Ajuda - Novo Regulamento - Renovacao Bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
santosusana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
University/ Institute: RWTH

Ajuda - Novo Regulamento - Renovacao Bolsa

Mensagem por santosusana »

Boa tarde,

Estou a preparar os documentos para a renovacao da minha BD e fiquei com algumas duvidas. O novo regulamento tem efeito também para quem já tinha a bolsa antes ou só para novas bolsas?
Caso seja para toda a gente, gostava que alguém me ajudasse a perceber o artigo 21 - Renovacao de Bolsas.

Caso se veja o documento 1: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RB ... ublica.pdf

ou o 2 http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RB ... 170713.pdf

ou o oficial do diario da República 3: http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/ ... _08_13.pdf

todos eles sao diferentes.
No 1o, as alineas a), b) e c) continuam no numero 7, como estavam antigamente. No 2o documento, acabam por cortar o num. 5, 6 e 7 sem dizer que foi revogado, e deixaram as alíneas à deriva.
No documento 3o (diario da república), as alíneas a) b) c) passaram a fazer parte do ponto 4, o 5 supostamente ficava igual (que no documento 2 foi cortado) e os pontos 6 a 8 simplesmente desapareceram sem indicacao de revogacao ou nao...

A minha questao final é: com este caos de documentos diferentes que, supostamente, deveriam indicar a mesma coisa, qual deles está certo?
Queria nenovar a minha BD e nao sei se as alíneas a) b) e c) passam a ter efeito para BD também, ou se continua a ser namesma apenas para BPD. Ou seja, tenho que enviar extra o relatório detalhado dos trabalhos realizados, etc, ou apenas os pareceres do orientador e instituicao, avaliacao das actividades e pedido de renovacao como era antes?

Obrigada desde já pela ajuda

Cumprimentos,
Susana

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Ajuda - Novo Regulamento - Renovacao Bolsa

Mensagem por spca »

Creio que são todos iguais, pelo menos nas alíneas que te dizem respeito. Tens de entregar o que é dito no Art. 21, alíneas 3 (elaborado conforme as restantes, ou seja, dizendo que apoia a renovação, te estás a portar bem e a cumprir o programa de trabalhos) e 6. Ou seja, os pareceres do(s) orientador(es) e instituição de acolhimento (alínea 3) e a tua declaração em como não exerces actividade profissional (alínea 6). Podes enviar por email até (preferencialmente) 60 dias do termo da tua bolsa.

O relatório detalhado dos trabalhos é só para renovação da BPD para 2º triénio.

Bom trabalho.

spca

Mensagem por spca »

spca Escreveu:Creio que são todos iguais, pelo menos nas alíneas que te dizem respeito. Tens de entregar o que é dito no Art. 21, alíneas 3 (elaborado conforme as restantes, ou seja, dizendo que apoia a renovação, te estás a portar bem e a cumprir o programa de trabalhos) e 6. Ou seja, os pareceres do(s) orientador(es) e instituição de acolhimento (alínea 3) e a tua declaração em como não exerces actividade profissional (alínea 6). Podes enviar por email até (preferencialmente) 60 dias do termo da tua bolsa.

Bom trabalho.
Já agora, no parecer do orientador convém que ele(a) indique as comunicações e publicações resultantes do teu trabalho, se houverem. Se não houverem e ele(a) quiser justificar, ex. resultados que não correram conforme esperado, ou trabalhos ainda a decorrer, etc. creio que não fará mal.
Bom trabalho.

santosusana
investigador em formação
investigador em formação

Obrigada pela ajuda :)
isso é outro problema... as coisas estao um boado atrasadas para o planeado... espera nao ter problemas na renovacao... Já alguém teve que justificar o nao cumprimento dos objectivos no tempo planeado? Os objectivos planeados estao a ser seguidos, mas está tudo demasiado atrasado... :/
É preciso justificar muito bem, ou normalmente nao há grandes problemas?

