Ajuda - Novo Regulamento - Renovacao Bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Ajuda - Novo Regulamento - Renovacao Bolsa

Mensagem por spca »

saragsilva Escreveu:Olá, espero que estejam todos bem! Já não vinha aqui há imenso tempo mas surgiu-me uma dúvida sobre a renovação agora com o novo regulamento e aqui estou eu :)

Tenho bolsa BPD, mista. Telefonei para a FCT para confirmar que documentos precisava e disseram-me apenas o parecer do orientador principal aqui em PT e a declaração da situação profissional. Perguntei se os pareceres dos co-orientadores estrangeiros não eram necessários e foi-me dito que não, que bastava o de PT. No entanto fiquei com dúvidas e não sei se não será melhor enviar esses também (que é o que acho que vou fazer para jogar pelo seguro). Mais alguém com BPD mista?
Obrigada,
Sara
Olá.
Eu tenho BPD mista e nunca entreguei a totalidade dos pareceres dos orientadores estrangeiros, apenas daqueles lugares onde estive nesse ano.
Creio que aquilo que convém mesmo é do principal (em princípio, de PT). Os outros, se forem fáceis de obter, mal não faz, mas se forem difíceis ou ilógicos (ex. não estiveste lá nesse ano) pela minha experiência não serão levantados problemas.

Bom trabalho.

spca

Mensagem por spca »

Olá.
JoaoJesus Escreveu:Bom dia,

Quanto à renovação da bolsa alguem me sabe dizer se é preciso o parecer dos co-orientadores ou apenas do orientador?
O mesmo necessário é do orientador. Dos co-orientadores, se forem fáceis obter, acho melhor, mas se não (ex. são estrangeiros ou não trabalhaste ainda com eles) não virá daí mal ao mundo.
E quando mencionam instituição de acolhimento é só mesmo isso ou inclui a instituição que confere o grau aka faculdade?
Creio que o melhor é entregares ambas, para evitar chatices. Basicamente só tem de indicar que consideram que cumpriste cabalmente as tuas funções e recomendam que a bolsa seja renovada mais um ano.
Por ultimo, é habitual também enviar o relatorio anual ao mesmo tempo ou devo esperar e enviar separadamente?

Obrigado,
Não é necessário enviar relatório, só no caso de desistires da bolsa ou a suspenderes, ou se no final da bolsa não tiveres tese para entregar ou vier a demorar muito até a teres. Nas BD normalmente a tese serve como relatório.

Bom trabalho.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

A minha BD (não-BPD) não é mista, é no estrangeiro mas tenho um co-orientador português. Na primeira renovação perguntei à FCT se também precisava carta do co-orientador. Disseram-me que não, nunca mandei e nunca tive problemas.

JoaoJesus
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta fev 01, 2012 3:02 pm
University/ Institute: FUCP

Mensagem por JoaoJesus »

Muito obrigado pela ajuda. De facto pode-se sempre contar este forum.
Queria evitar pedir à instituição que confere o grau porque os serviços académicos implicam uma manhã inteira, no mínimo, perdida, quando nao me encaminham por todos os pequenos escritórios existentes que nem rally paper lol.
Quanto ao relatorio, estão sempre a dizer-me que é necessário mas no regulamento da FCT esta algo escondido e há quem diga que já não é necessário.

spca

Mensagem por spca »

JoaoJesus Escreveu:Muito obrigado pela ajuda. De facto pode-se sempre contar este forum.
Queria evitar pedir à instituição que confere o grau porque os serviços académicos implicam uma manhã inteira, no mínimo, perdida, quando nao me encaminham por todos os pequenos escritórios existentes que nem rally paper lol.
Quanto ao relatorio, estão sempre a dizer-me que é necessário mas no regulamento da FCT esta algo escondido e há quem diga que já não é necessário.
Quanto à instituição, podes sempre tentar fazer a pergunta directamente à FCT.
A tua bolsa é BD? Se sim, em princípio não será necessário relatório, salvo nas situações que já apontei, a menos que tenha acontecido algo extraordinário muito recentemente que nunca tenha sido discutido aqui no fórum. Há uns anos era obrigatório relatório anual (quando me doutorei era assim).

Boa sorte.

saragsilva
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Mensagem por saragsilva »

Muito obrigada, Spca.

Olha, entretanto acabei por enviar tudo já que foi extremamente fácil conseguir o parecer de toda a gente - sendo assim foram os 3 mais os 3 pareceres da instituição e o esclarecimento da situação profissional. Está feito! Obrigada mais uma vez pela sempre preciosa ajuda!

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
University/ Institute: Coimbra University
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Mensagem por N_C_P_de_Gloucester »

Ines do Amaral Escreveu:"Tenho mais uma duvida.
Já enviei todos os documentos para o id.bolsa@fct.pt mas:

- como tenho a certeza de que eles receberam os meus documentos?
[. . .]

[. . .]"
Use an option of email software to request a Delivery-Status Notification (DSN).

