Boa tarde!
Em relação aos documentos que devem ser submetidos nesta fase, tenho duas dúvidas que gostava que alguém me pudesse esclarecer:
- O upload do documento de identificação é feito em que parte do formulário?
- Quanto aos documentos relativos aos graus académicos obtidos, tenho as certidões da licenciatura e do mestrado, ambos pré-Bolonha, contudo também é pedido para fazer upload do suplemento ao diploma em cada caso. Isso é mesmo obrigatório?
Obrigado pela ajuda.
Documentos de suporte à candidatura - Bolsa de Doutoramento
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
Re: Documentos de suporte à candidatura - Bolsa de Doutorame
Olálmpereira Escreveu:Boa tarde!
Em relação aos documentos que devem ser submetidos nesta fase, tenho duas dúvidas que gostava que alguém me pudesse esclarecer:
- Quanto aos documentos relativos aos graus académicos obtidos, tenho as certidões da licenciatura e do mestrado, ambos pré-Bolonha, contudo também é pedido para fazer upload do suplemento ao diploma em cada caso. Isso é mesmo obrigatório?
Obrigado pela ajuda.
Pelo que já li aqui, só pedem o documento de identificação no caso da aprovação da bolsa. Quanto aos certificados, o suplemento do diploma e percentis não são obrigatórios. Também tenho pré-bolonha e fiz upload dos certificados de licenciatura e mestrado e da descrição das unidades curriculares. Juntei-os respetivamente em documentos pdf.
Boa sorte!
-
- recém-chegado
- Registado: quinta abr 11, 2013 6:27 pm
- University/ Institute: UC/UA
Olá...sandra.r.santos Escreveu:Olálmpereira Escreveu:Boa tarde!
Obrigado pela ajuda.
Pelo que já li aqui, só pedem o documento de identificação no caso da aprovação da bolsa. Quanto aos certificados, o suplemento do diploma e percentis não são obrigatórios. Também tenho pré-bolonha e fiz upload dos certificados de licenciatura e mestrado e da descrição das unidades curriculares. Juntei-os respetivamente em documentos pdf.
Boa sorte!
Obrigado pela resposta!
Pois, é o que eu imaginava até porque há uns anos não se ouvia falar em suplementos ao diploma. Isso parece-me que só surgiu depois dos cursos serem adaptados a Bolonha.
São esses certificados que inseri na candidatura, se bem que no da licenciatura não aparece a discriminação das disciplinas individuais porque o modelo da universidade só tem os elementos finais da conclusão. Será que essa informação é mesmo obrigatória?
-
- recém-chegado
- Registado: quinta set 12, 2013 7:29 pm
- University/ Institute: CCMAR
Ola, não sei se alguém reparou que a fct fez uma alteração ao regulamento de 2012. No regulamento de 2013 consta que:
Quando sejam exigidas para o tipo de bolsa a concurso, devem ser submetidos eletronicamente aquando da candidatura os documentos enunciados nas alíneas b) a g) do número 3, devendo os 3. restantes ser submetidos, se necessários, aquando da concessão condicional da bolsa.
Ou seja, segundo o que entendo é necessário adicionar
e) Parecer do orientador científico e,
g)Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição.
No entanto não existe nenhum sitio onde colocar esses documentos de suporte na candidatura para BD. Por isso acho que só será necessário depois na aceitação da bolsa.
Espero que alguém me possa esclarecer esta pergunta.
Quando sejam exigidas para o tipo de bolsa a concurso, devem ser submetidos eletronicamente aquando da candidatura os documentos enunciados nas alíneas b) a g) do número 3, devendo os 3. restantes ser submetidos, se necessários, aquando da concessão condicional da bolsa.
No entanto não existe nenhum sitio onde colocar esses documentos de suporte na candidatura para BD. Por isso acho que só será necessário depois na aceitação da bolsa.
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
Tens toda a razão, Marlene!Marlene24 Escreveu:Ola, não sei se alguém reparou que a fct fez uma alteração ao regulamento de 2012. No regulamento de 2013 consta que:
Isto é uma confusão, porque eles têm duas versões do regulamento. Não seria muito melhor redigirem um novo regulamento apenas com o que está em vigor? Vejamos a redação do Artigo 16º em ambas versões:
Regulamento de 2012:
2. Quando sejam exigidas para o tipo de bolsa a concurso, devem ser submetidos eletronicamente aquando da candidatura os documentos enunciados nas alíneas b) a d), f), i) e j) do número 3, devendo os restantes ser submetidos, se necessários, aquando da concessão condicional da bolsa.