Obrigada mais uma vez

spca Escreveu:
spca Escreveu:Creio que são todos iguais, pelo menos nas alíneas que te dizem respeito. Tens de entregar o que é dito no Art. 21, alíneas 3 (elaborado conforme as restantes, ou seja, dizendo que apoia a renovação, te estás a portar bem e a cumprir o programa de trabalhos) e 6. Ou seja, os pareceres do(s) orientador(es) e instituição de acolhimento (alínea 3) e a tua declaração em como não exerces actividade profissional (alínea 6). Podes enviar por email até (preferencialmente) 60 dias do termo da tua bolsa.

Bom trabalho.
Já agora, no parecer do orientador convém que ele(a) indique as comunicações e publicações resultantes do teu trabalho, se houverem. Se não houverem e ele(a) quiser justificar, ex. resultados que não correram conforme esperado, ou trabalhos ainda a decorrer, etc. creio que não fará mal.
Bom trabalho.

spca

Mensagem por spca »

santosusana Escreveu:Obrigada pela ajuda :)
isso é outro problema... as coisas estao um boado atrasadas para o planeado... espera nao ter problemas na renovacao... Já alguém teve que justificar o nao cumprimento dos objectivos no tempo planeado? Os objectivos planeados estao a ser seguidos, mas está tudo demasiado atrasado... :/

Obrigada mais uma vez
(...)
Olá.
À partida TU não tens de justificar nada. Se as coisas estão de facto muito atrasadas, talvez o teu orientador possa escrever alguma palavrinha, mas o que é verdadeiramente importante é que ele diga que apoia a renovação da bolsa. É perfeitamente normal que no primeiro ou segundo ano não tenhas muitos resultados e estejas "às apalpadelas".

Bom trabalho.

santosusana
investigador em formação
investigador em formação

spca Escreveu:
santosusana Escreveu:Obrigada pela ajuda :)

Obrigada mais uma vez
(...)
Olá.
À partida TU não tens de justificar nada. Se as coisas estão de facto muito atrasadas, talvez o teu orientador possa escrever alguma palavrinha, mas o que é verdadeiramente importante é que ele diga que apoia a renovação da bolsa. É perfeitamente normal que no primeiro ou segundo ano não tenhas muitos resultados e estejas "às apalpadelas".

Bom trabalho.
Olá,
Obrigada pela ajuda. Eu pensei que o orientador tinha que referir o cumprimento ou nao até ao momento que que estava planeado até esse momento. E já que nao foi cumprido, dar algum tipo de justificacao...

É entao comum que se acabe por atrasar tudo um bocado no início? :oops:
Às vezes sinto-me um bocado como se esse estivesse a ser um problema meu, e nao um problema mais geral....
Aiiii, que stress... :?

spca

Mensagem por spca »

santosusana Escreveu:(...)
Olá,
Obrigada pela ajuda. Eu pensei que o orientador tinha que referir o cumprimento ou nao até ao momento que que estava planeado até esse momento. E já que nao foi cumprido, dar algum tipo de justificacao...

É entao comum que se acabe por atrasar tudo um bocado no início? :oops:
Às vezes sinto-me um bocado como se esse estivesse a ser um problema meu, e nao um problema mais geral....
Aiiii, que stress... :?
Olá.
O que está no regulamento é que o(s) orientador (e a instituição) deve informar do andamento do trabalho. Mas se ele apenas escrever que os trabalhos estão a andar bem e és muito trabalhadora, óptimo para ti, e a FCT não levantará problemas.
É comum que as coisas se atrasem pelos mais diversos motivos, não tens de te sentir mal por isso. No fundo estás "às apalpadelas" em algo desconhecido, e nem sempre as coisas funcionam como era inicialmente esperado (se calhar não funcionam como esperado a maior parte das vezes...).
No entanto, o papel do orientador é orientar, principalmente na fase inicial. Claro que é suposto que o estudante ganhe autonomia, mas ninguém nasce ensinado. Se as coisas não correm bem e o teu orientador sabe disso mas não te dá nenhuma indicação / sugestão sobre como resolver os problemas, não está a cumprir bem o seu papel.

