Questão pré-candidatura a BD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mc86 »

estou na mesma situação....que resposta inútil...se souberes depois comunica..
também pus no mesmo local que tu, mas não pus cadeiras. Pus só que estava concluído e a média

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

mc86 Escreveu:estou na mesma situação....que resposta inútil...se souberes depois comunica..
também pus no mesmo local que tu, mas não pus cadeiras. Pus só que estava concluído e a média
MC86, voltei a colocar a mesma questão e (curiosamente) a resposta dada pela mesma pessoa foi diferente: :roll:

"Respondido a 08-08-2013 (10:40)
Answered on the 08-08-2013 (10:40)
Informamos que o podera fazer no ponto 9 do formulário.

Cumprimentos
Carla Moreira"

Coloquei no ponto 9 como sugerido, mas sob "Outras graus académicos sem informação quantitativa na escala de 10-20 valores" (no meu caso a classificação é qualitativa, de A a E).
Na descrição do grau escrevi "Frequência da componente lectiva do Programa de Doutoramento em Geociências" e fiz upload do atestado de conclusão de disciplinas. Penso que fica claro dessa forma.
Não pus como "Doutoramento" porque teria que colocar uma data de conclusão (não deixa gravar sem isso) e receio que gere confusão. Não tentei uma data futura, mas também não sei se será boa opção.

Depois diz-me como fizeste no teu caso.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Olá..no meu não faz muito sentido, uma vez que eu tenho, de facto, uma média quantitativa (0-20)...vou colocar eu própria a questão e amanha partilho a resposta!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Olha, resposta rápida desta vez...resposta:
"Informamos que a unica hipotese de colocar o certificado da paret curricular do doutoramento é no ponto 9 do formulário mas tera de ser inserido como um grau académico."

Até podemos fazer isto, mas que sentido é que faz? nós termos o 1º ano feito não é um grau académico, não concordas?
Olha na faculdade, que certificado pdiste para o efeito?

eze83
cientista regular
cientista regular

Mensagem por eze83 »

Concordo, porque ficaríamos com a informação de que temos um doutoramento concluído na data X. Tenho receio que seja pouco claro para quem avalia a candidatura.
Precisamente por isso é que coloquei naquela outra opção, que também te dá a possibilidade de colocar nota quantitativa.

Ezequiel

eze83
cientista regular
cientista regular

Mensagem por eze83 »

Eu pedi um certificado de conclusão de disciplinas. Um documento onde constam as disciplinas cursadas e respectivas classificações.

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm

Mensagem por D_Little_B »

mc86 Escreveu:Até podemos fazer isto, mas que sentido é que faz? nós termos o 1º ano feito não é um grau académico, não concordas?
Não é um grau, mas desde há uns anos, tipicamente, podes pedir um diploma desse ano (como já é prática noutros países, onde é um grau - p.ex. Espanha). Confirma no regulamento de estudos pós-graduados da tua universidade.
J

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

vou verificar na faculdade! de qualquer forma amanha digo a resposta da FCT...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Resposta da FCT:
Respondido a 09-08-2013 (13:00)
Answered on the 09-08-2013 (13:00)
Informamos que se não existe certificado não deve preencher o ponto 9 , fazendo referencia a essa situação no seu Curriculum Vitae no FCTSIG.

Resumindo: com certificado, ponto 9
Sem certificado. CV da fct-sig

Boa sorte a todos

eze83
cientista regular
cientista regular

Mensagem por eze83 »

Bom dia, dos documentos que constam no Regulamento como "a acompanhar a candidatura", quais são obrigatórios até fechar o concurso (ou são todos?)? Em que ponto do formulário é feito o upload desses documentos?

g. Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho;
h. Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira

Neste caso, não basta apenas um?

Cumprimentos,

Ezequiel Ferreira

eze83
cientista regular
cientista regular

Mensagem por eze83 »

Outra questão: não só o orientador, mas também o co-orientador deve associar-se à candidatura, correcto?