Matrix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 15, 2012 6:09 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Renovacao Bolsa BPD Mista

Mensagem por Matrix »

Olá a todos. :)
Muito provavelmente a minha questão já foi respondida por alguém aqui no Fórum,
mas não a encontrei... :)

Tenho uma BPD Mista; estou no 1.º ano e a primeira instituição de acolhimento é portuguesa. Entreguei os documentos que pensava ser necessários para a renovação. No entanto, hoje recebi um e-mail a solicitar os períodos de permanência no estrangeiro.

Questão: gostaria de saber se posso dar essa informação num documento meu (sob compromisso de honra) ou se preciso de pedir um documento oficial à minha instituição no estrangeiro.

Obrigado pela vossa ajuda.

spca

Re: Renovacao Bolsa BPD Mista

Mensagem por spca »

Matrix Escreveu:Olá a todos. :)
Muito provavelmente a minha questão já foi respondida por alguém aqui no Fórum,
mas não a encontrei... :)

Tenho uma BPD Mista; estou no 1.º ano e a primeira instituição de acolhimento é portuguesa. Entreguei os documentos que pensava ser necessários para a renovação. No entanto, hoje recebi um e-mail a solicitar os períodos de permanência no estrangeiro.

Questão: gostaria de saber se posso dar essa informação num documento meu (sob compromisso de honra) ou se preciso de pedir um documento oficial à minha instituição no estrangeiro.

Obrigado pela vossa ajuda.
Olá.
Uma vez que essa situação parece ser nova (também tenho BPD mista e não me fizeram isso, mas já pedi renovação há vários meses) eu diria que, se não mencionam nada no mail, envies uma declaração tua. Se for necessário algo mais, eles logo dizem.

Boa sorte.

Matrix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 15, 2012 6:09 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Matrix »

Muito obrigado pela informação, spca.
:)

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 18, 2009 3:31 pm
University/ Institute: FCSH

Mensagem por sofiab. »

Olá!

Espero que estejam bem! Escrevo porque vou também renovar pela primeira vez a minha bolsa e mandei todos os documentos no dia 2 de Dezembro... o que me parece que foi bastante tarde uma vez que a renovação deveria ser para dia 1 de janeiro! Ainda não obtive resposta o que me faz pensar que os meus documentos não chegaram a tempo.

Escrevo para perguntar o que devo fazer? Telefono já à FCT com a esperança de que, caso me atendam o telefone, me possam renovar assim a minha bolsa? É possível a bolsa ser renovada sem que eu receba um mail antes a indicar essa renovação?

Muito Obrigada e boa sorte a todos!
Sofia

spca

Mensagem por spca »

sofiab. Escreveu:Olá!

Espero que estejam bem! Escrevo porque vou também renovar pela primeira vez a minha bolsa e mandei todos os documentos no dia 2 de Dezembro... o que me parece que foi bastante tarde uma vez que a renovação deveria ser para dia 1 de janeiro! Ainda não obtive resposta o que me faz pensar que os meus documentos não chegaram a tempo.

Escrevo para perguntar o que devo fazer? Telefono já à FCT com a esperança de que, caso me atendam o telefone, me possam renovar assim a minha bolsa? É possível a bolsa ser renovada sem que eu receba um mail antes a indicar essa renovação?

Muito Obrigada e boa sorte a todos!
Sofia
Olá.

Os documentos devem ser mandados com pelo menos 2 meses de antecedência (ou seja, para uma bolsa que começa a 1 de Janeiro, devias ter mandado até 31 de Outubro) e de preferência até um pouco mais cedo para evitar problemas. Ou seja, atendendo a que a resposta quanto à renovação tem de ser dada em 2 meses, é "normal" que ainda não te tenham dito nada.
Em princípio não deves ter consequências em termos de seres penalizada na bolsa, mas é infelizmente muito provável que no início de Janeiro não recebas (mas creio que quando estiver tudo em ordem, esperemos que já a tempo do pagamento de Fevereiro, receberás o mês de Janeiro retroactivamente).

Este prazo de envio dos documentos com 2 meses de antecedência encontra-se no Regulamento, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt, Art. 21, alínea 2.

Boa sorte.

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por sofiab. »

Obrigada spca! Acho que tens razão, não devo receber já a minha bolsa... Houve uma pequena confusão entre o meu primeiro orientador e segundo, uma vez que trocaram de lugares e isso adiou um bocadinho o meu pedido o que não justifica o atraso e acho que vou ter de contar com o dinheiro só em Fevereiro (espero)!

Obrigada mais uma vez,
Sofia

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Também foi a primeira vez que enviei os documentos por e-mail para a renovação (enviei dia 11 de novembro para renovar dia 1 de fevereiro e recebi a notificação de leitura dia 20 de novembro). Ainda não tive nenhuma resposta mas também espero que esteja tudo bem com o processo pois não me dava jeito "impasses" no pagamento.

