Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
rjtgeo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 02, 2012 10:19 pm
University/ Institute: ...

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por rjtgeo »

Uma dúvida a propósito das orientações... as co-orientações tb contam para o número limite das orientações definidas pela FCT?

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por mc86 »

nao...tinha feito essa pergunta à helpdesk..apenas contam orientandos

nsd1
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 13, 2013 4:42 pm

Mensagem por nsd1 »

Olá a todos,

Ainda estou em choque com as 300 bolsas para BD e 100 para BPD... :O

Será que aquele ser iluminado não se poderia ter enganado e queria dizer que eram 300 bolsas por área principal?? :cry:

300 bolsas de BD a dividir por 48 áreas dá mais ou menos 6 bolsas por cada...hahahahaha apetece-me rir e chorar ao mesmo tempo...

paulafc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 05, 2013 12:52 am
University/ Institute: UNL

Mensagem por paulafc »

Não, 300 bolsas por área seria exagero, também...

nsd1
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 13, 2013 4:42 pm

Mensagem por nsd1 »

paulafc Escreveu:Não, 300 bolsas por área seria exagero, também...
Não era assim tanto... vá... no total seriam só mais duas que foram dadas no ano passado...e não sei os números dos anos anteriores mas provavelmente até eram bem mais...

Enfim, não custa nada sonhar :D

Eu quero é números grandes, para animar a malta!! Uma pessoa anda deprimida desde setembro (e nem contando quem concorre há mais de um ano...)

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

por acaso, aqueles que sabem resultados, também devem saber quando são publicados...podiam dar um jeitinho..

C.Mata
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 31, 2013 4:21 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Mensagem por C.Mata »

mc86 Escreveu:por acaso, aqueles que sabem resultados, também devem saber quando são publicados...podiam dar um jeitinho..
Like nisso, oh meu/minha!

Zé Nano
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado mar 22, 2008 7:37 pm

Mensagem por Zé Nano »

mc86 Escreveu:por acaso, aqueles que sabem resultados, também devem saber quando são publicados...podiam dar um jeitinho..
Os que "já sabem" sabem-no provavelmente através dos seus orientadores que são membros de um painél de avaliação. Mas os avaliadores não sabem quando saem os resultados porque isso depende de questões burocráticas da FCT.

Tem-se levantado aqui no fórum alguma celeuma em relação aos painéis de avaliação. Gostava apenas de informar que pela primeira vez os membros não foram escolhidos por convite mas sim por avaliação curricular (não me perguntem pormenores mas houve avaliação). As enormes alterações em relação a anos anteriores prendem-se com esse facto. A minha leitura é que este ano existem condições mais favoráveis a que as avaliações sejam mais "justas".

É claro que a avaliação é sempre um processo subjectivo mas sei que os critérios este ano (pelo menos) foram bastante bem definidos e, de certa forma, mecanizados. O que me parece que falha é que a FCT não passa cá para fora esses mesmos critérios. Do que sei, o processo foi minimamente sério, ao contrário do que consta que se passava noutros anos. Sem dúvida que a escassez de bolsas a atribuir irá levantar enormes protestos mas isso é inevitável.

Boa sorte a todos!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Sim também reparei que o painel mudou bastante...está explicado, foram avaliados e depois então escolhidos...obrigada pela info...

quanto ao meu comentário de saberem resultados...estava obviamente a brincar com a situação uma vez que eu não conheço ninguém que saiba...mas acredito que exista

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

nsd1 Escreveu:Olá a todos,

Ainda estou em choque com as 300 bolsas para BD e 100 para BPD... :O

Será que aquele ser iluminado não se poderia ter enganado e queria dizer que eram 300 bolsas por área principal?? :cry:

300 bolsas de BD a dividir por 48 áreas dá mais ou menos 6 bolsas por cada...hahahahaha apetece-me rir e chorar ao mesmo tempo...
É isso mesmo: vontade de "rir e chorar ao mesmo tempo".