3.Para bolsas de tipo BD, a candidatura deve ser acompanhada dos seguintes documentos:
documentos correspondentes ao intervalo de alíneas enunciadas:
b. Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
c. Programa de trabalhos a desenvolver;
d. Curriculum vitae do candidato;
f. Curriculum vitae resumido do orientador científico incluindo lista de publicações científicas e experiência anterior de orientação e ou enquadramento de bolseiros;
i.Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;
J.Facultativamente, cartas de recomendação;
Regulamento 2013 (com alterações)
2. Quando sejam exigidas para o tipo de bolsa a concurso, devem ser submetidos eletronicamente aquando da candidatura os documentos enunciados nas alíneas b) a g) do número 3, devendo os 3. restantes ser submetidos, se necessários, aquando da concessão condicional da bolsa.
3. Sem prejuízo das disposições específicas para cada tipo de bolsa, o processo de bolsa deve ser acompanhado dos seguintes documentos:
documentos correspondentes ao intervalo de alíneas enunciadas:
b. […]
c. Plano de trabalhos a desenvolver;
d. […]
e. Parecer do orientador, incluindo nome e endereço de e-mail ou forma de contato, assumindo este a responsabilidade pelo programa de trabalhos, pelo enquadramento, acompanhamento e supervisão, e pela qualidade das atividades previstas;
f. Curriculum vitae resumido do orientador, incluindo lista de publicações e criações científicas, e experiência anterior de orientação e ou enquadramento de bolseiros;
g. […]
O problema é que em algumas alíneas referidas no ponto 2, nomeadamente b, d e g, o texto está omisso, ou seja, se está omisso porque foram estas alíneas incluídas nos documentos a submeter? Devemos afinal guiar-nos pelo regulamento de 2012 ou pelo de 2013? Não sei serei eu mas acho isto uma grande confusão!
Enviei uma longa mensagem para o Helpdesk e não tive resposta até agora e tento ligar mas está sempre ocupado...
Alguém tem novidades em relação a isto?
Boa sorte! (agora um bocadinho mais stressada
-
- cientista regular
- Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
- University/ Institute: FCUL
Olá Sandra e Marlene. Espero poder ajudar, uma vez que obtive resposta a uma questão semelhante por parte da FCT a meio de Agosto. Espero que entretanto não se tenham lembrado de mudar...
"Ref. 15218 Documentos a acompanhar a candidatura - BD
(Formulário de candidatura )
(Application form) 16-08-2013 (10:31)
16-08-2013 (10:31)
Questão:
Question:
Bom dia,
Dos documentos que constam no Regulamento como "a acompanhar a candidatura", quais são obrigatórios até fechar o concurso (ou são todos?)? Em que ponto do formulário é feito o upload dos mesmos (não encontro nenhuma secção específica para o efeito)?
Dos dois abaixo não basta apenas um, visto que a instituição onde decorrerão as actividades de formação é a mesma que conferirá o grau académico?
g. Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho;
h. Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira
Cumprimentos,
Ezequiel Ferreira
Resposta:
Answer:
Respondido a 16-08-2013 (13:51)
Answered on the 16-08-2013 (13:51)
Informamos que os documentos das Instituições so serão solicitados caso a bolsa seja concedida, na candidatura so terão de fazer uploud dos certificados de habilitações, cartas de recomendação(se for caso disso) e se houver situação profissional.
Cumprimentos
Carla Moreira"
"Ref. 15218 Documentos a acompanhar a candidatura - BD
(Formulário de candidatura )
(Application form) 16-08-2013 (10:31)
16-08-2013 (10:31)
Questão:
Question:
Bom dia,
Dos documentos que constam no Regulamento como "a acompanhar a candidatura", quais são obrigatórios até fechar o concurso (ou são todos?)? Em que ponto do formulário é feito o upload dos mesmos (não encontro nenhuma secção específica para o efeito)?
Dos dois abaixo não basta apenas um, visto que a instituição onde decorrerão as actividades de formação é a mesma que conferirá o grau académico?
g. Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho;
h. Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira
Cumprimentos,
Ezequiel Ferreira
Resposta:
Answer:
Respondido a 16-08-2013 (13:51)
Answered on the 16-08-2013 (13:51)
Informamos que os documentos das Instituições so serão solicitados caso a bolsa seja concedida, na candidatura so terão de fazer uploud dos certificados de habilitações, cartas de recomendação(se for caso disso) e se houver situação profissional.
Cumprimentos
Carla Moreira"