PDan
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo mar 17, 2013 11:51 pm
University/ Institute: universidade do porto

Mensagem por PDan »

A minha bolsa termina dia 30 de Abril, deverei portanto enviar os 3 documentos digitalizados (parecer do orientador, da instituição de acolhimento e da minha situação financeira até dia 28 de Fevereiro/1 de Março certo?
Além disso para qual e-mail deverei enviar? bolsas@fct.pt?

Outra coisa, ainda nao enviei nenhum dos recibos do seguro social voluntario que tenho pago. Quando fizer, vou enviar todos os que tenho até agora , mas deverá ser por e-mail ? Para bolsas@fct.pt tambem? Ou deverei enviar por correio?

Obrigada

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

A resposta a ambos é: tudo por e-mail para bolsas@fct.pt. No caso do SSV penso que da primeira vez que envias recibos também tens que enviar o comprovativo da SS a dizer que te inscreveste no SSV.

sofiab.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por sofiab. »

Olá mais uma vez!

Escrevo porque recebi hoje o email de renovação de bolsa. Apenas uma dúvida.
No email diz:

"Deverá, ainda, enviar-nos, logo que possível, um documento original e devidamente autenticado, emitido pelos serviços financeiros da Universidade, comprovativo do pagamento das XXXX,00£ de propinas relativas ao ano letivo 2012/2013.
Fazemos notar que só após a receção deste documento serão financiadas as propinas referentes ao ano letivo 2013/2014."

Este documento deverá ser enviado por carta ou por email e depois por carta?

Diz ainda para enviar o "parecer da instituição de acolhimento sobre o trabalho desenvolvido, fazendo referência à previsão do cumprimento do plano de trabalhos acordado e sobre a conveniência de renovação da bolsa".

Eu enviei duas cartas, do meu orientador e co-orientador, a dizer que estava a cumprir o plano de trabalhos. Eles pedem especificamente um parecer da instituição, a quem é que eu devo pedir isto? Ao director do departamento?

Muito Obrigada!
Sofia

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

sofiab. Escreveu: "Deverá, ainda, enviar-nos, logo que possível, um documento original e devidamente autenticado, emitido pelos serviços financeiros da Universidade, comprovativo do pagamento das XXXX,00£ de propinas relativas ao ano letivo 2012/2013.
Fazemos notar que só após a receção deste documento serão financiadas as propinas referentes ao ano letivo 2013/2014."

Este documento deverá ser enviado por carta ou por email e depois por carta?
Eu envio sempre por e-mail e até hoje não houve problema. Contudo, as minhas propinas estão abaixo do tecto de 5000 EUR, suponho que nos casos em que o valor é maior tenha de haver algum tipo de diligência extra...

sofiab. Escreveu: Eu enviei duas cartas, do meu orientador e co-orientador, a dizer que estava a cumprir o plano de trabalhos. Eles pedem especificamente um parecer da instituição, a quem é que eu devo pedir isto? Ao director do departamento?
Pede um parecer ao director de departamento (o meu pede-me sempre "um draft", que na verdade acaba por ser exactamente o que ele imprime e assina...) e depois assegura-te que alguém mete um carimbo na carta (o próprio director ou alguém na secretaria do departamento).

Foi o que fiz em anos anteriores e nunca me pediram mais nada.

rdsilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jun 19, 2012 2:16 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por rdsilva »

Boa tarde

Tenho uma BPD que começou a 1 de Março. Dia 10 de Janeiro enviei o pedido de renovação para o 2º ano, mas já foi um pouco tarde e como seria de esperar não recebi este mês.

No entanto, até hoje ainda não recebi resposta ao meu pedido de renovação. Penso não ser muito habitual a FCT demorar tanto a responder aos pedidos de renovação e começo a temer não receber resposta a tempo do pagamento de Abril.

Devo esperar mais uns dias pelo resposta ou começo a tentar ligar e esperar que me atentam?

Obrigado

spca

Mensagem por spca »

rdsilva Escreveu:Boa tarde

Tenho uma BPD que começou a 1 de Março. Dia 10 de Janeiro enviei o pedido de renovação para o 2º ano, mas já foi um pouco tarde e como seria de esperar não recebi este mês.

No entanto, até hoje ainda não recebi resposta ao meu pedido de renovação. Penso não ser muito habitual a FCT demorar tanto a responder aos pedidos de renovação e começo a temer não receber resposta a tempo do pagamento de Abril.

Devo esperar mais uns dias pelo resposta ou começo a tentar ligar e esperar que me atentam?

Obrigado
Olá.
Creio que a tua pergunta não tem uma resposta certa. Pelos prazos da FCT (supondo que se trate de uma renovação "normal" e não de triénio) deverias ter resposta ao pedido de renovação em até 2 meses, ou seja, antes de Abril e receber neste mês. Agora, creio que ninguém te pode dar nenhuma garantia absoluta que assim seja...

Boa sorte para uma rápida resposta.

Responder