em me esclarecerem.
Muito obrigado.
Victor
Prazo, verbas, e compatiilidades
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
Re: Prazo, verbas, e compatiilidades
este ano podias concorrer aos dois, se estivesses em condições para tal, ja que no caso do concurso investigador FCT tinhas de ter no mínimo 3 anos de experiências pos-doutoral. no caso do concurso de bolsas de pos-doc, podias concorrer com 3 anos ou mais de experiência pos-doutoral, mas eras penalizado no mérito do candidato, passavas de uma base de 3.0 para uma base de 2.0. nao acho mal esta penalizaçao, ja que pessoas com menos de 3 anos pos-doutoramento nao tinham hipotese de concorrer ao investigador FCT e ainda se queria que tivessem alguma no de bolsas.Rotiv Escreveu: 3) - Pode-se concorrer ao concurso de Investigador FCT tendo concorrido a uma bolsa de pós-Doc, e vice versa, isto é, pode-se concorrer a uma bolsa de pós-Doc tendo concorrido a uma bolsa de investigador FCT ? Claro que só ficaria com uma, a minha dúvida está em saber se concorrendo a uma posso também concorrer à outra, nomeadamente se o candidato pode concorrer ao concurso de investigador FCT, se não tiver tido bolsa de pós-Doc).
Muito obrigado.
Victor
-
- investigador em formação
- Registado: segunda jan 07, 2013 12:26 pm
- University/ Institute: LIP
Viva.
Não é fácil responder, de qualquer forma ca vão as minhas respostas ...
Boa sorte
L.
Não é fácil responder, de qualquer forma ca vão as minhas respostas ...
A ideia da FCT foi ter um concurso por ano, e pelo que percebi foi sempre para abrir em Junho/julho ... mas como tem havido imprevistos (cortes orçamentais e orçamentos de estado em discussão) nada é periódico. Pode-se esperar tudo!Rotiv Escreveu:Peço o favor de, quem souber, me esclarecer as seguintes dúvidas :
1) - No ano passado o prazo do concurso para bolsas decorreu mais tarde do que era habitual. Habitualmente era em Junho. Passará a ser mais tarde (em Julho, ou mesmo Setembro), ou foi uma exceção, e voltará a ser em Junho ? um ou dois meses mais tarde faz uma certa diferença, para uma pessoa se preparar melhor (falo por mim).
Não posso confirmar se se irão usar verbas da UE. Mas posso dizer-te que a drástica redução de bolsas é devida a um grande corte no orçamento.Rotiv Escreveu: 2) - Disseram-me que as verbas para o último concurso de bolsas vieram basicamente do orçamento de Estado, por isso houve menos bolsas, mas que para o próximo ano a União Europeia vai outra vez disponibilizar verbas (o que acontece por fases, isto é, por programas). Isto é verdade ?
Sim, podes concorrer. Para já não há nada que diga o contrário... Mas não me admirava nada que a FCT não inventasse uma cláusula xpto para evitar isso.Rotiv Escreveu: 3) - Pode-se concorrer ao concurso de Investigador FCT tendo concorrido a uma bolsa de pós-Doc, e vice versa, isto é, pode-se concorrer a uma bolsa de pós-Doc tendo concorrido a uma bolsa de investigador FCT ? Claro que só ficaria com uma, a minha dúvida está em saber se concorrendo a uma posso também concorrer à outra, nomeadamente se o candidato pode concorrer ao concurso de investigador FCT, se não tiver tido bolsa de pós-Doc).
Muito obrigado.
Victor
Boa sorte
L.
A minha impressão é que foi quando conseguiram que o concurso começasse, e que tentarão que volte a ser em Maio / Junho, mas claro que podem mais uma vez não o conseguir. A falta de verbas certamente não ajudará.Rotiv Escreveu:Peço o favor de, quem souber, me esclarecer as seguintes dúvidas :
A minha impressão sempre foi que o grosso das verbas são europeias, mas claro que terá sempre de haver uma certa percentagem de verbas nacionais que em tempos de escassez e de cortes não abundam. Mas posso estar enganado...2) - Disseram-me que as verbas para o último concurso de bolsas vieram basicamente do orçamento de Estado, por isso houve menos bolsas, mas que para o próximo ano a União Europeia vai outra vez disponibilizar verbas (o que acontece por fases, isto é, por programas). Isto é verdade ?
Eu penso que concorrer pode (pelas regras do concurso), duvido que lhe apareça algum concurso onde diga que não pode concorrer a outros concursos em simultâneo. Mas claro que os seus orientadores ou pessoas do lugar onde vai concorrer podem pensar de forma diferente, é normal pelo menos nos que conheço que não aceitem bem que a pessoa concorra a outras coisas (a menos, claro, que o seu potencial orientador BPD seja alguém com quem se propõe colaborar no IF).3) - Pode-se concorrer ao concurso de Investigador FCT tendo concorrido a uma bolsa de pós-Doc, e vice versa, isto é, pode-se concorrer a uma bolsa de pós-Doc tendo concorrido a uma bolsa de investigador FCT ? Claro que só ficaria com uma, a minha dúvida está em saber se concorrendo a uma posso também concorrer à outra, nomeadamente se o candidato pode concorrer ao concurso de investigador FCT, se não tiver tido bolsa de pós-Doc).
Sendo o concurso de Investigador FCT um concurso dirigido a pessoas já com experiência pós-doutoral, obviamente o grau de exigência relativamente a produção científica anterior do candidato será maior.
Boa sorte.