A área de Geociências, p.e., engloba: Geologia, Geofísica, Geoquímica, Detecção Remota, Riscos Naturais e Meteorologia, Clima e Alterações Climáticas.

Muito possivelmente temos mais sub-áreas do que o nº de bolsas que será atribuído. Geologia, p.e., é oferecida (pelas minhas contas e posso estar ligeiramente errado) por 7 instituições de ensino superior (UMinho, UTAD, UAveiro, UPorto, ULisboa, UNova de Lisboa, UÉvora).
A juntar a isto, dos programas doutorais submetidos à FCT apenas foi aprovado o da ULisboa e é em "Earth System Science" que terá 8 bolsas de Phd.

É angustiante pensar no que será o (não) futuro da investigação no país, pelo menos nesta área...

paulafc
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por paulafc »

Mas as bolsas dos programas doutorais não estão incluídas nas 300, penso eu. Acho que essas pessoas só terão as bolsas no 2º ano porque as vagas para os programas doutorais são superiores às bolsas que eles atribuem. Ou seja, só os melhores terão bolsa e isso não pode ter sido decidido antes de entrarem no programa, obviamente.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

Bem,
Já considerando o plano B caso não tenha BD (o mais provável...) estou a pensar no plano B, tentar uma bolsa em Inglaterra, uma vez que um dos co-orientadores é de uma universidade inglesa e vou fazer uma grande parte da investigação em Londres, poderia ser uma ajuda... MAS___ estando eu inscrita num doutoramento em Portugal na Universidade Nova de Lisboa e já tendo concuído o primeiro ano e entregue o pedido de registo do tema da tese teria que desistir do Doutoramento onde estou e candidatar-me de novo, neste caso em Inglaterra ou haveria outra possibilidade de me manter neste doutoramento e adicionar mais uma instituição de acolhimento para assim tentar uma BD lá? Alguém sabe?

Boa sorte, seria tão bom conseguirmos todos... enfim

Abraço coletivo!

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

Outra coisa que me deixou confusa: os avaliadores podem ter alunos/orientandos no concurso? Isso não é um conflito de interesses? Ou é no caso de ex.alunos que não estão a orientar?

Sandra

bela
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta nov 27, 2008 2:07 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por bela »

Pois, a ver por essa via do conflito de interesses, então também cada avaliador só poderia avaliar planos de trabalho estritamente dentro do seu campo de trabalho...

Acho que essa informação que circula por aí das 100/300 bolsas não está correta. Talvez faça sentido esse número para as áreas das ciências sociais, outro tanto para as ciência exatas, outro tanto para as ciências da educação... mesmo assim, não seriam muitas. Atenção que no ano passado houve cerca de 1200 BD e 600 BPD. Por isso, algo nesta informação não está correto.

Digam-me uma coisa: o que faz o coordenador no painel de avaliação? Avalia como os outros? Em particular, avalia planos de trabalho como os outros? Por exemplo, um coordenador pode ser orientador de BD ou BPD?

paulafc
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por paulafc »

A informação do número de bolsas está correcta, já há muito que vem sendo anunciado que este ano haveria redução acentuada por isso não se pode contar com as 1000 bolsas do ano passado.

E sim, os membros dos painéis podem ter orientandos a concurso, desde que não avaliem, eles próprios, essas candidaturas.

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

bela Escreveu:Pois, a ver por essa via do conflito de interesses, então também cada avaliador só poderia avaliar planos de trabalho estritamente dentro do seu campo de trabalho...

Acho que essa informação que circula por aí das 100/300 bolsas não está correta. Talvez faça sentido esse número para as áreas das ciências sociais, outro tanto para as ciência exatas, outro tanto para as ciências da educação... mesmo assim, não seriam muitas. Atenção que no ano passado houve cerca de 1200 BD e 600 BPD. Por isso, algo nesta informação não está correto.

