Proprinas antes da bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
alguém
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Proprinas antes da bolsa

Mensagem por alguém »

Na FLUL disseram-me que terei que pagar as propinas para me inscrever em doutoramento mesmo que me esteja a candidatar a bolsa de doutoramento da FCT. Expliquei-lhes que isso era doido, tendo em conta que não irei continuar o doutoramento caso não me seja concedida bolsa.

Eles responderam que sao regras "inventadas" este ano.

Mas pensando bem muitos estão nesta posição. Como ainda ninguém disse nada neste fórum em relação a isto. Peço desculpa se já, mas não encontro a discussão.

A faculdade quer receber a primeira prestação de muitos candidatos, proceder a abertura de cadeiras e colocação de professores para depois os alunos desistirem das cadeiras?!?!?

A união das Universidades separou os hemisférios dos reitores?!??!

Obrigado pela ajuda

Pedro_Silveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 30, 2013 2:57 pm
University/ Institute: FCSH-UNL/CESNOVA

Re: Proprinas antes da bolsa

Mensagem por Pedro_Silveira »

Sim, eu também tive de pagar. A questão foi mitigada pela possibilidade de pagar em prestações mas ainda assim... terei de pagar cerca de 450€ até saber o resultado...! Se esta modalidade não existe na tua faculdade eu no teu caso faria um requerimento ao Director, pedindo a ajuda do teu orientador.

FDFS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 31, 2013 5:19 pm
University/ Institute: EUI

Mensagem por FDFS »

Essa é uma questão extremamente pertinente e que praticamente não é discutida nem vista como uma prioridade pela ABIC, infelizmente. O facto de os concursos abrirem sempre tão tarde (mesmo num ano em que as condições sejam normais os resultados só se sabem por volta de Outubro) obriga a que os alunos se inscrevam nos doutoramentos sem terem garantias de vir a conseguir bolsa.
O que algumas instituições fazem é aguardar pelos resultados para começar a cobrar propinas. O problema é se depois o aluno não consegue bolsa. Vê-se a mãos com uma dívida a pagar à instituição.
Naturalmente que as instituições de ensino também têm que se salvaguardar e que exigirão que quem se inscreva nos seus cursos (e os frequente até à data de saída dos resultados) cumpra com as obrigações de pagamento de propinas, venham elas de dinheiros dos próprios alunos ou da FCT. Não cabe na cabeça de ninguém, como aconteceria este ano, que os alunos estivessem a frequentar os cursos até Dezembro e depois em Dezembro 60/70/80/90% dos alunos, porque não conseguiram bolsa, desistissem, inviabilizando assim os programas de doutoramento.
Ou seja, por esses motivos, a própria candidatura a bolsa de doutoramento torna-se num enorme risco para o estudante. Um tudo ou nada. Por esse motivo vi-me impedido de candidatar este ano. A obtenção de bolsa era uma incerteza demasiado grande que me permitisse correr o risco de pagar milhares de € de propinas caso não conseguisse.

Existindo o mínimo de bom senso os resultados saber-se-iam ANTES de os doutoramentos começarem de modo a que os alunos soubessem de antemão se teriam, ou não, condições de frequentar os programas de doutoramento. Assim, tal como as coisas estão, as bolsas irão, em princípio, para aqueles que têm condições financeiras de poder correr o risco de caso não conseguirem bolsa poderem pagar as propinas.

alguém
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por alguém »

Obrigado pela ajuda.

Realmente acho estranho como é que este tema não é mais divulgado. Tendo em conta que a ABIC quer "salvaguardar" os interesses democrático-nacionais, penso que seria algo importante de se debater, pois como bem dizes quem se irá candidatar a bolsa ( pois sem ela não fará doutoramento) são os mesmos que defendem a "ajuda financeira para "cérebros bons mas com bolsos rotos"..

No entanto, tenho de concordar contigo e perceber que as bolsas irão apenas para aqueles que até têm dinheiro para pagar o doutoramento, mas que querem bolsa na mesma (talvez para sentirem que o seu projecto foi considerado "magnífico" no meio de muitos ;)

Boa sorte a todos, espero que a ABIC acorde e defenda quem não tem possibilidades financeiras.

Até lá espero que as associações de estudantes parem de organizar apenas festas e tentem defender os nossos direitos, mas pedir isto é o mesmo que pedir à FCT que não seja complicada e ambígua nos seus formulários e regulamentos ;)

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

No IST tu inscreveste-te em qualquer data e essa dia é o dia que fica para registo de pagamento de propina e de anos que demoras a fazer o respectivo doutoramento.

O meu conselho para os vários colegas que andem em faculdades em que seja exigido esse pagamento a adiar a respectiva inscrição no programa doctoral. As cadeiras de doutoramento não são contempladas nos vossos planos de trabalhos e podem ser feitas quando quiserem ao longo dos 3 ou 4 anos. Acho que não faz sentido pagar essa propina.

Queria também denunciar que as faculdades determinam valores das propinas e emolumentos de tese. No IST estes valores são 3000€/ano e 550€. Tendo em conta que a FCT deixou de pagar 500€ para despesas de tese, um valor excessivo. Também acho que o valor 2750€ que a FCT paga vs 3000€ do IST não favorece o trabalho cientifico.

Responder