Boa sorte.

inesdoamaral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 03, 2011 12:49 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por inesdoamaral »

Bom dia,

preciso de enviar os papeis para renovação da bolsa até ao fim deste mês.
para onde envio os documentos? há algum sitio para os submeter?
alguém me sabe dizer se existe algum documento base já feito para se pedir a renovação da bolsa?
temos de enviar o parecer dos orientadores, da instituição, declaração de compromisso e o pedido de renovação certo?

obrigada.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Envias para o e-mail normal da FCT, id.bolsas@fct.pt
Documento base nunca vi, mas o que tens que entregar não é coisa muito complicada.
Sim, precisas desses documentos todos.

abpl
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 06, 2011 5:30 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por abpl »

inesdoamaral Escreveu:Bom dia,

alguém me sabe dizer se existe algum documento base já feito para se pedir a renovação da bolsa?
temos de enviar o parecer dos orientadores, da instituição, declaração de compromisso e o pedido de renovação certo?

obrigada.

Olá, boa tarde,
Também estou na mesma situação de pedido de renovação.
Se algum dos colegas pudesse colocar um post com o texto do pedido que costumam fazer para a renovação (ou pelo menos parte) seria excelente e uma grande ajuda. Pelo menos teríamos algumas linhas orientadoras do que é usualmente aceite...
Cumprimentos a todos

spca

Mensagem por spca »

abpl Escreveu:

obrigada.

Olá, boa tarde,
Se algum dos colegas pudesse colocar um post com o texto do pedido que costumam fazer para a renovação (ou pelo menos parte) seria excelente e uma grande ajuda. Pelo menos teríamos algumas linhas orientadoras do que é usualmente aceite...
Cumprimentos a todos
Olá.

No meu caso (BPD) fiz assim, em papel com timbre da instituição e posteriormente impresso, assinado e digitalizado em formato PDF - tal como todas as declarações, minhas ou dos orientadores/instituição, foram digitalizadas e enviadas em PDF para o email da FCT, id.bolsas@fct.pt com referência da bolsa no assunto.
Assunto: Renovação de bolsa de pós-doutoramento

Eu, [nome], portador do Cartão do Cidadão número XXXX, tendo-me sido concedida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia a Bolsa de Pós-Doutoramento de referência SFRH/BPD/XXXXX/20XX, venho por este meio solicitar a renovação da referida bolsa bolsa.
Para tal envio em anexo:
• Parecer dos orientadores apoiando a renovação da bolsa;
• Parecer da Instituição de Acolhimento;
• Declaração de esclarecimento da situação profissional para o próximo período anual de bolsa;

Lisboa, [data].
[assinatura]
O email em que enviei toda esta papelada como anexo foi:
Exmos. Srs.,

Venho por este meio efectuar o pedido de renovação da minha bolsa por
mais um ano.
Envio em anexo digitalização da carta com o pedido de renovação da
bolsa, o parecer do meu orientador e co-orientador e da minha
instituição de acolhimento, e a declaração da minha situação
profissional com o compromisso de não exercer actividade profissional
incompatível com a condição de bolseiro da FCT.

Obrigado pela vossa atenção

Cumprimentos,

[nome]
Bom trabalho a todos.

inesdoamaral
recém-chegado
recém-chegado

spca Escreveu:
abpl Escreveu:

obrigada.

Olá, boa tarde,
Cumprimentos a todos
Olá.

No meu caso (BPD) fiz assim, em papel com timbre da instituição e posteriormente impresso, assinado e digitalizado em formato PDF - tal como todas as declarações, minhas ou dos orientadores/instituição, foram digitalizadas e enviadas em PDF para o email da FCT, id.bolsas@fct.pt com referência da bolsa no assunto.

Eu, [nome], portador do Cartão do Cidadão número XXXX, tendo-me sido concedida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia a Bolsa de Pós-Doutoramento de referência SFRH/BPD/XXXXX/20XX, venho por este meio solicitar a renovação da referida bolsa bolsa.
Para tal envio em anexo:
• Declaração de esclarecimento da situação profissional para o próximo período anual de bolsa;

Lisboa, [data].
[assinatura]
Exmos. Srs.,

mais um ano.