Cumprimentos,

Ezequiel

eze83
cientista regular
cientista regular

Mensagem por eze83 »

A quem possa interessar:

"Respondido a 16-08-2013 (13:51)
Answered on the 16-08-2013 (13:51)
Informamos que os documentos das Instituições so serão solicitados caso a bolsa seja concedida, na candidatura so terão de fazer uploud dos certificados de habilitações, cartas de recomendação(se for caso disso) e se houver situação profissional."

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

eze83 Escreveu:Outra questão: não só o orientador, mas também o co-orientador deve associar-se à candidatura, correcto?
Sim, devem associar-se ambos.

lmpereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 11, 2013 6:27 pm
University/ Institute: UC/UA

Mensagem por lmpereira »

Boa tarde

Se calhar até é uma questão que já foi aqui colocada mas, como sou novo nestas andanças, as dúvidas são mais que muitas.

No formulário de candidatura a BD, quem estiver a tencionar pedir bolsa para a área da educação e divulgação científica, escolhe o quê no item relativo ao domínio científico principal? É que vejo lá muitas áreas mas nenhuma afim a esta temática.

Desde já agradeço a ajuda...

lmpereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 11, 2013 6:27 pm
University/ Institute: UC/UA

Mensagem por lmpereira »

Boa tarde

Se calhar até é uma questão que já foi aqui colocada mas, como sou novo nestas andanças, as dúvidas são mais que muitas.

No formulário de candidatura a BD, quem estiver a tencionar pedir bolsa para a área da educação e divulgação científica, escolhe o quê no item relativo ao domínio científico principal? É que vejo lá muitas áreas mas nenhuma afim a esta temática.

Desde já agradeço a ajuda...

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

Bom dia.

Tenho média de licenciatura inferior a 14 e, por isso, tenho que inserir um dos artigos do qual sou autor.

Gostaria de saber se há algum modo de avançar sem preencher os campos correspondentes ao artigo publicado, preenchendo estes campos numa fase posterior.

Desde já obrigado.

Cumprimentos.

shram
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 14, 2013 12:02 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por shram »

Boa noite,

Estou a tentar colocar uma questão na "Ajuda Online" da FCT no entanto não me permite escolher o concurso a que diz respeito.
Mais alguém com este problema??

Relativamente à candidatura a BD estou com dúvida relativamente ao tópico "Procurador do Candidato". Alguém me pode explicar a que se refere isto?

Agradeço desde já a disponibilidade.

Cumprimentos

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Procurador é o representante do bolseiro em Portugal, durante os períodos de estada no estrangeiro, no caso de bolsas mistas. Pode ser uma familiar ou amigo, que possa tratar de algum problema burocrático que possa surgir, durante esse período. Não é necessário, para bolsas inteiramente realizadas em Portugal.

As dificuldades sentidas na submissão de perguntas no helpdesk deve-se à manutenção do sistema que decorreu esta noite (vd. tópico "Problemas informáticos").

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

shram Escreveu:Boa noite,

Estou a tentar colocar uma questão na "Ajuda Online" da FCT no entanto não me permite escolher o concurso a que diz respeito.
Mais alguém com este problema??
Estou com o mesmo problema.

mj_90
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 21, 2013 8:49 pm
University/ Institute: FFUC

Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por mj_90 »

Boa noite.

Desculpem-me a pergunta que vou colocar, por mais simples que pareça. É a 1ª vez que me vou candidatar a bolsa da FCT, e embora saiba que o parecer do orientador e a documento comprovativo de aceitação pela Instituição apenas devam ser submetidos após decisão favorável de concessão de bolsa, quando e como é suposto entregar a fotocópia do cartão de cidadão, que também consta na lista dos documentos necessários, no art. 16º do regulamento?

Obrigada. Mais uma vez, desculpem-me a ignorância!

Bloqueado