Digam-me uma coisa: o que faz o coordenador no painel de avaliação? Avalia como os outros? Em particular, avalia planos de trabalho como os outros? Por exemplo, um coordenador pode ser orientador de BD ou BPD?
Bela, lamento destruir ilusões, mas com um pouquinho mais de atenção teria lido que o número de bolsas seria reduzido em 50% por comparação com 2012, sendo que destas 30% seriam ainda alocadas aos programas doutorais. Como diria o Guterres, é só fazer as contas (e pelas minhas daria algo como 415 de PhD e não 300, mas ok...).

Zé Nano
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado mar 22, 2008 7:37 pm

Mensagem por Zé Nano »

paulafc Escreveu:E sim, os membros dos painéis podem ter orientandos a concurso, desde que não avaliem, eles próprios, essas candidaturas.
Só para aprofundar um pouco esta informação... As candidaturas foram distribuídas de forma aleatória por cada membro do painél, que fizeram a apreciação prévia antes da reunião de avaliação. Claro que as candidaturas orientadas por membros do painél foram para membros diferentes. Cada candidatura foi avaliada por 2 membros, que classificaram de forma independente. Nos casos em que houve grande divergência, alargou-se a discussão a outro(s) membro(s).

Após este primeiro processo de selecção, os melhores classificados passaram a uma fase de discussão que incluia todo o painél. Na discussão das candidaturas em que o orientador fazia parte do painél, este abandonava a sala durante a mesma. Desta discussão final saiu a lista das bolsas.

Este foi o procedimento para um dos painéis mas penso que poderá ter sido a prática standard para todos. Sem dúvida que a presença de um orientador no painél poderá ter influência na decisão. Mas podemos levantar a suspeita a outros níveis nomeadamente institucionais, geográficos, rivalidades de estimação, etc.

Os que tiverem bolsa vão achar que o processo foi fantástico; os que não, vão ficar decepcionados e revoltados. Já estive nos dois grupos.

Boa sorte a todos.

phytolas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado dez 07, 2013 3:51 am
University/ Institute: DCT_UC

Mensagem por phytolas »

Zé Nano Escreveu:
Só para aprofundar um pouco esta informação... As candidaturas foram distribuídas de forma aleatória por cada membro do painél, que fizeram a apreciação prévia antes da reunião de avaliação. Claro que as candidaturas orientadas por membros do painél foram para membros diferentes. Cada candidatura foi avaliada por 2 membros, que classificaram de forma independente. Nos casos em que houve grande divergência, alargou-se a discussão a outro(s) membro(s).

Após este primeiro processo de selecção, os melhores classificados passaram a uma fase de discussão que incluia todo o painél. Na discussão das candidaturas em que o orientador fazia parte do painél, este abandonava a sala durante a mesma. Desta discussão final saiu a lista das bolsas.

Este foi o procedimento para um dos painéis mas penso que poderá ter sido a prática standard para todos. Sem dúvida que a presença de um orientador no painél poderá ter influência na decisão. Mas podemos levantar a suspeita a outros níveis nomeadamente institucionais, geográficos, rivalidades de estimação, etc.

Os que tiverem bolsa vão achar que o processo foi fantástico; os que não, vão ficar decepcionados e revoltados. Já estive nos dois grupos.

Boa sorte a todos.
Caro Zé Nano,

Já que tens tanta "inside information", não poderias partilhar também a data prevista para a divulgação dos resultados?

:?:

cristinacarvalho84
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 29, 2013 8:36 pm
University/ Institute: Universidade Coimbra

Mensagem por cristinacarvalho84 »

Olá a todos,

Mais alguém está sem conseguir aceder à sua página pessoal no site da FCT? Vai até ao registo mas depois bloqueia...

Icywind
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado ago 24, 2013 11:20 am
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por Icywind »

cristinacarvalho84 Escreveu:Olá a todos,

Mais alguém está sem conseguir aceder à sua página pessoal no site da FCT? Vai até ao registo mas depois bloqueia...

Olá!

Também não consigo aceder. Quererá dizer alguma coisa? Tanta ansiedade, bolas... :cry:

Boa sorte a todos!

Responder