Cumprimentos,

[nome]
Bom trabalho a todos.
Muito obrigada pela ajuda.

inesdoamaral
recém-chegado
recém-chegado

spca Escreveu:
abpl Escreveu:

obrigada.

Olá, boa tarde,
Cumprimentos a todos
Olá.

Para tal envio em anexo:

Lisboa, [data].
[assinatura]
Exmos. Srs.,

mais um ano.

Cumprimentos,

[nome]
Bom trabalho a todos.
Muito obrigada pela ajuda.

tania_m_s
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 11:14 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mensagem por tania_m_s »

Olá

Tenho uma questão sobre a renovação da bolsa via email. Aqui no fórum dizem para enviar email para id.bolsas@fct.pt mas se formos ao site da FCT o email de contacto para assuntos relacionados com bolsas é bolsas@fct.pt. Alguém me sabe esclarecer se os dois emails são válidos? Onde é que viram que se deve enviar para o primeiro email?

Obrigado!

inesdoamaral
recém-chegado
recém-chegado

Tenho mais uma duvida.
Já enviei todos os documentos para o id.bolsa@fct.pt mas:

- como tenho a certeza de que eles receberam os meus documentos?
- se algum papel não estiver correto eles avisam?
- confirmam a renovação da bolsa por e-mail?

Obrigada.

spca

Mensagem por spca »

tania_m_s Escreveu:Olá

Tenho uma questão sobre a renovação da bolsa via email. Aqui no fórum dizem para enviar email para id.bolsas@fct.pt mas se formos ao site da FCT o email de contacto para assuntos relacionados com bolsas é bolsas@fct.pt. Alguém me sabe esclarecer se os dois emails são válidos? Onde é que viram que se deve enviar para o primeiro email?

Obrigado!
Pois, até há pouco tempo era o id.bolsas@fct.pt (e info.bolsas@fct.pt para pedir informações sem referência de bolsa). De facto agora ambos estão como bolsas@fct.pt na página, talvez tenham chegado à conclusão que não fazia sentido manter emails separados, e mais valia mudar para o mais óbvio bolsas@fct.pt.
Imagino que o id.bolsas@fct.pt permaneça activo, mas de facto o que está na página é bolsas@fct.pt

Bom trabalho.

spca

Mensagem por spca »

inesdoamaral Escreveu:Tenho mais uma duvida.
Já enviei todos os documentos para o id.bolsa@fct.pt mas:

Obrigada.
Olá.
Podes enviar outro mail a perguntar, ou telefonar. Mas geralmente recebem.
Certamente que sim.
Sim.
Boa sorte para uma rápida resposta.

DavidMNC
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 03, 2012 3:49 pm
University/ Institute: FCT-UNL

Mensagem por DavidMNC »

Caros colegas,

para a renovação da BD, que tem que conter o documento da instituição?

Obrigado,

David

saragsilva
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Mensagem por saragsilva »

Olá, espero que estejam todos bem! Já não vinha aqui há imenso tempo mas surgiu-me uma dúvida sobre a renovação agora com o novo regulamento e aqui estou eu :)

Tenho bolsa BPD, mista. Telefonei para a FCT para confirmar que documentos precisava e disseram-me apenas o parecer do orientador principal aqui em PT e a declaração da situação profissional. Perguntei se os pareceres dos co-orientadores estrangeiros não eram necessários e foi-me dito que não, que bastava o de PT. No entanto fiquei com dúvidas e não sei se não será melhor enviar esses também (que é o que acho que vou fazer para jogar pelo seguro). Mais alguém com BPD mista?
Obrigada,
Sara

JoaoJesus
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta fev 01, 2012 3:02 pm
University/ Institute: FUCP

Mensagem por JoaoJesus »

Bom dia,

Quanto à renovação da bolsa alguem me sabe dizer se é preciso o parecer dos co-orientadores ou apenas do orientador?
E quando mencionam instituição de acolhimento é só mesmo isso ou inclui a instituição que confere o grau aka faculdade?
Por ultimo, é habitual também enviar o relatorio anual ao mesmo tempo ou devo esperar e enviar separadamente?

Obrigado,

Responder