Associação de orientador estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Associação de orientador estrangeiro

Mensagem por hjssp »

Vou apresentar candidatura ao concurso para bolsas de BD e BPD e gostaria de associar um orientador estrangeiro. Queria perguntar se as informações constantes da página da aplicação web estão correctas no que respeita à introdução do currículo do orientador. Lá diz que basta introduzir um documento pdf a meio do processo de associação (???). Alguém que já tenha conseguido associar um orientador estrangeiro à sua candidatura me pode confirmar se isto é mesmo assim?

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Re: Associação de orientador estrangeiro

Mensagem por hjssp »

Já agora pergunto o mesmo mas em relação às cartas de recomendação fechadas. O autor da carta tem que estar registado na base de dados da FCT?

Duarte
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 21, 2013 1:12 am
University/ Institute: UPorto

Mensagem por Duarte »

Olá,

Em baixo transcrevo as intruções da FCT:

"Instructions to convey to Advisor / Supervisor

Important note: To complete the evaluation requirements, the supervisor/person in charge of the programme should:

1. register him/herself in the FCT Information and Management System (FCTSIG), if needed, and introduce basic identification data

2. associate him/herself with the application (in the main page of the application form see List of associated applications; a detailed description can be found below).

3. introduce curricular information needed to evaluate the application by one of the following procedures:
a. Completing curricular data in one of the supported curriculum systems: FCTSIG/cv or DeGois;
b. Uploading a curriculum in pdf format with a degree of detail appropriate for the application (during the association process).

Please note that possibility 2.b) exists for the convenience of researchers whose only expected interaction with FCT is being a grant holder supervisor. In all other cases it is recommended to consider 2.a).

After updating curricular information, the supervisor/person responsible for the programme should

4. Seal his/her association to the application. After sealing, either:
a. a dated copy of the CV is scheduled for immediately after the closure of the call either from FCTSIG/cv or from DeGois;
b. or the file referred in 2.b) will become unchangeable.

The supervisor/person responsible for the programme may:
• continue to update his/her CV.
• check the CV and data submitted by the applicant."

No meu caso, o meu orientador estrangeiro utilizou a plataforma FCT.SIG para introduzir o CV. Entendemos que era a melhor opção para nós. Contudo, no website do formulário do concurso do orientador (https://concursos.fct.mctes.pt/) ele poderá optar entre o FCT.SIG ou fazer "upload" do seu CV.
hjssp Escreveu:Já agora pergunto o mesmo mas em relação às cartas de recomendação fechadas. O autor da carta tem que estar registado na base de dados da FCT?
Creio que não é esse o caso. No ano passado um indivíduo aceitou o meu pedido de recomendação sem que eu tivesse conhecimento de este estar registado na base dados da FCT. De tal modo que no formulário a FCT pede apenas pedido o nome, instituição e email da pessoa.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

Olá,
sabem se o processo é o mesmo para associar um co-orientador estrangeiro ou é apenas para o orientador principal?

Obrigada :)

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

Olá,
sabem se o processo é o mesmo para associar um co-orientador estrangeiro ou é apenas para o orientador principal?

Obrigada :)

carmoramos
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta dez 26, 2007 7:54 pm

Mensagem por carmoramos »

Tenho a mesma dúvida que a Sandra. Vou concorrer a uma BPD mista. Tenho uma orientadora portuguesa e uma co-orientadora em Inglaterra. A primeira já está associada à candidatura. A segunda não tem experiência de interacção com a FCT e está com problemas em carregar o CV dela. Alguém tem experiência que possa partilhar? Obrigada e boa sorte para todas as candidaturas :).

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

carmoramos Escreveu:Tenho a mesma dúvida que a Sandra. Vou concorrer a uma BPD mista. Tenho uma orientadora portuguesa e uma co-orientadora em Inglaterra. A primeira já está associada à candidatura. A segunda não tem experiência de interacção com a FCT e está com problemas em carregar o CV dela. Alguém tem experiência que possa partilhar? Obrigada e boa sorte para todas as candidaturas :).
Olá :)
eu só esta semana terei a confirmação de se terei ou não o co-orientador em Inglaterra, mas de qualquer forma, o que já li aqui no Fórum de algumas pessoas, é que pediram os dados ao orientador estrangeiro e fizeram elas próprias o registo no sitema da FCT pelo orientador e depois a associação... talvez seja uma boa solução...

Boa sorte! Está quase! :)

Duarte
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 21, 2013 1:12 am
University/ Institute: UPorto

Mensagem por Duarte »

Como não tenho co-orientador não sei se o processo é o mesmo. Contudo faria sentido que sim.
sandra.r.santos Escreveu:o que já li aqui no Fórum de algumas pessoas, é que pediram os dados ao orientador estrangeiro e fizeram elas próprias o registo no sitema da FCT pelo orientador e depois a associação... talvez seja uma boa solução...
Sim, eu também me encarreguei de fazer os devidos passos no lugar do meu orientador (excepto o preenchimento do CV). É a melhor maneira de o fazer; facilita a vida de ambos.

Responder